LIVROS

UM MARIDO DE FAZ DE CONTA – JULIA QUINN | RESENHA

17 maio, 2021 por

Já pensou acordar, depois de dias em coma e descobrir que tem uma esposa e perdeu parte das lembranças recentes? Essa é a história de “Um marido de faz de conta”, o segundo volume da série “Os Rokesbys” da rainha dos romances de época Julia Quinn.

Na história, após a morte do pai, Cecília Harcourt tem dois destinos possíveis: se casar com seu primo vigarista, ou ir para a casa de uma tia. Para fugir desses destinos, a jovem resolve ir para Nova York em busca do irmão, Thomas, que foi ferido em batalha. O que ela não esperava é que depois de dias, não conseguisse encontrar seu irmão e sim o melhor amigo dele, Edward Rokesbys, que está desacordado.

Sem conseguir encontrar seu irmão e vendo um jovem precisando de ajuda, ela resolve ficar para cuidar do melhor amigo de Thomas. O problema é que apenas parentes próximos podem ficar com ele no hospital. Vendo que o jovem precisa de cuidados e ajuda, ela acaba dizendo a todos que é esposa de Edward.

O capitão Edward Rokesbys foi encontrado desacordado, após ter ficado desaparecido por causa de uma missão do exército. Quando finalmente acorda, ele não consegue se lembrar dos últimos três meses e muito menos de ter se casado com a irmã de seu melhor amigo, como todos estão dizendo. Ainda se recuperando, ele ajuda a jovem esposa na busca por seu irmão, enquanto tenta se lembrar das coisas que esqueceu.

“(…) Ela tinha imaginado centenas de cenários diferentes, mas nenhum deles envolvia a possibilidade de Edward reconhecê-la.”

Um marido de faz de conta

Depois de se enrolar nas mentiras, fica cada vez mais difícil para Cecilia dizer a verdade a Edward, mas ela sabe que assim que ele recuperar a memória, tudo vai acabar. Mas como resistir e não se apaixonar pelo jovem capitão? Afinal, mesmo antes de vê-lo, já o conhecia através das cartas de seu irmão. Essa é a história de “Um marido de faz conta”, e tenho que dizer que foi um livro fascinante, como muitas das obras da rainha Julia Quinn.

A primeira coisa que vou dizer é: que leitura gostosinha foi esse livro viu. No meio dessa quarentena, ler essa história deu uma aliviada em toda tensão que tenho sentido. Edward Rokesbys ainda não havia sido apresentado para os leitores, afinal, pelo que entendi essa história se passa ao mesmo tempo que “Uma dama fora dos padrões”, o primeiro volume da série. Inclusive, Billie é mencionada algumas vezes, por sua proximidade com Edward.

Cecília não parece aquela mocinha que sempre foi forte. Para mim, ela acabou tendo que se tornar forte e corajosa, com os acontecimentos da sua vida. E bota coragem, não é? Afinal, ela viajou para um continente desconhecido para poder buscar seu irmão. O relacionamento de Edward e Cecília acaba se tornando uma coisa fácil de ver. É bonito ver a forma como Edward apoia e protege a esposa, mesmo sem as memórias.

“Ela o encarou com uma expressão sábia e pesarosa, e Edward quase sentiu o mesmo. Havia algo nos olhos dela – a cor, o brilho… – que, quando encontrava os dele, o fazia perder o fôlego.”

Como disse na sinopse, Edward e Cecília se conheceram através das cartas que a moça trocava com seu irmão. Entre os capítulos, podemos ver essas cartas, as de Cecília, Thomas e as notas de Edward. Dessa forma, é possível ver que o relacionamento dos dois não é uma coisa que acontece de uma hora para outra, acabou sendo construído por meio das cartas. É esse, um dos motivos que faz Edward não estranhar tanto o fato de ter se casado com Cecília, apesar de não lembrar, dá para ver que ele sente que é algo que poderia ter feito.

A história acaba sendo um clichê, mas um desses que é bem gostosinho de ler. Sempre gostei de livros mais leves e em vários momentos dessa pandemia busquei leituras assim. “Um marido de faz de conta” entrou em um desses momentos e foi uma leitura bem rápida e divertida. Uma boa pedida para se distrair. Nosso casal tem sua própria intensidade, seu próprio ritmo e eu me vi totalmente envolvida no romance dos dois. Foi incrível ver Cecilia pelos olhos de Edward. Então, não é para menos quando vemos que o livro estreou no 5º lugar na lista de best sellers do The New York Times, além de ter ficado 4 semanas na lista dos mais vendidos do Usa Today, chegando a ficar até na 8º posição.

Um marido de faz de conta

A capa de “Um marido de faz de conta” segue a mesma identidade visual dos outros livros da série. Bem simples, mas muito bonita, podemos perceber um homem escrevendo com uma pena e papel. Como as cartas de Edward, Thomas e Cecília, foram bem importantes para a história, a capa combina perfeitamente. Preciso dizer também que prefiro muito mais as capas do Brasil do que as que foram lançadas em inglês. No site da autora podemos capas dos livros de Julia Quinn em diferentes países. Lá, também é possível ver alguns extras. No caso de “Um marido de faz de conta” temos a trilha sonora da história e algumas curiosidades sobre a história.

Julia Quinn virou uma das autoras de romance de época mais queridas pelos leitores. Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos e com seus romances traduzidos para 27 países. Sua série mais famosa, “Os Bridgertons”, teve seu primeiro livro adaptado pela Netflix em 2020. Julia Quinn, foi a autora mais jovem a ser incluída no Romance Writers of America’s Hall of Fame, a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos. “Um Marido de Faz de Conta”, segundo livro da série “Os Rokesbys”, foi lançado em janeiro de 2019 pela editora Arqueiro.

“Dava para imaginá-la brandindo uma espada, erguendo a bem alto enquanto bradava um grito de batalha.
Era Joana D’Arc. Era Boadiceia. Era cada uma das mulheres que já tiveram que lutar para proteger a família.”

_____________________________________________________________________________________________________________________

Série “Os Rokesbys”:
1. Uma dama fora dos padrões
2. Um marido de faz de conta
3. Um cavalheiro a bordo
4. Uma noiva rebelde
Autora: Julia Quinn
Ano: 2019
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de época
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

DORAMAS, FILMES E LIVROS PARA ANIMAR SEU FINAL DE SEMANA Lançamentos literários dezembro 2021 Frases de doramas coreanos Kindle Unlimited em promoção: 3 meses por R$ 1,99 TODOS OS LIVROS DA V E SCHWAB PARA VOCÊ SE APAIXONAR