FILMES

A VIÚVA DAS SOMBRAS | CRÍTICA

25 fevereiro, 2021 por

A Viúva das Sombras (Vdova) é um filme supostamente baseado em relatos reais. Também em um curta-metragem de 2020. Acredita-se que aconteceu ao norte de São Petersburgo, onde uma equipe de resgate desapareceu sem deixar rastros ou indícios. O filme conta a história de alguns jovens voluntários em resgates de pessoas em situações de risco. Buscam pessoas em locais inóspitos como cavernas e matas fechadas. Foi minha primeira experiência com Cabine de Imprensa Virtual. Em outras palavras, há mais de 12 meses eu não sei o que é ir ao cinema. Achei muito interessante essa oportunidade, e estou aqui para falar a respeito dessa trama.

O filme se inicia sobretudo com determinados relatos a respeito de um fato misterioso. Existe essa lenda local que revela a história de uma mulher do vilarejo. Ela assassinou seu cônjuge por traição. No entanto, os seus vizinhos e conhecidos se voltaram contra ela. Suas pernas foram quebradas, e ela foi afogada em um buraco (uma vala enlameada). Essa ofensa à traída fez com que ela se transmutasse em uma espécie de bruxa – onde sua maldição assombra terrivelmente as florestas desde que ela foi torturada e morta.

Ao conduzirem um treinamento com uma nova voluntária, essa equipe de resgate recebe um chamado. Um garoto de 14 anos desapareceu naquela região. Dessa forma, a equipe se dirige para a área do chamado. Conjuntamente, uma repórter que está registrando em vídeos o processo de trabalho do grupo os acompanha. A ideia inicial da jornalista, é o relato e demonstração do trabalho durante o treinamento. Contudo, as coisas ficaram bem mais interessantes para sua matéria quando esse chamado real acontece. Agora a equipe será filmada em ação.

Eles decidem se dividir em determinada parte do trajeto. Em meio a mata e pântano eles buscam ter mais sucesso na busca do garoto. A equipe também conta com o suporte de um cão. Ele é especialmente treinado para reconhecer e rastrear pessoas perdidas que ainda estejam vivas. Antecipadamente, sabemos sobre as histórias que rondam essa floresta. Inúmeros casos de desaparecimentos aconteceram por ali. Corpos nunca foram encontrados, e os que foram estavam completamente nus.

Dois membros da equipe acabam por encontrar uma mulher em condições críticas. Agora a movimentação toda se dá em função de leva-la até a van do grupo. Ela precisava ser aquecida e receber os primeiros socorros. O pessoal do resgate têm um lema sempre seguido: eles salvam a primeira pessoa encontrada. E por isso, voltam-se para esse resgate, deixando de lado momentaneamente a procura do adolescente. A mulher encontrada, como já informa a lenda, foi resgatada sem roupas.  Pouco depois, a comunicação da van de resgate é perdida, deixando-os assim sem qualquer suporte em meio àquele lugar ermo e desconhecido.

A partir desse momento então, A Viúva das Sombras atinge o clima esperado pelos telespectadores do gênero. Situações estranhas começam a acontecer com cada um dos membros da equipe, até mesmo com o cão treinado. Vultos, olhos negros, orações misteriosas. Há visões, possessões e até mesmo umas coisas estranhas envolvendo palha/feno. A mulher resgatada confessa que devia ter sido deixada onde a encontraram. Como resultado, em contrapartida mistérios também rondam esse salvamento.

Algo que gostei, é que não ficaram insistindo naquele tipo de filme com sustos repentinos. A história é toda entrelaçada a respeito da lenda sobre A Viúva das Sombras. A partir daí o clima todo se desenvolve. Claramente, com aquela atmosfera sombria. Temos a sensação que sempre algo vai acontecer, e que será algo de bem ruim… Entretanto, isso já é costumeiro aos que assistem entretenimento desse gênero. A a gente nem se importa. Quem gosta, curte muito esse ambiente carregado e nebuloso.

As cenas de A Viúva das Sombras são filmadas, às vezes, pelas câmeras da repórter. Ou também daquelas câmeras usadas nos capacetes dos resgatadores. Sendo assim, temos um pouco do clima de A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999). Por fim, acaba que a trama fica em um ambiente bem natural, beirando algo realista. De certa forma, essa é mais uma obra que mostra que a Rússia está criando potencial para o cinema do terror – eles ainda não chegaram “lá”, todavia estão trilhando o caminho. Concluindo, é bastante interessante para nós, de fora dessa cultura, acima de tudo, conhecer vieses do folclore e lendas desse povo.

________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Título: A Viúva das Sombras (Vdova – The Widow)
Gênero: Terror
Duração: 80 min.
Elenco: Viktotiya Potemina, Anastasiya Gribova, Margarita Bychkova
Distribuidora: Paris Filmes
Estreia: 4 de Março de 2021

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

12 Comentários

  • Joyce
    março 01, 2021

    Ai que tudo, amo livros assim com total suspense, principalmente quando a trama se passa na floresta, já quero assistir com certeza.

    • Carol Nery
      março 01, 2021

      Eu não sou a única que curte esse clima de floresta em filme de terror então! Adoro!!! hahahaha
      Abraços

  • Jaque
    março 01, 2021

    Olá!
    Uau, primeiro que crítica maravilhosa! E eu tô com tanta saudade de um bom filme de terror ou que pelo menos seja um filme ok sabe? E este parece ser mesmo muito, muito bom. Fiquei com dó da viúva mas sei que ela não é boazinha apesar de tudo haha mas fiquei curiosa para saber o desfecho também e se alguém vai conseguir sair vivo, afinal.

    Beijos!

    • Carol Nery
      março 01, 2021

      Verdade, eu meio que fiquei com dó da viúva também. Que vida difícil. Mas, ela foi pro lado errado quando quis se vingar do marido. Pensa no ódio dessa pobre alma. hehehehe
      Beijocas e espero que curta o filme quando assistir.

  • Val
    março 01, 2021

    Olha aí… Mais uma indicação que vejo aqui e vai pra lista. Eu amei essa premissa. Adoro filmes com a pegada de A bruxa de Blair, ainda mais com maldições na floresta num ambiente como a Rússia. Que deixa tudo ainda mais inóspito, pelo clima da região.
    Tô ansiosa pra assistir. Espero que em breve. E curiosa pra saber o motivo dela mulher encontrada falar que não deveriam ter tirado ela do lugar onde a encontraram. A atmosfera do filme deve ser pesadíssima. Quero hahaha
    Tschüss

    • Carol Nery
      março 01, 2021

      Eu senti o mesmo quando me mandaram a sinopse e o cartaz. Quero! hauahauhauhaa
      Realmente o clima ali da floresta russa dá essa sensação maior ainda de algo inóspito, e até mais assustador.
      Beijocas

  • Debora Sapphire
    março 01, 2021

    Achei extremamente intrigante saber mais sobre esse filme supostamente baseado em relatos reais. Nunca assisti nada nesse estilo de terror. E realmente, é bem interessante abordar o assunto e permitir que quem assista explore mais da cultura russa, seu folclore e lendas do povo. Além de ser ótimo pra mostrar como a Rússia está dominando o cinema do terror com seu potencial a cada vez mais.

    • Carol Nery
      março 01, 2021

      Eu que sou fã de terror vou me jogando em tudo que aparece. Também gostei de saber mais sobre lendas e folclore desse povo. Abraço!!!

  • Leticia Rodrigues
    fevereiro 28, 2021

    apesar de ser muito medrosa e não assistir filmes de terror, horror e suspense adoro ler sobre, ver os trailers e quando to com amigos ate assisto e nossa que filme interessante eu adorei essa premissa, me resta coragem de ver kkk.

    • Carol Nery
      fevereiro 28, 2021

      Ahhhh, normal!!! Muita gente corre sem nem olhar para trás quando falamos do gênero. Super te entendo!! hahahaha
      Eu curto muito, e não tenho problema nenhum. Não tenho pesadelos nem nada. Me jogo! hahahahaha Beijocas

  • Gustavo
    fevereiro 28, 2021

    Nossa, que filme intenso, confesso que fiquei bem curioso para assistir, pois parece ser aquela história que nos deixam agoniados o tempo todo e isso me agrada muito. Anotada a dica.

    • Carol Nery
      fevereiro 28, 2021

      Eu não sou muuuuito crítica não. Então, acabo me jogando em qualquer terror que apareça pra assistir. Tenho curtido o que os russos vêm fazendo! Abração

  • DORAMAS, FILMES E LIVROS PARA ANIMAR SEU FINAL DE SEMANA Lançamentos literários dezembro 2021 Frases de doramas coreanos Kindle Unlimited em promoção: 3 meses por R$ 1,99 TODOS OS LIVROS DA V E SCHWAB PARA VOCÊ SE APAIXONAR