LIVROS

SAPATINHO VERMELHO E OS SETE ANÕES | CRÍTICA

18 dezembro, 2020 por

Mirando as famílias e o público infantil, a animação Sapatinho Vermelho e os Sete Anões traz o encontro de sete cavaleiros amaldiçoados, que precisam do beijo da mulher mais bonita do mundo para desfazer um feitiço. 

Em paralelo, uma garota encontra um mágico par de sapatos vermelhos que a transforma numa linda princesa. Mas não se iluda, no decorrer de Sapatinho Vermelho e os Sete Anões, todos perceberão o verdadeiro significado da beleza. O que deixa a trama ainda mais especial.

Resumindo uma maldição transforma 7 príncipes orgulhosos em anões até encontrar uma linda princesa que restauraria suas aparências com um beijo. Ao mesmo tempo, Branca de Neve, uma princesa com excesso de peso, encontra um par de sapatos mágicos que a transformam em uma mulher magra e bonita.

Sapatinho Vermelho e os Sete Anões

Sapatinho Vermelho e os Sete Anões

No início Sapatinho Vermelho e os Sete Anões te joga um monte de informação em pouco tempo, mas faz isso de uma forma que não parece que tá só te jogando informação. O senso de ritmo não se sente muito apressado, mas ele te dá as informações básicas necessárias e vai desenvolvendo a partir daí.

Essa magia atrai então o interesse da bruxa má, que quer roubar seus sapatos e sua beleza, e a atenção de sete anões que a levam para viver grandes aventuras e protegê-la, agora sob o pseudônimo de “Sapatos Vermelhos”. 

A releitura moderna do clássico conto de fadas alemão dos Irmãos Grimm “Branca de Neve e os sete anões” é uma comédia de animação cheia de humor, romance e ação, que vai mostrar que tudo é 100% atitude e a verdadeira magia é ser você mesmo.

Porém não se iluda muito, achei a animação bem genérica. Alguns visuais são bem legais e o elenco é muito bom, mas o filme parece que está tentando copiar a mesma formula do filme ”Shrek Com Auto Paródia.”

Dirigido por Sungho Hong, que também escreveu o enredo original, o filme tem Jin Kim à frente da direção de animação. Kim atuou em projetos como Operação Big Hero e Frozen, Uma Aventura Congelante.

O compositor é o vencedor do Emmy Geoff Zanelli, diretor musical que assina a trilha sonora da animação. Zanelli ganhou reconhecimento por seu trabalho em Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar e Liga da Justiça.

O estilo de comédia de Sapatinho Vermelho e os Sete Anões faz algumas piadas que o tornam incrivelmente datado e ao contrário de Shrek, não se baseia tanto em referências pop, eu diria que quase nada. A maior parte da comédia é situacional, textual e slapstick, o que no papel soa bem básico, mas a forma que eles fazem funciona. 

Eles jogam constantemente com expectativas, se a Branca vai beijar algum dos anões ou não, ao mesmo tempo em que eles tentam flertar com ela; o slapstick é criativo e a animação é incrivelmente eficaz ao usar caretas engraçadas; e textual… é mais por causa do espelho.

Mas outra coisa, você talvez deve ter visto alguma coisa sobre a polêmica do marketing que o promoveu. Talvez em título clickbait como “O FILME PROIBIDO DA BRANCA DE NEVE” ou algo a ver com gordofobia ou alguma coisa do tipo.

O negócio é que o filme trata justamente sobre o lance de se aceitar como é, beleza interior, que nem Shrek fez. Mas os estúdios envolvidos tiveram que pedir desculpas e tirar a propaganda do ar.

Uma animação visualmente bonita e bem feita, e talvez o maior trunfo seja justamente a forma que eles passam a mensagem. Sim, é uma parada clichê, mas a forma que os personagens interagem e conversam é escrita e interpretada de uma forma muito mais honesta e verossímil que as animações familiares recentes. Vale conferir!

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Angela Cunha
    dezembro 19, 2020

    Primeira crítica que leio sobre esse filme e pelo que entendi, é um filme pra gente grande rs
    Tipo, minha neta ama o conto de fadas original, aliás, é o hino de dormir dela todos os dias, se ela ver esse filme, vai funcionar não rs
    Mas eu? Já gostei por conta das lições que o filme parece passar, mesmo com os já colecionáveis, defeitinhos rs
    Espero ver em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  • LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!