LIVROS

O MILÉSIMO ANDAR – KATHARINE MCGEE | RESENHA

26 novembro, 2020 por

O Milésimo Andar é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome lançado pela Editora Rocco, romance de estreia da autora publicado em 2018, e já com as sequências lançadas no Brasil – A altura deslumbrante e A vista Infinita. Estamos em Nova York, 2218, onde uma torre de mil andares é construída em Manhattan, e vai ser palco de uma tragédia – é o que temos já no prólogo, que traz uma personagem caindo, deixando no ar a pergunta: foi assassinato, suicídio ou acidente?

“Não sabia sequer se ela havia caído, se tinha sido empurrada ou se, pressionada pelo peso de segredos terríveis, decidira pular”

Então a história recua 2 meses no tempo, trazendo alguns dos personagens dessa torre – que foi projetada com tecnologia de ponta para facilitar a vida de quem escolhe morar em um de seus andares. Bom, na verdade, as comodidades sobem da mesma forma que a torre.

Justamente por isso a primeira que conhecemos é Avery Fuller, moradora da cobertura, filha do proprietário e idealizador da torre, que teve seus genes escolhidos para que fosse a garota perfeita. Mas, apesar de todas as maravilhas de ser a mais rica, bonita e mimada, ela ama alguém que parece intocável…

“Em alguma das milhões de combinações possíveis do DNA comum deles, encontraram a única possibilidade que se transformou em Avery.”

O Milésimo andar

A melhor amiga de Avery é Leda Cole, que passou o último verão numa clínica de reabilitação por causa do seu excesso com álcool e drogas, resultado da pressão social na qual transita, visto que nem sempre morou nos andares superiores, ela é uma nova rica. É apaixonada pelo irmão de Avery, Atlas, que está desaparecido. Também temos Eris Dodd-Roadson, amiga de Avery, uma jovem intensa, cheia de vida, que vive cada momento como se fosse o último. Seu pai é cirurgião plástico e por isso ela é moradora dos andares da alta elite, mas tem a vida virada ao avesso quando um escândalo chega à sua porta.

Longe dos andares mais altos, temos Watt Bakradi, um jovem nerd aficionado por tecnologia e, por conta de suas habilidades como hacker, acaba se aproximando dos jovens bem nascidos que querem se aproveitar de seu conhecimento para descobrir segredos dos outros. Por último, mais abaixo ainda na torre, temos Rylin Myers, uma jovem que, ao perder a mãe, precisa se emancipar, largar a escola e trabalhar muito para que sua irmã mais nova não seja levada para adoção. Mas, um encontro com o filho do antigo empregador de sua mãe pode mudar sua vida.

“Continuou bebendo, na esperança que o álcool fosse diminuir a distância entre eles: bebeu até ela também conseguir rir facilmente, dançar sem se preocupar com nada.”

O milésimo andar

O milésimo andar é muito comparado com as séries ‘Gossip Girl’ e Pretty Little Liars, que abordam a vida de jovens em meio a um suspense. De fato, a maior parte da trama é focada na vida cheia de festas, bebidas, drogas e intrigas. Justamente por isso o início é meio moroso, porque a autora vai nos apresentar esses cinco jovens e todos os caminhos que levarão a estar juntos na noite fatídica do acidente.

Eu demorei a me apegar a eles, principalmente aos mais ricos, que trouxeram problemas muito fúteis, bem dentro da brincadeira de white people’s problems, aquele personagem fictício que adora zombar dos problemas que as pessoas privilegiadas têm. Talvez por isso mesmo fiquei mais presa na história dos menos afortunados – Ward e Rylin. E são os dois que trazem mais veracidade e mais viradas de mesa, além da Eris, que passa por muitos problemas até perceber que ela pode ser feliz, mesmo não estando cercada dos privilégios que estava acostumada a ter.

Mas, à medida que a história avança, fui ficando mais curiosa com o evento que estava por vir e, mesmo que algumas tramas paralelas continuassem sendo fúteis, o ápice acabou me deixando muito curiosa para o próximo livro, já que termina em um plot difícil de resistir.

O milésimo andar traz o ponto de vista dos cinco personagens, o que me agrada por entender como funciona cada uma das histórias. São jovens fazendo o que jovens fazem de melhor, ou seja, procurando seu lugar ao sol. Mesmo que esse ‘sol’ seja muito diferente de um para o outro: alguns buscam amor, outros segurança, estabilidade…

‘– O que mais você quer na vida?
– Ser feliz.
– Essa resposta não vale. Claro que você quer ser feliz.
– Talvez uma pergunta melhor seja: o que a faz feliz?’

O milésimo andar

Gostei de alguns avanços tecnológicos, como as lentes de contato que acessam diversos aplicativos, e os meios de locomoção, já que os automóveis não são úteis em uma torre.

Mas o que mais me prendeu, da metade para o final da história, foram algumas das histórias, já que me vi torcendo por alguns casais – a Erin e a Mabel foram fofas. E sofri por um casal, bem como sofri muito ao saber quem havia caído da torre. Justamente quando as coisas pareciam próximas da resolução, um problema desaba na cabeça desses jovens, ainda que nem todos merecessem estar ali.

O milésimo andar é para quem gosta de histórias divertidas, e uma trama cheia de intrigas, luxo, romance e muita falsidade, tenho certeza que não vai conseguir largar até o final, e correr para as continuações – que felizmente, já foram lançadas.

Com direitos de publicação vendidos para 28 países, várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times O milésimo andar já conta com a previsão de adaptação para a TV, que está em desenvolvimento.

____________________________________________________________________________________________________________________

O milésimo andar - Katharine McGeeTrilogia : O milésimo andar Livro
O milésimo andar 01
A altura deslumbrante 02
A vista infinita 03
Autor: Katharine McGee
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Ano: 2018
Páginas: 416
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Jovem adulto
Adicione a sua lista do Skoob 
Compre usando nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Angela Cunha
    dezembro 03, 2020

    Eu fico boba com as edições da Rocco! A Editora é uma linda e seus livros, tem sempre uma diagramação perfeita.
    Ainda não conhecia o livro e mesmo não tendo visto as séries mais juvenis, o tema me interessa e muito! Até por trazer o comportamento jovem em relação a temas mais pesados!
    Com certeza, já vai pra listinha de desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

  • LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!