Sangue Frio é o quinto livro da ficção policial que tem como protagonista Erika Foster. No total, a série já vendeu mais de 2,5 milhões de livros ao redor do mundo. Robert Bryndza, criador deste universo que se passa em Londres, é um autor britânico de 40 anos. Ele ficou mundialmente conhecido ao publicar o que seria então o seu best-seller, A Garota no Gelo. A editora Gutenberg tem sido pontual em nos trazer a série da Detetive Inspetora Erika Foster sempre com muita rapidez.
Aqui está uma resenha de uma pessoa que o que mais faz na vida, é ler livros de thriller policial. Eu AMO esse gênero. E embora muitos pensarem que meu tipo de leitura preferida é o terror, muito se enganam. Suspense policial é o rei em todas as minhas TBRs de cada ano. Eu devo ler de 4 a 5 thrillers por mês. E esse ano eu resolvi conhecer a escrita de Bryndza, e principalmente descobrir quem é a famosa Erika Foster.
“Erika Foster está pronta para desvendar mais um crime que irá congelar o seu sangue.”
Como já disse, esse é o 5º livro da série. Embora as histórias sejam iniciadas e fechadas a cada livro, ressalto aquela importância de ler a cronologia escrita pelo autor, para assim acontecer aquele ritmo na leitura, para que role empatia para com as personagens recorrentes – ou não, e também para que possamos enxergar a evolução do universo que as personagens estão inseridos como um todo.
Por já termos lido as outras publicações anteriores, temos algumas informações que nos ajudam a perceber a situação emocional da Detetive Inspetora Chefe Erika Foster em Sangue Frio. Sabemos que ela é uma viúva, que tem o peso na consciência (e no coração) de ter perdido seu marido, também policial, em uma ação coordenada por ela há alguns anos. Sabemos de alguns dos seus desafetos, e também conhecemos seus amigos mais chegados, sua irmã e sobrinhos e um quase romance que ela tentou viver – não com muito sucesso.
“— A gente acha que conhece as pessoas — comentou Moss. — As pessoas são colocadas na Terra principalmente pra nos desapontar.”
Então, estamos prontos para nos jogar de cabeça em Sangue Frio, e saber o que Bryndza nos preparou nesse volume. Contudo, você precisa saber, se não é acostumado a ler livros do autor, que ele não nos poupa em nada. Seus ‘mocinhos’ nem sempre são tão mocinhos e seus ‘bandidos’ são sempre pessoas muito baixas, cruéis e quase inimagináveis. Robert Bryndza pinta um retrato da sociedade da forma como ela é, mas que a gente finge que não é para ter o mínimo de paz de espírito para continuar sobrevivendo. Ou seja, seu trabalho é muito bem feito!
Confesso que não sou das pessoas mais pacientes com a evolução – ou não evolução, sei lá – da Detetive Inspetora Chefe Erika Foster. Seu temperamento é uma incógnita para mim. Ainda não consegui decifrar sua síndrome de defensora dos fracos e oprimidos. Ela chama toda a responsabilidade para si e acredita que um caso só será devidamente resolvido e os bandidos punidos, caso ela esteja à frente da investigação.
Ok, eu sei que temos profissionais desleixados e até incompetentes em toda profissão. Mas, Erika se dá credibilidade demais, e arruma encrenca demais. Ela não sabe fechar a boca. Chega a ser desaforada às vezes. E suas atitudes fazem com que ela seja sempre reprimida, ou ser menosprezada e até mesmo corrigida por seus superiores. Isso foi me dando nos nervos ao longo dos 4 primeiros livros.
“O Inferno está vazio e todos os demônios estão aqui.” ~ Willian Shakespeare, A Tempestade.
Esse quinto livro me trouxe uma visão diferente de Erika, e acredito que minha falta de paciência com seus rompantes chegou ao fim. Espero que a série tenha vida longa, pois eu me apeguei muito à Foster, Moss e Peterson. Gostaria de saber que eles continuam desvendando casos monstruosos que assolam Londres, bem como punindo os verdadeiros culpados desses crimes. Com isso, quero só deixar bem claro que se Robert Bryndza continuar nos trazendo mais de Erika Foster e companhia, eu estarei ‘colada’, acompanhando a cada lançamento. Tudo isso porque o autor é bom no que faz!
O que temos em Sangue Frio, é a história de uma moça que se apaixona por um cara. Esse cara não é uma pessoa legal. Ele tem certos envolvimentos que ela não sabe quais são. Porém, ela percebe que não é nada considerado legal. Mas, ela continua cada vez mais envolvida com ele. Suas vidas são entrelaçadas de tal forma que os dois se tornam praticamente um. Eles não fazem mais quase nada sozinhos. Nina e Max, Max e Nina.
“— Você está um caco, chefe. Vamos lá comer alguma coisa, depois você continua trabalhando.”
Em outra extremidade de Londres, Erika Foster acaba por abrir uma mala que foi encontrada às margens do rio Tamisa. Quando aberta, a mala continha o corpo de uma jovem, desmembrado e desfigurado. Acredito que nem Erika estava preparada para tal conteúdo. Ela, bem como os presentes, fica extremamente chocada. E nela já é despertado o “faro” detetivesco que move sua vida. O que aconteceu? Quem é essa garota? E por que alguém faria algo tão hediondo com essa pessoa?
Enquanto todos concatenavam as ideias a respeito da primeira mala, em seguida, outra mala é descoberta. Nessa havia contido outro corpo. Agora, de um homem. Igualmente desmembrado e desfigurado. Será que Erika acabou de descobrir um modus operandi do assassino? Qual a ligação das duas malas, e dos dois corpos? Quem seria essas pessoas e o que elas fizeram para ter tal fim? Muitas perguntas permeiam esse caso, e pouquíssimas são as conclusões.
Ao começarem a trabalhar mais fundo nesse caso, foi descoberto mais um corpo de outra moça que foi igualmente executado. Erika acredita estar a frente de um caso que envolve assassinatos realizados por um serial killer. E ele está há vários passos à frente da equipe de Erika. Não há como saber quando esse alguém, claramente alguém com o Sangue Frio, irá infligir seu próximo ataque.
“Só estou falando que você não devia sair por aí fazendo suposições sobre as pessoas, porque elas quase sempre estão erradas.”
Nós leitores já sabemos quem são os assassinos bem antes que Erika possa se dar conta. Os capítulos são narrados entre o presente, e uns flashbacks do passado – no caso, sobre o casal serial killer. A medida que vamos lendo, é inevitável tentar encaixar eles dois na história que acontece nos dias atuais, e na investigação de Erika. Momento confessionário: foi indo, já estava me enchendo o saco os flashbacks. Acho que não precisava enrolar tanto.
Na época que Erika e sua equipe conseguem entender o que está acontecendo em Londres, e quem são os assassinos, a dupla tem a brilhante ideia de perpetrar um sequestro duplo. As vítimas? Filhas de um policial do alto escalão. O motivo? Dinheiro!!! Tudo o que o “cérebro” da dupla criminosa queria era ser rico, e se mandar do país. Meio pueril seu sonho. E confesso, ele resolveu praticar crimes na cidade errada, com a Detetive Inspetora Chefe errada para pegar seu caso. Pois Erika sempre vai até o fim. Mesmo que pessoas levem tiros. Mesmo que pessoas morram. Esse é seu eterno karma.
A resolução da história toda foi bem interessante. Acredito que Bryndza conseguiu me envolver de forma total, pois eu não conseguia ver qual solução teria esse caso. Mesmo com a super Erika Foster em ação. Eu fiquei bastante tensa. Talvez, porque meu instinto materno acelerou com a história do sequestro. Isso de uma forma ou de outra sempre mexe muito comigo. E minha nota final no Skoob foram 4 estrelas. Embora eu goste muito da série do autor, se não me engano, nenhum livro foi avaliado com 5 estrelas. Mas, todos são muito contagiantes e nos faz querer continuar juntos com a Detetive Inspetora Chefe nesses casos bizarros que assolam Londres.
______________________________________________________________________________________________________________
Título: Sangue Frio
Autor: Robert Bryndza
Ano: 2019
Páginas: 320
Editora: Gutenberg
Gênero: Thriller Policial, Literatura Estrangeira
Nota: 4/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon
Samara Silva
Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…
Beijos .
Meu Blog: Dicas da Web
Carol Nery
Oi Samara. Obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo. Também vou dar uma olhadinha mais frequentemente no seu cantinho.
Beijocas
Nina Spim
Oi, tudo bem? Faz muito tempo que não leio livros policiais, porque acabei desistindo deles depois de um tempo hehe. Não leria este, mas fiquei interessada em conhecer mais da detetive, ela parece ter uma grande história por trás de todos os casos que soluciona, parece ser uma personagem redonda bem instigante! Obrigada pela dica, mas passo por enquanto.
Love, Nina.
http://www.ninaeuma.blogspot.com
Carol Nery
Erika Foster é daquelas personagens que nos dá orgulho e na mesma hora nos dá vontade de dar uns tapas. hahahaha Eu sempre insisto e já estou a espera da tradução do próximo livro. Que venha!!!
Vanessa Vieira
Olá! Curti sua resenha, mas confesso que o gênero nao faz muito minha cabeça. Hehe eu fico viajando e sonhando com aa histórias depois, tenho que ir com calma.
Acho que este autor acertou em cheio ma escolha hein! Desejo boas leituras!
Carol Nery
Vanessa, eu sou a louca dos thrillers. Mas, super compreendo quem não dá conta dessas leituras. Realmente elas são pesadas.
Ótimas leituras pra você também.
Ana Catarine Mendes da Silva
Faz muito tempo que estou louca para ler essa coleção de livros de suspense da Editora Gutenberg, infelizmente ainda não tive a oportunidade, mas minha curiosidade por essas obras só aumentou depois de ler a sua resenha <3
Carol Nery
Vale a pena conhecer, Ana. A Erika faz a gente passar umas raivas, mas ela é excelente no que faz!! E as tramas são sempre bem boas.
Abraços
Joana Darc
Oi
Adorei a dica gosto muito de livros de ficção policial, são bem interessantes…
Carol Nery
Hey, Joana! São mesmo meu tipo de leitura preferida.
Luna
Eu ouço falar muito bem dos livros do autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles. Como você, também amo thrillers policiais, embora os suspenses psicológicos sejam os meus preferidos. Acompanho há muitos anos a série de TV Lei e Ordem – Unidade de Vítimas Especiais que já está em sua vigésima primeira temporada. É a única série longa que acompanho, pois, regra geral, não gosto de séries que se estendem muito (nem na TV e nem nos livros). Amo a Olívia, sua força, sua coragem e sempre digo que se eu tivesse a metade da força dela já estaria satisfeita.rs A 21ª temporada estreia no Canal Universal no próximo dia 05 e já estou ansiosa (super indico!!!). Ao ver a resenha de “A Sangue Frio” eu já lembrei de Lei e Ordem, mas vejo que essa detetive Erika é bem complexa. Não sei se eu iria simpatizar com ela, mas é melhor ler antes de formar minha própria opinião.
Fiquei curiosa sobre os corpos que são encontrados nas malas e a ligação que existe entre eles. Fiquei sem entender se Nina e Max são os assassinos ou as vítimas.rs
Bjs!
Carol Nery
Luna, eu também gosto muito de Law & Order, mas confesso não ser fiel. Na verdade, eu abandonei TODAS as séries. Tá tudo atrasado. E sigo só lendo. Mas, quero me sentir confortável a voltar a assistir meus seriados preferidos bem em paz.
Ah, eu também sou super fã de thrillers psicológicos. Amo demais.
Beijão
Ivy
Oiii Carol
Nossa, já está no quinto livro da série, eu só li o primeiro, vou bem atrasada. Lembro que no primeiro gostei da Erika, mas acho que me cansaria essa coisa constante que ela tem de chamar toda a responsabilidade sempre pra si, levar o mundo nas costas e sempre ali meio de mártir. Ah isso me deixa um pouco brava e frustrada com personagens. Nem sei se darei prosseguimento á esta série. O primeiro foi bacana mas não incrivel, então sei lá, quem sabe um dia…
Beijos
http://www.derepentenoultimolivro.com
Carol Nery
Ivy, eu entendo. Pra ser sincera, eu fui insistente. Tava me dando nos nervos os 3 primeiros livros e essa personalidade da Erika. Mas, ela tem mudado. Acho que amadurecendo depois de já adulta. hehehhee
Sigo na leitura do que vier por aí.
Alice Martins
Olá Carol,
Ainda não li nenhum livro dessa série, mas sempre vejo muitos elogios e chego a ter bastante curiosidade para conferi-los. Gostei de saber que a personagem tinha essa personalidade que acabava a colocando como o centro de tudo, pois acho que teria a mesma visão que a sua. O fato da resolução da história não ter sido pensada por você, já que não saberia como seria finalizado, me agrada, pois gosto disso. Vou procurar o primeiro para começar a me aventurar pela história! Post muito bom!
Beijos!
Carol Nery
Alice, eu comecei a série e insisti, mesmo tendo umas cositas que me irritavam na trama. Porém, a Erika é muito forte e muito capaz. E eu tô confiando no amadurecimento dela. Já que eu sei que o Bryndza não vai parar por aqui. hehehehe Espero que goste quando começar a ler!
Beijão
Laryssa
Assim como você, sou uma apaixonada por Thriller Policial. Não conhecia essa obra e graças a sua resenha, agora tenho uma nova leitura em minha lista. Ótima postagem.
Abraços.
Carol Nery
Que delícia, Laryssa. Adoro contagiar o povo! Thriller é vida!!!!!
Leo Vidal
Gosto muito de livros policiais que trazem personagens recorrentes como protagonistas. Não li ainda, mas já anotei aqui a dica para ler a série completa.
Carol Nery
Espero que consiga ter paciência com a Erika, Leo. E que goste dessa série de livros. Eu insisti e achei que valeu a pena! Abraços
Tais Amaral
Oiê, tudo bem?
Que resenha hein, já pensou em fazer um canal no Youtube para falar sobre os livros? Dá pra ver que você é bem apaixonada pelo gênero pela especificação da resenha.
Apesar de eu não ter me interessado muito, o livro parece ser bem cativante. Quem sabe um dia né?
bjs
Carol Nery
Oi Tais, sou uma louca apaixonada mesmo, né? É meu gênero preferido.
Sobre canal no Youtube eu não daria conta não. Não coloco a cara no sol desse jeito. hahahaha
Mas, obrigada pela dica. Abraços
Thainá Christine
Eu tenho muita vontade de ler essa série de livros do Robert, até porque eu adoro suspenses. Ainda bem que você indicou para ler em ordem, se não eu começaria por qualquer um e poderia perder essa evolução que você citou. Ótima resenha! Parabéns! 🙂
http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Carol Nery
Thainá, eu sou muito frescurenta e sempre quero ler os livros por ordem cronológica. Eu sou chata demais para pegar as coisas no meio do caminho e não conhecer as evoluções dos personagens recorrentes.
Tomara que você leia também!
Ivi Campos
A capa do livro já tinha me chamado a atenção mas a sua resenha me deixou realmente instigada a ler. Fiquei curiosa em como esse enredo se encerrará e se serei surpreendida. Já quero ler imediatamente.
Beijos
Carol Nery
Uhulll. Adoro quando uma resenha dá esse gás a mais ao leitor. Se joga, Ivi. Tomara que te agrade.
Beijão
Clayci Oliveira
Estou com a garota no gelo me esperando na estante. Já faz um tempo que quero lê-lo e ainda não encontrei oportunidade. Gostei da sua resenha! Fiquei curiosa para saber como esse mistério todo foi resolvido
Carol Nery
Tem que dar uma chance pra ver se te agrada, né Clayci?
Algumas pessoas que começaram lendo esse livro em um grupo de LC não gostaram e no decorrer a série abandonaram. Eu persisti! hahahhaa
Yvens Castro
Olá, Carol!
Eu li apenas os três primeiros volumes dessa série e adorei, mas não pretendo comprar os volumes 4 e 5 na versão física, quero ler e vou tentar comprar para o kindle. Gostei da resenha, ficou bem legal!
Abraço!
Carol Nery
Valeu, Yvens. Espero que goste dos próximos. São ambos muito bons!!! E a gente vê uma evolução muito legal na Erika.
Abração
CRIS
Oi Carol!
Comprei o primeiro livro desse autor, mas infelizmente ainda não consegui ler, mas só leio coisas boas sobre ele e fico ainda mais empolgada em saber que seus outros livros são muito contagiantes, obrigado pela dica, parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber mais sobre essa investigação e em saber mais sobre a tarma do livro. Bjs!
Carol Nery
Oi Cris. Espero que você consiga encaixar A Garota no Gelo nas suas leituras. Quem sabe você também não goste bastante e queira ler todos da série? Beijos
Erika Monteiro
Oi, tudo bem? Tenho visto algumas comentários sobre o livro e me chamou bastante atenção. Primeiro pela detetive Foster, me lembra um pouco a Lisbon da série The Mentalist. Segundo por ser um thriller um dos meus gêneros favoritos. Os livros do Harlan Coben em que aparece o Myron também são histórias independentes porém em segundo plano alguma coisinha sempre evolui e você precisa ter lido os anteriores para compreender porque aconteceu determinado fato. Um abraço, Érika =^.^=
Carol Nery
Adorei a comparação, Erika. Sua xará é marrenta, mas é super eficiente!!! Assim como a Lisbon, é ótima no que faz.
Harlan eu já li todos, e a série do Myron e do Mikey, estou relendo, a propósito. AMO!!!! E não gosto de perder essas evoluções na história.
Abraços
Ana Caroline
Olá!
Certamente esse comportamento da detetive também me irritaria.
A história me chama a atenção por conta do modo que os corpos são encontrados, a curiosidade fica por conta de saber a ligação que os dois tem.
Como uma boa fã de suspense policial, quero muito ler essa série do autor.
http://www.pactoliterario.blogspot.com.br
Carol Nery
Ana, a Erika tem um ótimo coração, mas é marrrreeeenta que dói. hahahaha
A história dos corpos nas malas é realmente intrigante! Espero que consiga começar essa série.
Grande abraço
Lucy
Oi, Carol!
A história parece muito bacana, mas sei lá, gostaria que o mistério durasse muito mais. Acho um pouco previsível quando acabamos nos dando conta de quem é o assassino antes mesmo do protagonista desvendar o mistério.
bjos
Lucy – Por essas páginas
Carol Nery
Oi Lucy. Existem vários tipos de histórias de suspense. E essas que revelam os assassinos antes do plot twist, faz com que o autor tenha que rebolar pra dar conta de prender a atenção do leitor, né??
Beijão
PS Amo Leitura
Confesso que não imaginava que esse livro fazia parte de uma série. Lembro que vi muita gente falando do primeiro, mas não dos outros. De qualquer forma, sua resenha me despertou um interesse inexplicável. Parece aquela história que nos prende do começo ao fim e só conseguimos parar quando um caso é revelado, não é? Já vou adicionar na minha wishlist.
Beijos,
Carol Nery
Que demais. Adoro quando uma sugestão faz nascer interesse em outros leitores!!!
Espero que tenha sido uma boa dica.
Beijocas
Marijleite
Olá, amei sua resenha! Eu gosto muito de livros do gênero e sou super curiosa para ler os dessa série. Achei o caso desse livro bem interessante, preciso começar a série logo para conferir o desfecho; acho legal podermos acompanhar a evolução da Erika ao longo dos livros.
Carol Nery
Isso mesmo, Maria. A série é boa, mas fica melhor acompanhando o desenvolvimento dos personagens recorrentes. Espero que você consiga dar início.
Abraços
Pollyanna Campos
Olá, tudo bom?
Eu adorei a premissa desse thriller! Adoro quando já sabemos quem é o assassino de forma proposital e ficamos na expectativa do momento em que tudo será descoberto pelos investigadores, as formas que serão utilizadas para encontrar as respostas! No entanto, vou ter que ler os quatro livros anteriores para conferir este. Eu não gosto de perder nada das histórias, então seguirei sua dica.
Beijos!
Carol Nery
Show, Pollyanna. Já vi que você tem o mesmo pique que eu. hahahaha Leia sim, vai ser legal acompanhar a evolução da Erika. Ela me irritava demais no começo.
Beijão
Thayza
Olá!
Já ouvi falar dessa série, mas como não é meu tipo de leitura nunca parei para prestar real atenção ao enredo. Pela sua resenha eu senti que a personalidade da protagonista é incomoda por ela ser centralizadora e isso gera tensões, mas se fosse um personagem masculino ele seria apenas obstinado e ai vejo a importância desses livros, posso está muito enganada, mas foi o que me veio a mente. Como eu disse, não é meu tipo de leitura, não me prende a atenção, mas gostei tanta da sua resenha e a indicação é tão sincera e positiva, vou passar a dica adiante com certeza.
Um beijo
Carol Nery
Legal Thayza. Obrigada por dividir sua opinião comigo, como também repassar a dica de leitura.
Valeu mesmo. Beijão.
Ana Caroline Santos
Olá, tudo bem? Por todo o sucesso mundial que o autor faz, cada vez mais tenho me interessado pelos seus livros. Suspenses não são histórias que me conquistam facilmente, mas quero super arriscar nesse lançamento. Ótima resenha e dica anotada!
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com/
Carol Nery
Ana, realmente Bryndza ganhou um espaço mundial absurdo. Faz muito sucesso. Eu não acho fantástico não. Mas, confesso que e ADORO!! E por isso continuo firme, até aqui no livro 5, e no que vier pela frente.
Beijo
Joanice
Olá
Ainda não tive qualquer contato com a escrita do autor, mas estou tentada a mudar isso, já que faz parte do gênero que leio muito por ano. É uma série, então fico mais empolgada porque suspense me ganha se tiver um personagem permanente em todos os livros, como os livros de Harlan Coben.
Beijos
Carol Nery
Joanice, falou em Coben, já ganhou meu coração! hahahahaa
Eu também adoro personagens recorrentes. Um bom suspense aliado a uma boa série já me conquista!
Beijo
Sara Kerolen Souza Oliveira
Oiii tudo bem?
Eu to louca pra ler algo do autor eu só tenho ouvido elogios sobre ele, confesso que esse gênero não estou tão acostumada a ler mais fiquei curiosa em conhecer coisas novas . Esse autor me chamou muito atenção espero pega ainda esse ano pra ler .
Dica anotada.
Bjs
Carol Nery
Hello, Sara
O Bryndza tem feito muito sucesso mesmo, né? Mesmo não sendo muito seu estilo literário, espero que consiga te agradar.
Beijocas
Emily
Olá!!
Gostaria de saber qual é a ordem para ler os livros, pq já procurei em vários sites e nenhum explica direito.
Carol Nery
Opa, já te falo rapidinho!!
A Garota no Gelo
Uma Sombra na Escuridão
Sob Águas Escuras
O Último Suspiro
Sangue Frio
Segredos Mortais