No último sábado, dia 11 de fevereiro, aconteceu aqui em BH nosso XV Encontro do #ClubedolivroBH. O evento é uma iniciativa do Blog Coisas de Mineira e conta com a colaboração de várias pessoas e empresas para acontecer, estando entre eles os meus meninos, que intitulo carinhosamente de anjos: Lídia, Karina, Paula Paixão, Stephanny e Michel. Eles pegam no pesado mesmo e ajudam na organização do palco, decoração, montagem da mesa, distribuição dos brindes e suporte nas atividades do evento.

Também tivemos o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura, e a partir desta edição contamos com o Centro de Referência da Juventude (na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil) que nos cedeu o espaço e suporte com a infraestrutura. Por último, e não menos importante, contamos com o precioso apoio das nossas queridas:   Intrínseca, Companhia das Letras, Editora Rocco, DarkSide Books, Editora Gutenberg, Ática Scipione, Classicadistruidora, Editora Valentina, Editora Arqueiro, Editora Aleph, Globo Livros, Grupo Editorial Pensamento, Editora Morro Branco, Editora Nova Fronteira Livraria Leitura e Livraria Fnac. À TODOS O NOSSO MUITO OBRIGADA!

O tema desta edição foi SICK-LIT (literatura enferma), onde indicamos 8 livros desta temática. As apresentações foram divididas em blocos, sendo todos eles compostos por sorteios e brincadeiras, para aliviar um pouco a tensão e quebrar o clima pesado deste tema tão delicado.

No primeiro bloco, falei para os novatos um pouco sobre a história do #ClubedoLivroBH e como ele surgiu, qual a sua ideia principal e também sobre o fato dele ser uma extensão aqui do blog, com ajuda na apresentação da Laila Pimenta que explicou como o #ClubedolivroBH surgiu após eu enfrentar um problema de saúde que me impedia de sair de casa, e de ter um convívio diário com pessoas. Depois de um ano, senti falta de conhecer pessoas que também gostassem da leitura e, vendo que esta era pouco incentivada aqui em BH, surgiu a ideia do Clube. Se você nunca foi ao evento, por favor participe assim que tiver a oportunidade, pois tenho certeza que irá gostar.

Já no segundo bloco de apresentações, iniciamos as indicações dos livros: A Laila Pimenta falou sobre “A CULPA É DAS ESTRELAS” do  JOHN GREEN, publicado pela Editora Intrínseca, um dos títulos mais famosos desse tema; em seguida falei sobre  “AMOR AMARGO” da JENNIFER BROWN, publicado pela Editora Gutenberg, e que possui uma temática muito pesada e atual que são os relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher; por último alamos sobre e depois a Laila fechou o bloco falando sobre “JUNTANDO OS PEDAÇOS” da JENNIFER NIVEN, publicado pela Editora Seguinte, e que trata sobre obesidade (e os preconceitos relacionados a ela) e a prosopagnosia, uma doença que torna o indivíduo incapaz de reconhecer rostos.

No terceiro bloco, batemos um papo sobre “O ÚLTIMO ADEUS” da CYNTHIA HAND, publicado pela Editora DarksideBooks, onde o tema central é o luto da personagem após o suicídio de seu irmão mais novo, e como fazer para continuar. Este era um dos livros mais aguardados pela plateia e com isso tivemos uma grande participação do público presente; falamos sobre  “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” da  STEPHEN CHBOSKY, queridinho da Laila, publicado pela Editora Rocco , queridinho de muitos que estavam no encontro; para finalizar esse bloco, tratamos um tema bem forte e complexo com o polêmico “OS 13 PORQUÊS’ do JAY ASHER, publicado pela Editora Ática, e tivemos defensores e também pessoas que não concordam com a personagem ao culpar o outro por suas escolhas. No final chegamos à conclusão que nenhuma brincadeira ou piada que machuca o outro na verdade Não É Uma Brincadeira e Não Deve Ser Feita!.

E no último bloco conversamos sobre “EXTRAORDINÁRIO” do R. J. PALACIO, publicado pela Editora Intrínseca, e a capacidade de mostrar em suas páginas a importância da gentileza e de se colocar no lugar do outro. Acho que nenhum outro livro conseguiria fechar nosso encontro com tanta maestria como ele.

Durante todas as apresentações tivemos a participação de várias pessoas da plateia que deram sua opinião sobre os livros, além de dividirem experiências pessoais com todos os presentes. Foram momentos bastante enriquecedores. Conseguimos fechar nosso encontro com mais de 180 participantes, 70 livros sorteados e várias carinhas felizes que tiveram a oportunidade de conquistar novos amigos e entender que leitura pode e ajudar a mudar a vida de todos que se deixam conquistar.

Não posso deixar de comentar sobre nossa galerinha do Mutirão do Brigadeiro, que conseguiu até mais do que o número que precisávamos: Rafa, Lídia, Marlucy e a Barbara, Muito obrigada pela ajuda e por conseguir e organizar os voluntários para nosso projeto. Agradeço também a todos que ajudaram, vocês arrasaram!!!

Muito, muito, muito obrigada pela participação de todos e, principalmente nos Anjos e na Laila Pimenta minha irmã que tem me apoiado nos encontros apresenta junto comigo os encontros e na cuida das redes sócias… ATÉ ABRIL para uma nova edição do #ClubedoLivroBH!!!!