Com apenas 4 episódios, The Good Doctor é um remake americano de um kdrama (ou Korea Drama) de muito sucesso na Asia que vem conquistando o publico de maneira avassaladora. A prova disso é que na ultima semana a serie foi o programa mais assistido da ABC (sim, ABC é quem passa Greys Anatomy) e já é tida como a principal aposta da emissora, que alimenta a expectativa de em breve o show ser a série medica mais assistida da TV Americana.

Séries medicas têm sempre um lugar reservado na grade de qualquer telespectador, a prova disso é que quando elas dão certo, duram anos, temos Grey’s Anatomy e ER que não me deixam mentir. Com apenas 4 episódios, The Good Doctor é um remake americano de um kdrama (ou Korea Drama) de muito sucesso na Asia que vem conquistando o publico de maneira avassaladora.

A prova disso é que na ultima semana a serie foi o programa mais assistido da ABC (sim, ABC é quem passa Greys Anatomy) e já é tida como a principal aposta da emissora, que alimenta a expectativa de em breve o show ser a série medica mais assistida da TV Americana.


The Good Doctor foca na vida de Shaun Murphy, um jovem medico que troca a sua pacata cidade no interior para se tornar residente cirúrgico em um renomado hospital na cidade grande. A principal surpresa da série é que Shaun possui autismo com savatismo (Síndrome do Sábio) devido a este quadro alem de ser extremamente inteligente e possuir um grau de percepção elevado fazendo com que note coisas que a maioria das pessoas (e médicos) não conseguem notar, ele tem grande dificuldade em se conectar com as pessoas e a serie explora perfeitamente esta dificuldade e limitação, ao mesmo tempo em que deixa claro ao telespectador o quão brilhante o jovem é.

Ao chegar no novo hospital Shaun divide opiniões entre os funcionários, pois embora seja extremamente inteligente, não possui uma das habilidades mais necessárias em um medico, a capacidade de sentir empatia e conexão com o paciente, fazendo com que a maioria das pessoas duvidem da decisão de aceitar Dr. Murphy como residente cirúrgico. Muito bem construída e dirigida, The Good Doctor nos coloca dentro da cabeça do jovem autista e mostra algumas vezes de maneira bem detalhada e didática o que ele esta pensando e como chegou a tal resposta, deixando tudo muito mais interessante, inteligente e verdadeiro.

The Good Doctor - Série 2017

Shaun Murphy é interpretado por Freddie Highmore, um ator conhecido do publico desde criança, mas que elevou a sua carreira ao incorporar de maneira brilhante e impecável o psicopata Norman Bates na serie recém terminada Bates Motel. Freddie que pra mim (uma leiga) é um dos atores com o futuro mais promissor da atualidade, pois consegue dar vida aos personagens de maneira tao verídica que deixa o telespectador em duvida se ele esta interpretando ou só sendo apenas quem é. Em The Good Doctor não é diferente, Freddie se supera a cada episodio e nos conquista e convence logo nas primeiras cenas, fazendo assim nascer facil um carinho pelo personagem.

Com apenas 4 episódios já deu para perceber um pouco como será a pegada da serie, que por sinal segue a receita de sucesso de todos as outras series medicas, nos dando em cada episodio um caso diferente, mostrando um pouco da historia do paciente, focando nas dificuldades da equipe em resolver o quadro e entregando pouco a pouco da historia do personagem principal ao longo da temporada. Não se sabe muito sobre a vida que Shaun levou ate chegar a se tornar residente, porém é possível saber que ele teve um caminho duro e longo, de muito preconceito, bulling e falta de entendimento dentro e fora de casa.

Particularmente pretendo acompanhar The Good Doctor, pois tenho uma certa facilidade em gostar de tudo que envolva hospital e me apego fácil a personagens que fogem do padrão demonstrando alguma característica peculiar, por isso me apaixonei por Shaun nos primeiro minutos da serie. Ainda é difícil prever se o programa vai vingar e ser de fato o sucesso que todos esperam, uma vez que embora tenha ultrapassado a audiência de Greys semana passada, a serie de Shonda é um sucesso constante de 13 temporadas que arrasta multidões por onde passa. The Good Doctor tem energia potencial para se tornar um verdadeiro fenômeno, e se depender do investimento da toda poderosa ABC ela será.

Recomendo fortemente The Good Doctor para quem gosta de series dramáticas sem serem extremamente densas e cansativa e para os fieis telespectadores que assim como eu que não abandonam nem por decreto divino o dia a dia de um hospital. Termino esta resenha dizendo que quem se interessou pela temática do seriado deveria começar a ver logo, pois se ela mostrar o que estamos esperando, irá render por muitas temporadas e quem não viu no começo, quando der por si, vai ter uma serie de 5 anos para colocar em dia e conselho de quem vive passando por isso, se apaixonar logo no inicio é a melhor coisa a se fazer.

Matéria escrita por Taay Vieira, enquanto colunista do blog.

 

__________________________________________________________________________________________________________

O Bom doutor
Titulo Nacional: O bom doutor
Desde 2017
Duração média por episodio : 42min
Drama, Médico
Direção: David Shore
Elenco: Freddie Highmore, Nicholas Gonzalez, Antonia Thomas
Nacionalidade EUA
Canal original ABC
Indicações: Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator em Série Dramática.
Onde assistir: Globoplay