LIVRO

RESENHA | SEM CORAÇÃO – MARISSA MEYER

29 junho, 2019 por

RESENHA: SEM CORAÇÃO – MARISSA MEYER

A resenha de hoje é de um livro que pode ter sido esperado por muitas pessoas, por ser inspirado em um clássico que muitos leram na infância. “Sem Coração” escrito por Marissa Meyer, lançado em 2018 pela editora Rocco, conta a história da Rainha de Copas, antes de se tornar monarca.

Catherine era uma jovem cobiçada, no reino de Copas, além de ser a favorita do Rei. Apesar desse sucesso, a garota nunca sonhou ter toda essa atenção. O que mais ela queria era fazer seus doces, tortas e bolos e abrir uma confeitaria com sua criada e melhor amiga, Mary Ann.

Quando a jovem Cath conhece o novo bobo da corte, alguma coisa muda dentro dela. Sem perceber ela acaba se apaixonando por ele, mas como nada na vida é fácil, o rei decide pedir a mão de Cath em casamento. A jovem assim tenta lutar contra seus pais para viver seu amor com Jest, o bobo da corte.

“- Eu não quero ser a rainha! Eu quero… Não sei. Se um dia eu me casar, eu quero que haja romance e paixão. Quero me apaixonar.”

No meio dessa trama, um monstro horrível aparece em Copas, aterrorizando a todos: o Jaguadarte. Fazendo o enredo se dividir entre o aparecimento de um monstro que muitos acreditavam ser uma lenda e Cath, a jovem cobiçada pelo rei, mas que acabou se apaixonando pelo bobo da corte.

Esse é o resumo de “Sem Coração” e a primeira coisa que vou dizer é: desculpa Karina, mas não gostei tanto assim dele. Outra colunista aqui do blog é apaixonada com o universo de Alice, e eu precisava dizer isso. Mas fiquem tranquilos, vou tentar explicar direitinho, o que gostei e não gostei durante a leitura.

Marissa fez algo que eu admiro muito, revisitou uma história e deu um novo contexto e carinha para ela. Sabe por que eu admiro isso? Porque podemos conhecer uma história nova, com algo que muitas pessoas gostam. Nesse caso, conhecemos a história de um personagem: a Rainha de Copas.

Não sei se muita gente faz isso, mas eu sempre me pergunto o motivo de uma coisa ter acontecido. No caso de personagens, me pergunto sobre a história deles e o porquê deles serem como são. Em muitos livros, acompanhamos o amadurecimento desses personagens e o que os levou a tomar certas atitudes. Nos clássicos contos de fadas, não há isso.

“- Sou a melhor confeiteira de toda Copas, e todo mundo que provou meus doces sabe.”

Foi divertido ver a Rainha de Copas se transformar na temida monarca, pena que eu comecei a me divertir muito tarde com isso. Cath é uma jovem doce, e algo na personalidade dela não me caia bem. Na verdade, ela me irritou bastante, com indecisões e falando que ia fazer algo, mas na hora H fazendo o oposto do que disse.

“Corte-lhe a cabeça.
As palavras se repetiam nos pensamentos dela.”

Alguma coisa na personalidade de Cath não me convencia, e eu não conseguia torcer pelo final feliz dela. Talvez, isso tenha ocorrido porque eu sabia que não haveria final feliz, afinal, ela tinha que se transforma na Rainha de Copas. Então a leitura foi difícil, mas quase no final de “Sem Coração” a figura mudou. Não vou dizer o que aconteceu para não dar perigo de spoiler, mas finalmente eu gostei de Cath

Para os fãs de Alice, não julguem Marissa pelas liberdades criativas que ela tomou. No final da edição ela até escreveu uma nota contando um pouco sobre uma dessas liberdades criativas.

Apesar disso, ainda para os fãs de Alice, fiquem felizes. Muitos personagens do conto de fadas aparecem na história. O Chapeleiro Maluco, o Coelho Branco, Cheshire, são alguns dos nomes que posso citar. Além disso, eu senti uma leve menção a uma garotinha que encontrou um buraco de coelho do outro lado do espelho. Terminei de spoiler por hoje, prometo.

“- Eu ouvi uma história deliciosa na festa hoje (…), sobre uma garotinha que descobriu um buraco de coelho (…).”

Marissa Meyer é formada em escrita criativa e segundo ela, quis ser escritora desde que descobriu que “escritora” era uma profissão. Outra coisa que ela diz é que uma de suas primeiras palavras foi “história”, além de um dos seus brinquedos preferidos de bebê, ter sido um “livro” macio.

A autora que é publicada no Brasil pela Rocco, tem seis livros lançados no país, a série “Crônicas Lunares” e “Sem Coração”. Em seu site, encontrei algo bem bacana que pode ser interessante para muitos leitores. Marissa preparou playlists para as séries que escreveu. Se quiser conferir as músicas é só clicar aqui. Além das músicas, a autora também disponibilizou algumas imagens inspiradoras.

“- A Rainha Branca me disse uma vez que havia dias em que ela acreditava em até seis coisas impossíveis antes do café da manhã.”

__________________________________________________________________________________________________________________

SEM CORAÇÃO - MARISSA MEYERTítulo: Sem Coração
Autora: Marissa Meyer
Ano: 2018
Páginas: 416
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia, Jovem Adulto, Romance, Ficção
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Jady Santos
    julho 22, 2019

    Gostei bastante da sua resenha.
    Mês passado comecei a ler o livro, mas acabei parado pois fiquei de ressaca (final de semestre da faculdade). Eu estava amando o livro e gostei da personagem, da história, e lembro que estava bem curiosa para saber sobre o que ia acontecer. Estou no comecinho ainda, mas acho que vou gostar bastante.
    Só sei que estou muito curiosa agora 😉

    https://garotaeraumavez.blogspot.com/

  • Narjara
    julho 09, 2019

    Pensa numa pessoa que sofreu com esta história! Sério, mesmo sabendo que ia dar muito ruim no final, me vi torcendo por eles. Acho que mais pelo Jest, porque tb achei a Cath muito frouxa em várias ocasiões. Mas de toda forma, acho que o que ela viu acontecer no final, justifica bem ela ter virado a louca Rainha de Copas.