Acho que todo leitor já teve aquele ou aqueles livros que deixam um vazio quando terminam, que te faz perder o sono, devorando página após página. Faz com que se apaixone por personagens e que alguns sentimentos simplesmente saiam à vista “Um Verão para Recomeçar” foi um desses livros para mim.

“Sentia que me acalmava à medida que corria. A parte racional do meu cérebro me dizia que em algum momento eu teria de voltar, mas não era isso que eu queria ouvir àquela altura. Só queria fingir que aquele dia – aquele verão inteiro – não iria acontecer, algo que ficava mais fácil de imaginar à medida que me distanciava de casa.”

A história conta sobre o verão de Taylor e sua família, após descobrir que o pai tem câncer pancreático, estágio quatro (há pouco tempo descobri que esse é o estágio final). Com apenas alguns meses de vida, Robin Edwards resolve passar um verão em família na sua casa de veraneio no Lago Phoenix, localizado nos Montes Pocono na Pensilvânia. O problema é que há cinco verões a família não passa as férias juntas e também não volta na casa do lago. Há cinco verões alguma coisa aconteceu na vida de Taylor que a fez não querer mais voltar lá.

Durante todo o livro vemos a história no presente mesclada com lembranças do que aconteceu no lago para fazer com que Taylor não quisesse mais voltar. Acompanhamos a personagem a passar por um turbilhão de emoções, relembrando o passado, vivendo o presente e tentando encarar o que o futuro reserva ou o que ele irá tirar dela: seu pai.

{ #RESENHA } UM VERÃO PARA RECOMEÇAR - MORGAN MATSON

Vários personagens que marcaram durante a leitura, fazendo com que eu me apaixonasse pelos pequenos detalhes das personalidades, como a mania de querer saber tudo de Warren, irmão de Taylor, ou a vontade e o desejo de querer proteger quem se ama como vi em Davy, irmão de Henry. E por incrível que pareça Murphy, o cachorro que apareceu na porta da casa de verão, foi adotado pela família e teve um papel na história que me tocou profundamente.

O livro fala de recomeços, segundas chances, coragem, amor e amizade. Trouxe o sentimento de compreensão, de redescobrimento, de reinvenção de quem somos. Nunca é tarde para superar nossos medos e receios e abrir o coração para as coisas que nos fazem bem. Nunca é tarde para viver. Essas foram as principais mensagens que observei na leitura.

“Apesar de não fazer a viagem há cinco anos, eu ainda era capaz de antecipar cada curva da estrada. Meus pais compraram aquela casa antes de eu nascer e, por anos, passamos todos os verões ali, chegando no início de junho e voltando no fim de agosto, meu pai passando a semana sozinho em Connecticut e nos fazendo companhia nos fim de semana.”

A diagramação dele é bem bonita, começando pela capa e a escolha da fonte do título, que dá a sensação de romance e verão. Além da divisão dos capítulos há intertítulos que dividem o livro. “Um Verão para Recomeçar”, venceu o California State Book Award e é o segundo livro da autora Morgan Matson. O título, é o primeiro da autora publicado no Brasil, pela editora Novo Conceito.

“Mas você tem um coração que é enorme, lindo e forte, e merece ser compartilhado com alguém que mereça isso. Você vê as coisas com outra perspectiva quando sabe que não vai virar a página de um novo mês no calendário. E percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos – o amor é tudo que existe.” 
________________________________________________________________________________________________________________
Título: Um Verão para Recomeçar
Morgan Matson
Ano: 2017
Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, Drama
Onde comprar: AMAZON