{ #RESENHA } UM VERÃO PARA RECOMEÇAR – MORGAN MATSON

24 outubro, 2017 por
{ #RESENHA } UM VERÃO PARA RECOMEÇAR - MORGAN MATSON
Título: Um Verão para Recomeçar | Morgan Matson | Ano: 2017 | Páginas: 352 | Editora: Novo Conceito | Gênero: Romance, Drama | Adicione ao Skoob

“Sentia que me acalmava à medida que corria. A parte racional do meu cérebro me dizia que em algum momento eu teria de voltar, mas não era isso que eu queria ouvir àquela altura. Só queria fingir que aquele dia – aquele verão inteiro – não iria acontecer, algo que ficava mais fácil de imaginar à medida que me distanciava de casa.”

Acho que todo leitor já teve aquele ou aqueles livros que deixam um vazio quando terminam, que te faz perder o sono, devorando página após página. Faz com que se apaixone por personagens e que alguns sentimentos simplesmente saiam à vista “Um Verão para Recomeçar” foi um desses livros para mim.

A história conta sobre o verão de Taylor e sua família, após descobrir que o pai tem câncer pancreático, estágio quatro (há pouco tempo descobri que esse é o estágio final). Com apenas alguns meses de vida, Robin Edwards resolve passar um verão em família na sua casa de veraneio no Lago Phoenix, localizado nos Montes Pocono na Pensilvânia. O problema é que há cinco verões a família não passa as férias juntas e também não volta na casa do lago. Há cinco verões alguma coisa aconteceu na vida de Taylor que a fez não querer mais voltar lá.

Durante todo o livro vemos a história no presente mesclada com lembranças do que aconteceu no lago para fazer com que Taylor não quisesse mais voltar. Acompanhamos a personagem a passar por um turbilhão de emoções, relembrando o passado, vivendo o presente e tentando encarar o que o futuro reserva ou o que ele irá tirar dela: seu pai.

{ #RESENHA } UM VERÃO PARA RECOMEÇAR - MORGAN MATSON

“Apesar de não fazer a viagem há cinco anos, eu ainda era capaz de antecipar cada curva da estrada. Meus pais compraram aquela casa antes de eu nascer e, por anos, passamos todos os verões ali, chegando no início de junho e voltando no fim de agosto, meu pai passando a semana sozinho em Connecticut e nos fazendo companhia nos fim de semana.”

Vários personagens que marcaram durante a leitura, fazendo com que eu me apaixonasse pelos pequenos detalhes das personalidades, como a mania de querer saber tudo de Warren, irmão de Taylor, ou a vontade e o desejo de querer proteger quem se ama como vi em Davy, irmão de Henry. E por incrível que pareça Murphy, o cachorro que apareceu na porta da casa de verão, foi adotado pela família e teve um papel na história que me tocou profundamente.

O livro fala de recomeços, segundas chances, coragem, amor e amizade. Trouxe o sentimento de compreensão, de redescobrimento, de reinvenção de quem somos. Nunca é tarde para superar nossos medos e receios e abrir o coração para as coisas que nos fazem bem. Nunca é tarde para viver. Essas foram as principais mensagens que observei na leitura.

A diagramação dele é bem bonita, começando pela capa e a escolha da fonte do título, que dá a sensação de romance e verão. Além da divisão dos capítulos há intertítulos que dividem o livro. “Um Verão para Recomeçar”, venceu o California State Book Award e é o segundo livro da autora Morgan Matson. O título, é o primeiro da autora publicado no Brasil, pela editora Novo Conceito.

“Mas você tem um coração que é enorme, lindo e forte, e merece ser compartilhado com alguém que mereça isso. Você vê as coisas com outra perspectiva quando sabe que não vai virar a página de um novo mês no calendário. E percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos – o amor é tudo que existe.” 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

16 Comentários

  • RUDYNALVA
    outubro 29, 2017

    Elisa!
    Um livro adolescente que envolve ter de enfrentar tantos sentimentos pesados e diversos, deve ser enriquecedor, apesar da grande carga emocional que ele traz e também emoções e sentimentos de perda e amizade.
    Será que vai dar ressaca literária?
    Deve ser um livro lindo!
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    https://plus.google.com/u/0/111194092799975896009/posts/EZL2wxKQvid

  • Jois Duarte
    outubro 28, 2017

    Danada vc, hein, fez a resenha e sequer uma vez falou pq Taylor e a família não voltaram pra casa de veraneio. São situações difíceis: um pai em estágio terminal, essa coisa que aconteceu e que a fez não voltar a casa, a família. Ótima resenha!

  • Isabela Carvalho
    outubro 28, 2017

    Oi Ana 😉
    Adoro livros assim que mostram histórias de vida e superação, que despertam diversos sentimentos no leitor durante a leitura e até depois. Consegui o livro em uma troca, e estou ansiosa para ler ele, ainda mais depois de ler sua resenha… sinto que vou ser tocada pela narrativa *-*
    Já perdi duas pessoas para essa doença terrível, e acho que posso me identificar demais com a Taylor, e acredito que é incrível quando o autor cria um personagem tão real que conseguimos nos identificar.
    Enfim, adorei seus comentários e obrigada pela indicação!
    Bjos

    Divulgação: https://www.facebook.com/isabelacarvalho.isabela/posts/1542420415839271

  • Ketherine Gomes
    outubro 27, 2017

    Vi muita gente lendo, mais não fazia ideia da história.
    Com certeza é o tipo de leitura que eu amo de paixão.

  • Herica Lima
    outubro 26, 2017

    Já li várias resenhas positivas dessa leitura.
    Estou gostando cada vez mais e não vejo a hora de ler.
    Adoro livros nesse estilo de romance com drama.
    Deve ter muitas reflexões.

    https://twitter.com/Of_Watson/status/923639056277360640

  • Stephanny Manini
    outubro 25, 2017

    Oi,
    Não conhecia esse livro, não ando acompanhando os lançamentos da Novo Conceito. Achei a trama, aparentemente,bem delicada e tocante, ideal para aqueles dias de leitura preguiçosa. A protagonista me causou identificação já na sua resenha e me deixou com mais vontade de ler esse livro logo *–*

  • Nicole Longhi
    outubro 25, 2017

    A capa está maravilhosa!
    Se a resenha já mexeu comigo, imagina o livro.
    Acho muito emocionante história de pai e filha, algo que toca bem fundo e mesmo não sendo meu tipo favorito de leitura, gostei da premissa.
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora.
    Parabéns pela resenha.

    beijos

  • Marta Izabel
    outubro 25, 2017

    Oi, Ana!!
    Adorei a resenha do livro e acho estórias que tem na premissa de amizade, recomeços, segundas chances e amor bem interessante e sem dúvida esse livro é tudo isso e muito mais!! Amei a capa e a edição que ficaram lindas demais!!
    Bjoss
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/923013680547225606

  • Carol Campos
    outubro 25, 2017

    Não conhecia a autora mas, a história até que me chamou atenção sobre o passado de Taylor e o motivo dela não querer voltar a casa de veraneio… Porém, envolve muito o emocional portanto, vou anotar a indicação e deixar para uma próxima.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/923007501770956800

  • Samanta Samy
    outubro 25, 2017

    Não me interessei em ler, mas o livro tem dois pontos que gosto muito: o fato de transitar entre o passado e o presente na narrativa e a abordagem da morte.
    Gosto de livros que abordam a morte sem "romantizar" demais.
    Até escrevi um trabalho sobre isso, mas ligado a literatura infantil.
    Voltando ao referente livro rs, realmente não fiquei interessada, pois, parece abordar a perda da forma que já conhecemos.

    Divulgação no Twitter: https://twitter.com/SamyACS/status/923001621126119426

  • pamela mendes
    outubro 25, 2017

    Eu já ouvi falar desse livro, mas não sabia que era tão bom assim. Eu achei o enredo dele bem diferente e interessante, e eu gostei muito da mensagem do livro, e de falar de recomeços e amizade.
    Só não sou muito fã de livros que mesclam passado e presente, mas fiquei com vontade de ler ele mesmo assim.
    Bjss ^^
    Divulgação: https://www.facebook.com/pamela.mendes.39395/posts/871696876341009

  • Gislaine Lopes
    outubro 24, 2017

    Oi Ana,
    Taylor terá que enfrentar o passado e lidar com questões profundas, como problemas familiares, para poder ter um último momento de felicidade ao lado pai, mas se ela não superar todas as suas questões este pode ser um verão com más recordações e arrependimentos e, pode ser, que ela não tenha uma segunda chance. Acompanhar uma personagem que busca se reconectar com a família e amigos é na certa uma história cheia de aprendizado e emocionante. Como gosto de um bom drama, fico muito feliz em receber a indicação de Um verão para recomeçar.

    Twitter: https://twitter.com/GisahSLopes/status/922963665766281217

  • Maria Alves
    outubro 24, 2017

    Parece ser uma historia muito comovente e também inspiradora, passar pelo que a personagem esta passando não é nada fácil, é de desanimar, mas pelo visto ela consegue dar a volta por cima e recomeçar, estranho e curioso a personagem não querer ir na casa do lago.

    https://twitter.com/maria64896321/status/922945607869915136

  • Marlene Conceição
    outubro 24, 2017

    Oi.
    Que premissa mais interessante, eu já tinha ouvido falar porém confesso que ele não tinha me chamado muita atenção.
    No entanto após sua resenha Fiquei super curiosa para ler principalmente para saber o que acontece na Trama, sei que esse livro traz uma reflexão muito grande a respeito da perda e isso é algo que eu estou ansiosa para ler apesar da história bastante triste ao meu ver Há sempre algo boa a absorver, enfim não vejo a hora de ler.
    Bjs.

  • Jessica Borges
    outubro 24, 2017

    Olá! Pelo o que eu pude perceber, esse livro é um daqueles que vai me fazer chorar litros. Eu me emociono fácil, então essa não é uma tarefa muito difícil rsrs. Adoro esses livros que falam sobre família, é um tema muito legal e que toca o coração. Ansiosa para começar essa leitura. Bjos!

    Twitter: https://twitter.com/Jeje__Borges/status/922885023015014403