Várias são as releituras das histórias de Sherlock Holmes e “Um Estudo em Charlotte” vem para esse time, vencedo o prêmio de melhor ficção para jovens adultos da American Library Association. Mas como uma proposta bem inovadora: agora vamos acompanhar os descendentes das famílias Holmes e Watson. Com clima nostálgico e misterioso do famoso detetive consultor, embarcamos em mais uma aventura. O livro é o primeiro da série “Charlotte Holmes”.

James Watson é americano, mas se sente em casa em Londres. Após conseguir uma bolsa de estudos no famoso Colégio Sherringford, nos Estados Unidos, ele não está nada feliz. Ainda mais porque o colégio fica próximo à casa do seu pai, que saiu de casa quando ele ainda era bem novo. Mas em Sherringford também estuda Charlotte Holmes, tataraneta de Sherlock, por quem sempre teve fascinação.

Apesar de não se conhecerem pessoalmente o garoto sabe tudo sobre ela. Charlotte possui as habilidades e o gênio de seu antepassado famoso. O primeiro contato entre os dois então não é muito fácil, mas um assassinato no Campus fará com que se unam naturalmente… Assim como a outra dupla Holmes e Watson que conhecemos. Ainda mais que esse assassino parece também seguir a referência e recriar alguns traços já conhecidos.

“Com todo o tempo passado na sala 442 do prédio de ciências, o mundo exterior ficou cada vez mais estranho.”

É importante inicialmente ressaltar como um Um Estudo em Charlotte é tão atual conseguiu resgatar tão bem o clima sóbrio das histórias de Sherlock. Com um ar jovem, colegial, você se vê coletando provas e observando fatos. Não resta dúvidas que a autora é uma grande fã e observadora das obras de Sir Arthur Conan Doyle.

A descrição e referência dos personagens principais ficou perfeita. Charlotte, como uma boa Holmes, possui vários costumes e manias estranhas. Sua família manteve através das gerações o ensino em casa da dedução e lógica, sendo todos altamente preparados e inteligentes.

James é um Watson por parte de pai, então dá para saber que este é um elo fraco. Porém, a ideia de uma Holmes com sua idade sempre o fez sonhar com um parceiro de aventuras. Ainda mais com sua dificuldade em fazer amigos e controlar sua raiva.

“Mesmo antes de ter conhecido Charlotte Holmes, tinha certeza de que ela seria a única amiga que eu faria naquela porcaria de lugar”.

UM ESTUDO EM CHARLOTTE - BRITTANY CAVALLARO

É neste cenário que os dois se encontram, e sim, já vimos isso antes. Um Estudo em Charlotte é uma releitura de “Um Estudo em Vermelho”, primeiro volume das Aventuras de Sherlock Holmes. No livro, os dois também estranhos e diferentes Holmes e Watson se encontram, e pelo destino passam a conviver juntos. A junção do excêntrico com o normal.

Neste lançamento temos as diferenças se unindo mais uma vez. Mas as referências não param por aí. A vítima do crime é encontrada com um exemplar de “As Aventuras de Sherlock Holmes”; há indícios de que estejam recriando o caso “a banda malhada”; o assassinato envolve veneno; Charlotte presta consultoria a distância para a Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres (assim como seu tataravô); a nova dupla tem como”endereço fixo” a sala 442 do prédio de ciências; entre outros.

“Eu sempre fui encantado com a ideia dessa menina, a única Holmes da minha idade…”

UM ESTUDO EM CHARLOTTE - BRITTANY CAVALLARO

Como disse, o livro inicia uma série, e Charlotte tem potencial. Inicialmente, é uma mulher e isso já valorizo muito! Juntando a suas habilidades de dedução, química, excentricidade, problema com drogas e medicamentos (assim como Sherlock), seus momentos no violino e seu parceiro Watson, ela é um pacote completo de curiosidade investigativa. James segue o padrão pacato de John Watson. Sério, com raiva mal contida, inteligente e narrador dos acontecimentos.

Sendo assim, se você é fã precisa conferir! E se não é, precisa conhecer. Com certeza o clima investigativo e a curiosidade do que está por vir já valem muito a pena. Ainda mais tendo personagens tão icônicos como plano de fundo. Que venham os próximos!

“Esses Holmes, eles são esquisitos. Eles ainda treinam os filhos desde que nascem em habilidades de dedução. Desencorajam eles a fazer amigos, ou pelo menos foi o que ouvi.”

_________________________________________________________________________________________________________________

LIVRO UM ESTUDO EM CHARLOTTE - BRITTANY CAVALLAROUm Estudo em Charlotte
Você nunca viu Watson e Holmes desse jeito antes.
Subtitulo: Charlotte Holmes # 1
Autora: Brittany Cavallaro
Ano: 2019
Páginas: 384
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Ficção, Jovem adulto, Suspense e Mistério
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon