Sabe aquele livro para você ler em duas ou três sentadas? Que quando você percebe já está o dia inteiro vivendo aquela história, sorrindo, chorando, se emocionando e se apaixonando junto com os personagens? “Um Dia em Dezembro” é esse tipo. Quando eu vi a divulgação da publicação e até quando ele chegou nas minhas mãos, pensava que a história era uma coisa, mas a medida que fui lendo, fui vendo do que realmente se tratava. Então vou tentar fazer uma sinopse boa para que vocês entendam do que se trata a leitura.

Laurie nunca acreditou em amor a primeira vista, afinal, a vida é muito mais complicada do que se apaixonar apenas com um olhar. Ela acreditava nisso, até que em uma manhã de dezembro voltando para casa em um ônibus de dois andares, ela encontra um homem no ponto de ônibus. Os olhos dos dois se encontram e quando parece que ele resolveu tomar alguma atitude o ônibus começa a andar.

“Natal é para ser um tempo de esperança, amor e, acima de tudo neste momento, sonecas.(…) Porque é impossível se cansar de ver um infeliz parado no frio segurando cartazes que silenciosamente declaram à esposa do melhor amigo que seu coração despedaçado sempre a amará. Se bem… isso é romântico? Não sei. Quero dizer, meio que é, de um jeito piegas, mas o sujeito também é o pior amigo do mundo.”

Durante um ano inteiro, Laurie procura o homem do ponto de ônibus, não conseguindo esquecê-lo. Quando finalmente o encontra, ele é apresentado como Jack, o novo namorado de Sara, sua companheira de apartamento e melhor amiga. Laurie então decide esquecer e resolve não contar para Sarah quem Jack realmente é, afinal, já se passou um ano inteiro e ele parece não se lembrar dela. O enredo se passa em um período de quase dez anos, acompanhando o crescimento dos personagens, os dramas, os encontros e desencontros do destino.

Acho que já falei demais sobre a sinopse, então vamos lá. A leitura é aquela que te cativa, tenho certeza que se eu não tivesse que ter parado para trabalhar teria continuado o dia inteiro apenas lendo, a prova disso é que cheguei em casa de noite, deitei no sofá e fiquei lendo por horas. Quando li a sinopse, a minha impressão é de que os dois iriam se encontrar apenas uma vez por ano, quando essa impressão foi embora, fiquei pensando que ficaria dramático demais, teria muito “mimimi”. Mas nada disso.

“Dez meses é muito tempo para procurar por um completo desconhecido, presumindo que ele esteja solteiro, goste de mim e não seja um psicopata. Sarah vive falando que devo seguir em frente, dando a entender que preciso encontrar outro cara antes que vire freira. Sei que ela tem razão, mas meu coração ainda não está pronto para abrir mão dele. Aquela sensação quando nossos olhos se encontraram – nunca passei por aquilo antes, nunca.”

 

Durante os dez anos, vemos os dois com muitos encontros e desencontros. Tem drama? Claro que tem, mas é aquele tipo que só vem para melhorar a história e nada de cair na mesmice. Me peguei torcendo para que os dois ficassem juntos, e depois para que cada um seguisse sua vida. A autora me fez querer a felicidade dos personagens, sem que necessariamente fosse um com o outro.

O livro pode até se chamar “Um Dia em Dezembro”, mas é aquele tipo de romance que poderia se passar com qualquer um, em qualquer momento da vida. Além de aquecer o coração em qualquer época do ano, não apenas em dezembro. Como disse antes, a autora nos aproxima tanto da história que durante toda leitura vamos torcendo para que todos os personagens sejam felizes.

“Um Dia em Dezembro” é a primeira obra de Josie Silver e tenho que dizer que foi uma estreia maravilhosa. Josie se declara como uma romântica que conheceu seu marido quando pisou no pé dele, em seu aniversário de 21 anos. Hoje ela mora com ele, seus dois filhos pequenos em uma cidadezinha na Inglaterra chamada Wolverhampton. Na biografia de sua conta no instagram a autora colocou que seu segundo livro sairá em 2019.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Um Dia em Dezembro Título: Um Dia em Dezembro 
Autor: Josie Silver
Ano: 2018
Páginas: 392
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Romance, Ficção
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar: Amazon