LIVROS

TIGER LILY – JODI LYNN ANDERSON | RESENHA

29 outubro, 2018 por

TIGER LILY - JODI LYNN ANDERSON
Se tem um lançamento que estou ansiosa pela leitura desde a Bienal de SP desse ano, com certeza é “Tiger Lily” da editora Morro Branco. Além de sua capa lindíssima e uma edição impecável, o livro traz uma releitura inovadora da história de Peter Pan, da qual sou muito fã, com foco na indiazinha valente que sempre ficou em segundo plano. E pra completar a empolgação, algo que eu descobri somente quando comecei a leitura e que me deixou eufórica é que a narradora de toda a história é a fada Sininho!

O livro conta a história de Tiger Lily, um bebê encontrado pelo Xamã Tic Tac da tribo dos Comedores de Céu e criada como sua filha. Diferente de todas as outras meninas da tribo, ela se destacava por sua bravura, agilidade e silêncio, e foi a curiosidade por saber mais daquela misteriosa menina que fez a fada Sininho virar sua fiel escudeira, mesmo que na maioria das vezes sentisse nem ser vista pela menina devido a seu tamanho de mosquito.

“Esta é uma história de amor, mas não como as que já ouviu. O menino e a menina estão longe de ser inocentes. Vidas amadas são perdidas. E o bem não vence.”

DICA DE LIVRO: TIGER LILY - JODI LYNN ANDERSON

Vivendo na Terra do Nunca, onde se envelhece apenas até algo marcante acontecer em sua vida e com aquela idade ficará até o fim, a vida de Tiger Lily começa a mudar aos seus 15 anos por causa de dois acontecimentos: a chegada de um barco inglês resultando no naufrágio de um desconhecido que ela decide ajudar, e o encontro inesperado com o perigoso e lendário Peter Pan, junto a seus meninos perdidos, por quem acaba se apaixonando.

Junto a Pan, a jovem índia vai descobrir os perigos da Terra do Nunca e ver que muitas vezes eles estão mais próximos de nós do que imaginamos, além de ter a certeza de que todas as nossas decisões geram consequências, podendo ser irreversíveis.

“Às vezes o coração de Tiger Lily batia pela sua aldeia. Eles podiam acreditar que era amaldiçoada, temê-la e sussurrar sobre ela. Mas ainda se importavam o suficiente para sentir compaixão por ela. “

Se eu achava que estava preparada pra essa leitura estava terrivelmente enganada. Apesar de ter como cenário a mágica Terra do Nunca, a magia não está presente. Os personagens receberam características e atitudes bem humanas, o que não foi uma perda, pois resultou em uma linda história real, melancólica e reflexiva. Não espere então um conto de fadas porque não encontrará!

Peter Pan, diferente do conto original, assume as atitudes de um garoto de 16 anos e, apesar do senso de liberdade, se permite amar e deseja ter alguém ao seu lado. O capitão Gancho não perdeu sua mão na ilha, mas é alguém obcecado e decadente que procurou a ilha por toda a vida e vê em Peter aquilo que sempre quis ser. Até mesmo o pirata Smee ganha uma história real e bem interessante.

“Ela se destacava como uma combinação de pantera peregrina e menina. Ela espreitava em vez de caminhar.”

EDITORA MORRO BRANCO

Já Sininho e Tiger Lily são um show à parte. Como alguém que vê tudo do alto, a fadinha se torna um quase um narrador onisciente. Está presente em todos os cenários e, por não falar, não consegue interferir nos acontecimentos trágicos que estão por vir. Ela te explica de maneira bem emocionante seu carinho por Tiger Lily e te faz apaixonar pela personagem devido à sua visão tão encantadora dela. E mesmo quando ela se vê apaixonada por Peter, da indiazinha ela não tem ciúmes, pois a ama mais.

A história dada a Tiger Lily é sensacional. Talvez você se lembre dela apenas como mais uma ciumenta apaixonada na turma de Peter, que na animação recebeu o nome de Tigrinha, mas aqui ela é muito mais. Você vivencia sua relação conturbada com a tribo e suas regras, sua necessidade em ajudar o outro e seu silêncio resignado frente às dificuldades.

“O coração de uma fada é diferente do coração de um humano. Os corações humanos são elásticos.  Têm espaço para todo tipo de paixão, e podem se partir e se curar e amar de novo e de novo. Os corações das fadas são evolutivamente menos sofisticados. Nossos corações são pequenos demais para amar mais do que uma pessoa numa vida.”

PETER PANN

Paralelo ao desenrolar amoroso do triângulo Peter/Tiger Lily/Wendy, existe a tribo dos Comedores de Céu e pra mim ali está a verdadeira chave de toda a história. Várias reflexões surgirão dos acontecimentos deste cenário, envolvendo preconceito, religião, intolerância, política, abuso, desonestidade, falta de empatia… Como dica, aconselho vocês a prestarem atenção no desenrolar da bela e triste história do Xamã Tic Tac.

Sem pó de pirlimpimpim, sem crianças voando, sem amenizar violências e traições, o livro te faz viajar para uma Terra do Nunca perigosa e real, repleta de referências inteligentes ao conto original mas com perigos maiores que sereias e piratas, do tipo que podemos encontrar aqui mesmo, bem na nossa frente!

“Uma aldeia tão ordenada quanto a dos Comedores de Céu deseja que seus membros se encaixem com perfeição. Tiger Lily não se encaixava.”

________________________________________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para Tiger Lily livro"

Titulo: Tiger Lily
Autor: Jodi Lynn Anderson
Ano: 2018
Páginas: 320
Editora: Morro Branco
Gêneros: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Romance
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar: AMAZON

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

7 Comentários

  • Debora Sapphire
    dezembro 29, 2019

    Adorei conhecer melhor esse lançamento que você está ansiosa pela leitura desde a Bienal de SP! Porque eu tenho visto esse livro nas plateleiras, toda vez em que entro nas livrarias. E sempre fico curiosa para saber mais sobre o livro. Então, é ótimo saber agora. Já li um livro da editora Morro Branco, e quero ler mais.

  • Hanna Carolina Lins de Paiva
    dezembro 28, 2019

    Menina, que livro é esse?! Já me encantei com as aventuras, ainda mais sabendo que temos uma protagonista feminina dessa vez. A gente sempre fica apenas com uma versão da história, e não se lembra de olhar por outro ângulo. Amei esse li e já quero para mim.
    Bjks e boas festas! =)

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

  • Nayara Borges
    dezembro 27, 2019

    Olá!
    Que livro incrível! Eu adoro histórias reinterpretadas. A gente acaba conhecendo um lado incrível de personagens que a gente já tinha aprendido a amar. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas já amei o fato de ser narrado por Sininho. Incrível! Dica anotada!

  • Carol Campos
    outubro 30, 2018

    Gente, que releitura maravilhosa! Que tarefa da autora desmistificar esses personagens tornando os mais humanos, mostrando que todos sentem medo e buscam proteção. A Sininho narrando a história é algo adorável, quem imaginária que essa fada travessa escondia tanta sabedoria. Quero conhecer mais a Tiger Lily, uma personagem misteriosa mas que já demonstra ser cativante, inteligente e valente. Espero que assim que possível essa leitura aconteça.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1057096219045040128?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

    • Karina Rodrigues
      dezembro 31, 2018

      Oiee Carol!
      E antes da leitura eu achei que seria difícil algo me cativar tanto quanto a história original. Mas essa história mais real, mais melancólica, tocou meu coração!
      Não deixe de ler e depois me conte o que achou!
      Bjos

  • O Vazio na Flor
    outubro 29, 2018

    É preciso começar este comentário falando do trabalho impecável que a Morro Branco tem com seus lançamentos. Ando ficando de queixo com os livros da Editora!
    Namoro este livro já tem um bom tempo, por também amar a história de Peter,mas também por ter essa nova versão dos fatos, contada assim, desta forma até lúdica e poética!
    Acredito que seja mais como uma história acima da história e pretendo ter e ler este livro em breve!!!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1056947607271079936

    • Karina Rodrigues
      dezembro 31, 2018

      Oiee! Sim, é uma observação real. Tenho ficado encantada com as edições lançadas pela editora. Enchem os olhos antes mesmo que a gente mergulhe na história, né?!
      De uma fã de Peter para outra, te aconselho a leitura urgente desse livro. E depois me conta o que achou!!!
      Bjos