( #RESENHA ) A REBELDE DO DESERTO – ALWYN HAMILTON ( A REBELDE DO DESERTO #1 )

01 maio, 2017 por
A Rebelde do Deserto - Vol. 1
Subtitulo: A Rebelde do Deserto – Vol. 1 |  Autora: Alwyn Hamilton | Ano: 2016 | Páginas: 288 | Editora: Seguinte | Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto
Antes de mais nada, esqueça o lugar em que você está; deixe de lado os valores e deveres da nossa sociedade. Você será transportado para o deserto, repleto de criaturas míticas. Viverá em Miraji, um país governado por um sultão opressor.
“A Rebelde do Deserto” conta a história de Amani Al’Hiza, uma jovem de 17 anos que, devido às leis de Miraji, acaba ficando órfã. Passa então a ser criada por sua incompreensiva tia Farrah (irmã de sua mãe), o marido dela Asid, e suas várias primas. A família vive na Vila da Poeira, um pequeno e pobre vilarejo distante da capital Izman, onde a única e mais forte forma de renda da população é a fábrica de armas construída no local. Essa fábrica é a maior e mais importante do país.
Amani vive sonhando com o momento em que conseguirá fugir daquele local e encontrar seu destino em Izman, onde apenas sua tia Safiyah (e única moradora a sair do vilarejo) conseguiu chegar. Seu desejo de sair dali se intensifica quando seu tio abusivo decide tomá-la como mais uma de suas esposas, uma vez que já a sustenta  (mesmo que de forma precária).

AMO LER
Em uma noite de desespero e planejamento (pois suas tentativas anteriores de fuga nunca deram certo) ela se aventura até a cidade vizinha chamada Tiroteio, berço da ilegalidade e corrupção, para participar de um torneio de tiros vestida de garoto. Fazendo jus a sua criação à beira da fábrica de armas, a habilidade de Amani é incrível. A intenção da jovem é ganhar o torneio, pegar o prêmio e assim ter condições de seguir seu caminho, porém, ao cruzar com o jovem e misterioso forasteiro Jin, ela acabará conhecendo mais sobre si, o país em que vive e todos ao redor, do que acreditava ser possível.  

Ela irá vivenciar as histórias que sempre ouviu sobre as criaturas mágicas, os seres primordiais e a Destruidora do Mundo, além de se ver envolvida em uma rebelião, tomando partido contra o exército dos cruéis estrangeiros Gallans e o sultão que agora são aliados. Amani sempre teve um plano montado para sua vida onde apenas seu bem-estar importava. Talvez ela perceba que o destino lhe reserva muito mais do que aquilo que sempre sonhou.
RESENHA LITERÁRIA
Preciso dizer que este livro é fantástico. Escrita pela estreante Alwyn Hamilton, a série promete desbravar o deserto sem repetir os conceitos e clichês presentes em outros livros com a mesma ambientação. O mundo criado pela autora é repleto de seres míticos e primordiais, detentores de magia, e que podem ser dominados através do ferro. 
Um exemplo são os buraquis, uma espécie de cavalo extremamente veloz feito de areia e vento; existem também os Djinnis, seres há muito não vistos e que possuem poderes característicos; os carniçais andarilhos, seres malignos criados pela Destruidora do Mundo e que ficam a espreita na escuridão. Tudo muito novo e muito bem estruturado para que você se sinta parte da nova região.
A REBELDE DO DESERTO - ALWYN HAMILTON Editora seguinte
Amani é um exemplo de personagem que amadurece bastante com o desenrolar da história. Inicialmente egoísta e um pouco arrogante, a jovem criada em um lar violento vai aprendendo que não há nada errado em confiar e ajudar, em pensar no outro. Uma outra perspectiva interessante é viver junto com ela o machismo e opressão que atinge todas as mulheres da região. 
Ao alternar-se como menino e menina podemos perceber a diferença de tratamento e a desvalorização de suas habilidades quando vindas de uma “invisível” mulher. Miraji pode servir de espelho para nossa sociedade em diversos aspectos, e por isso eu recomendo que você leia de cabeça aberta, absorvendo todos os detalhes que a autora ricamente acrescenta.
Agora sobre o Jin… Bom, sobre ele eu vou deixar vocês mesmos descobrirem!

O livro foi publicado aqui no Brasil pela editora Seguinte e possui uma capa maravilhosa. Sua sequência “A Traidora do Trono” foi lançada neste último mês de março  (logo logo tem resenha dele aqui!) e o terceiro volume ainda está sem previsão.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

27 Comentários

  • Ysa
    junho 01, 2017

    Eu já tinha ouvido falar do livro é uma blogueira aqui da minha cidade (May ❤️) já tinha falado sobre o livro em um Clube do Livro que tivemos com o tema Feminismo,mas não sabia que o livro tinha esses toques aparentemente maravilhosos de magia.Sobre esses seres mágicos do deserto,os carnicais e os andarilhos,sua menção me lembrou um pouco de alguns seres parecidos do livro Puros,da Julianna Baggott,você por acaso já os leu?Sou nova aqui no blog,gostei da resenha.
    Beijos,e realmente recomendo que leia Puros acaso não tenha lido

  • Cristiane Dornelas
    maio 31, 2017

    Amei o jeito dessa história e a personagem parece tão boa! Adoro quando fazem uma personagem que vai amadurecendo ao longo do livro porque fica muito mais interessante na hora de ler. É legal ver o que ela aprende e como fica forte. Acho isso muito bom.
    E a estrutura, ambientação e coisas assim parece fazer a gente imaginar tudo muito bem. Gostei disso no livro, que consiga fazer a gente entrar na história de cabeça. Parece bem escrito e muito bom de ler.

  • Aichha Carolina Pereira
    maio 30, 2017

    Oi Karina,
    Sempre fui fissurada pelo ambiente do Oriente Médio. Adorei a premissa do livro, principalmente por envolver este ambiente e utilizar elementos de fantasia. Legal que Amani vai se desenvolvendo no decorrer do livro.
    Beijos

  • Leituras da Ketellyn
    maio 20, 2017

    Ainda não comecei mas pretendo ler ate o mes que vem, sempre ouço falar maravilhas sobre esse livro e não posso deixar de ler. Adoro essa capa, mas prefiro a do segundo. E esses marcadores são lindos <3

  • pamela mendes
    maio 15, 2017

    Eu ainda não comecei essa série, mas sou doida pra ler ela. Eu gosto muito de livros de fantasia, e eu acho a trama desse livro muito interessante. A história parece ser ótima, e eu acho que vou gostar muito de todos os personagens. Nunca li nada da autora, mas pretendo ler essa série 😀

    Beijos!

  • Gislaine Lopes
    maio 09, 2017

    Oi Karina,
    Sem sombra de dúvidas Alwyn Hamilton foi ousada em sua estréia e criou uma trama com elementos surpreendentes. Em meio ao machismo, injustiça e pobreza, a autora colocou uma personagem forte e determinada que me fez ficar interessada no livro desde seu lançamento. Amani terá muito desafios a enfrentar e já imagino que não serão fáceis. Espero fazer a leitura deste livro logo e poder conhecer a escrita tão elogiada de Hamilton.

  • Dan Igor
    maio 08, 2017

    Boa noite, Karina!
    Acho que vou amar essa saga quando lê-la. Amo histórias fantásticas cheias de ação, como essa aparenta ser, além de também gostar quando a trama apresenta uma personagens feminina forte e guerreira, que desafia os limites que lhe foram impostos! A Amani me lembrou um pouco a Mulan pela sua descrição. É muito bom ver que, aqui, a ambientação é tratada de forma totalmente diferença;
    Abraços =D

  • Herica Lima
    maio 05, 2017

    Esse livro me conquistou desde que eu o vi na pagina da Editora Seguinte!
    Amei a capa e o enrendo. Fiquei muito curiosa para ler!
    Comprei é lógico e achei o livro muito original e a personagem principal é muito forte e que luta pelo que quer. Quero o segundo imediatamente!

  • Alison de Jesus
    maio 05, 2017

    Olá, além de possuir uma trama super original o livro ainda aborda temas sobre a igualdade de gênero algo que sempre vale ser dissertado. Beijos.

  • Caroline Garcia
    maio 03, 2017

    Amei, amei, AMEEEEI essa história e cada vez mais AMO a autora, sério!
    Esse livro foi um dos meus favoritos do ano passado. Fiquei completamente encantada pela história num todo, os personagens, os cenários, como tudo foi detalhado…
    Me prendeu do inicio ao fim. Já li o segundo é melhor ainda rs
    Estou louca pelo terceiro já! Sou fã dessa série <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Caroline!
      Então você me entende!!!! Que livro completo, não é mesmo???
      A história é realmente fantástica e fascinante.
      E nem me fale do segundo. Estou chocaaaada.

      Que venha o terceiro logo!

      Bjos

  • Literatura Vip
    maio 03, 2017

    Oi Karina!!

    Achei legal a premissa deste livro, mas ando com preguiça de livros em series kkkkkkkkk diga sim ao livro único, mas enfim ..
    A capa é de fato maravilhosa, e achei super interessante a ambientação da história no deserto com todos estes seres mágicos que você citou, aguça a nossa curiosidade … tb gostei do mistério que você fe com o personagem Jin, é daquele tipo de personagem que a gente ama?
    Bjos!
    Aline Praça
    http://www.leituravipblog.com

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Aline!
      Realmente os livros em série tem castigado a gente, ne (George Martin está aí pra não deixar mentir)! Mas esse vale muito a pena.
      O conjunto da história é muito fascinante, faz quase a gente esquecer desse probleminha.
      Ah, o Jin definitivamente está na listinha do amor! hahahah

      Bjos

  • Márcia Saltão
    maio 02, 2017

    Olá!
    Sempre encontro resenhas e comentários muito positivos sobre essa obra, o que me deixa com mais expectativa para fazer a leitura. Tenho certeza de que vou me apaixonar por essa protagonista.
    Resenha perfeita.
    Beijos.

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Márcia, obrigada pelo comentário!
      Assim que tiver a oportunidade, dê uma oportunidade pra Amani! Espero que goste tanto quanto eu.

      Bjos

  • Priscila Tavares
    maio 02, 2017

    Oi Karina, tudo bem?
    Desde que coloquei os olhos sob esse livro foi a amor a primeira vista. Além dele ser lindo (olha essa capa!), ele trás uma história que promete aventura, já que nossa protagonista vive numa situação que exige que ela fuja, e apresenta o deserto de uma forma interessantíssima.
    Mau posso esperar pela resenha do segundo livro.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Priscila!!!
      Esse livro é em completo, não é! História, personagem forte, edição…
      Que bom que gostou e está aguardando porque o segundo livro está DEMAIS!

      Bjos

  • Rissia Ribeiro
    maio 01, 2017

    Eu ainda não li esse livro e ele já tinha sido comentado no clube do livro da minha cidade, mas eu tinha colocado ele na lista de espera mas acabei esquecendo de ler o livro por conta de outros lançamentos ¬¬ minha cabeça de vez em quando fica assim. Mas eu confesso que ainda tenho a vontade de ler esse livro e poder curtir esse enredo. Amém a mais uma personagem feminista.

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Rissia, não deixe de ler quando tiver a oportunidade!
      Ele também ficou esquecido na minha listinha por um tempo até que se mostrou pra mim… E que história!

  • Érika Rufo
    maio 01, 2017

    Que coincidência… comprei ontem os dois volumes, agora estou ansiosa para que cheguem logo!! Só fiquei um pouco triste em saber que tem um terceiro volume, espero que não demore muito pra ser lançado. Amani parece ser uma personagem muito forte e decidida, que corre atrás do que quer. Adoro histórias passadas no deserto e a autora parece ter criado um universo incrível, cheio de criaturas mágicas. Ansiosa para ler!

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Érika!
      Que bom que você já comprou os dois, está mais perto ainda de entrar no mundo da Amani. Realmente essas séries tem feito a gente sofrer aguardando os novos volumes, neh?!
      Mas vale a pena, viu! Agora que terminei o segundo estou de queixo caído!

  • Carol Campos
    maio 01, 2017

    Não li o livro ainda, mas já li resenhas e conversei com pessoas que falaram mais a respeito da protogonista de gênero forte. Logo imagino ela um pouco na cabeça e sua trajetória. A resenha tá show, novamente só reafirmo para mim mesma o quanto o livro deve ser ótimo. Toda a história é fascinante e será adaptada para as telonas, será que vai dar certo? Eis a questão…

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Carol!
      A história é realmente encantadora e a Amani um exemplo de personagem forte! Não deixe de ler.
      Sobre a adaptação, eu vou até fazer uma atualização no post pois quando escrevi ainda não tinha saído. Mas tomara que dê muito certo!

  • RUDYNALVA
    maio 01, 2017

    Karina!
    Já gostei de ver que a protagonista é bem ousada, por se vestir de homem e ir em busca de seus objetivos, deve ser uma leitura bem eletrizante.
    Soube que os direitos fora adquiridos e vai se tornar filme, tomara que seja logo.
    Bom feriado e um mês abençoado!
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO, participem!

    • Karina Rodrigues
      maio 05, 2017

      Oi Rudy!
      No tempo em que vivemos são muito importantes essas histórias com a valorização da força feminina, certo?!
      Bjos

  • Rita de Cássia Lima
    maio 01, 2017

    Eu já vi várias pessoas falando bem desse livro e confesso que tenho interesse em lelo!
    A capa sim é belíssima e acho que a protagonista deve crescer bastante ao longo do livro!
    Acho que lerei. Deve ser surpreendente!