LIVRO

RESENHA | QUERIDO EVAN HANSEN – VAL EMMICH

07 agosto, 2019 por

QUERIDO EVAN HANSEN - VAL EMICH

Querido Evan Hansen, hoje vai ser um dia bom e vou dizer por quê…

Inspirado no musical da Broadway de mesmo nome, “Querido Evan Hansen” é um  livro que promete uma história emocionante e divertida, com lições grandiosas ainda que possua uma narrativa simples. Como grande fã do musical, estava super ansiosa pela leitura.

Evan Hansen é um garoto de 17 anos tímido e introvertido, que não possui nenhum amigo. Mora apenas com a mãe, pois ambos foram abandonados pelo pai há alguns anos. Mantém uma paixão secreta por Zoe, que estuda com ele, e está se preparando para início do último ano do ensino médio.

“Vai saber? Talvez este seja mesmo um dia incrível, afinal.”

QUERIDO EVAN HANSEN - VAL EMICH

Como tarefa de seu psicólogo, Evan escreve toda manhã uma carta motivacional para si mesmo, embora não esteja convencido da eficiência delas. Acontece que por um engano, uma de suas cartas vai parar no bolso de Connor, o “garoto-problema” da escola. Nessa carta, inclusive, ele fala de Zoe, que é irmã de Connor!

Porém, Connor comete suicídio. E seus pais encontram em seu bolso a carta endereçada a Evan e entendem que eles eram melhores amigos. Assim começa uma enorme confusão na vida do garoto. Tomados pela culpa, os pais de Connor querem se aproximar de Evan para saber mais sobre o filho. Evan, no entanto, não tem coragem de desmentir a história e magoá-los. E em meio a tudo isso ele passa a ser visto, tanto na escola quanto por Zoe. Mas não está tranquilo com sua consciência.

“Mas por que Zoe faz isso comigo? Ela não é exatamente uma menina maravilhosa e popular. É só normal. Não normal no sentido de ser sem graça. Normal no sentido de ser real.”

Foi uma surpresa muito agradável para mim saber que o lindo e premiado musical viraria livro. Dos mesmos criadores do musical, o livro segue uma linha bem fiel, sendo alguns diálogos a própria transcrição das músicas da peça. Isso foi muito emocionante, um encaixe perfeito.

Em contrapartida, o livro também trouxe a oportunidade de trabalhar melhor outros personagens. Ao entender suas motivações e sentimentos, inclusive de Connor, a história ficou bem mais sensível e tocante. Os núcleos familiares são mais explorados, o que promove identificação e sensibilização.

“Queria que tudo fosse diferente. Queria fazer parte de alguma coisa. Queria que alguma coisa que eu digo fosse importante, pra quem quer que seja. Sério: alguém perceberia se eu desaparecesse amanhã?”

QUERIDO EVAN HANSEN - VAL EMICH

Evan é um protagonista bondoso e real, cheio de inseguranças e medos. Ele é inserido em uma situação contra a sua vontade e não consegue sair, embora sua situação social tenha melhorado muito, por medo de magoar as pessoas. Seu bom coração é a peça chave de identificação dos leitores, pois é fácil torcer por ele, sentir com ele.

Zoe também é uma gracinha, sensível e honesta. Ela não é a popular da escola, é uma menina legal, toca na banda da escola, e vive por seus interesses. Se ressente de não ter alcançado Connor quando teve tempo. Jared é hilário, o alívio cômico de toda a história. Seus conselhos e comentários para o pobre Evan fazem a gente morrer de rir.

“Olho pra ela e depois para o Sr. Murphy e para Zoe, soltando todo o ar do peito, e digo exatamente o que estão querendo ouvir.”

Enfim, “Querido Evan Hansen” é uma história de vida. Apesar de lidar com temas tão fortes, faz isso com uma leveza de encantar o coração mais fechado. É uma leitura essencial e especial! Tendo a oportunidade, assistam e procurem também sobre o musical, que foi o grande vencedor de vários prêmios do Tony de 2017 (principal premiação do Teatro Musical). Inclusive, a cantora Katy Perry regravou a música de abertura da peça. Deixo traduzida aqui acima, pois ela resume muito bem o espírito de Evan Hansen!

____________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: Querido Evan Hansen
Autor: Val Emmich
Ano: 2019
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção, Jovem adulto
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar: Amazon

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Rafaella Viegas
    outubro 15, 2019

    Oiii tudo bem?

    Ja conhecia o livro e a capa não tinha me chamado atenção. Eu infelizmente nao gosto desse tipo de capa.
    Mas ao conhecer a historia é bem diferente do que imaginava, que bom que gostou.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

  • Erika Monteiro
    agosto 12, 2019

    Oie, tudo bem? Que delícia de resenha. Conforme fui lendo fiquei bem curiosa para saber mais sobre o Evan. Confesso que não conhecia o musical então tenho dois motivos para ir atrás da obra. Primeiro pelo enredo do livro que me conquistou, segundo pelo musical que amo. Já vi alguns pela TV e o fato de acompanhar determinada história em forma de musical é uma outra percepção. Um abraço, Érika =^.^=

  • Debora Sapphire
    agosto 12, 2019

    Adorei conhecer melhor a respeito desse livro, que parece ser ótimo. Confesso que já tenho visto e lido algo sobre a obra, porém essa é a primeira vez em que fico sabendo que o livro foi inspirado no musical da Broadway de mesmo nome. Uma super novidade pra mim. Achei isso maravilhoso, porque também gosto muito de musicais. Perfeito essa indicação!

  • Oii! Nossa, já vi esse livro por aí, nos Instagrans da vida, mas nunca tinha parado para ler nada sobre ele! Que história! Você descreveu a história de maneira tão envolvente que me deixou muito pensativa acerca do rumo da história! Parabéns pela resenha! É por isso que adoro estar aqui! Bjs

  • Liv
    agosto 11, 2019

    Nunca tinha ouvido falar antes nesse musical, acho que ter sido transformado em livro é uma ótima forma de poder mostrar a história para um público maior. Achei o tema bastante delicado e tocante, parece ser um livro muito interessante, e acho que vai render muitas emoções. Adorei a resenha!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

  • Lucas
    agosto 11, 2019

    Esse livro está na minha wish list ja faz um bom tempo e sua resenha me deixou mais curioso ainda.

  • Luara Melchor
    agosto 11, 2019

    Nunca li nada do autor apesar de que nesse mês pretendo ler Os prós e os contras de nunca esquecer! Adorei o enredo do livro e estou curiosa sobre a escrita do autor!!

  • Já vi algumas resenhas positivas sobre esse livro e fiquei curiosa para conferir também. Ainda espero conseguir ler esse livro um dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

  • Aruom Fenix
    agosto 10, 2019

    Que post incrível !!! Adorei a descrição de Evan, ele parece ser um personagem muito bem estruturado, e sua resenha me deixou super curiosa para fazer a leitura do livro, já vai para minha lista.

    Bjs Aruom Fenix

    Blog: leiturasdearuom.blogspot.com

  • Tita Gold and Beauty
    agosto 09, 2019

    Adorei o enredo!!!!! É a primeira vez que estou a ler sobre o livro e só espero que corresponda às expetativas que a sua sinopse me criou, pois tenciono ler sim. Muito bom!