RESENHA: O ESPELHO SECRETO - M. J. PUTNEY

Em O Espelho Secreto, a Inglaterra do século XIX a magia foi considerada uma prática impura para os nobres, sendo aceita e praticada apenas por quem não pertencia a essa classe. As pessoas da nobreza que tinham magia eram enviadas para a Abadia de Lackland, uma antiga instituição religiosa para irmãos e irmãs, que foi transformado em escola/reformatório que tinha o intuito de curar essa impureza deles.

A jovem Lady Victoria Mansfield, Tory, filha caçula do conde e da condessa de Fairmount, completou a pouco tempo 16 anos e não vê a hora de ser apresentada à sociedade para poder escolher seu noivo.

“Tory ficou tensa, chocada e deliciada. Nunca tinha sido beijada, nunca soubera como um beijo podia ser tão íntimo. Deslizou os braços pela cintura dele sob a jaqueta larga, sentindo a força delgada do seu corpo, sua energia quente. Era terrivelmente injusto que houvessem se encontrado quando tudo que podiam ter era um punhado de dias!”

Tory possui magia e está tentando esconder de todos, pois, quem vai para Lackland volta com o futuro arruinado, sem casamento e sendo rejeitado pela sociedade. Mas, um acidente faz com que todos descubram os poderes da menina, e ela acaba sendo enviada para onde não queria.

Em Lackland ela descobre algumas coisas sobre magia e si mesma, além de um grupo de rebeldes que abraçou a magia e a treina para aperfeiçoá-la e um garoto que possui algo que faz com que ela se sinta atraída por ele.

Em um primeiro momento quando você lê a sinopse já pensa em uma fantasia normal com magia, rebeldes e a paixão arrebatadora. Aí que você se engana, “O Espelho Secreto” é um livro que te prende do início ao fim, e não é só Tory que faz a história ser boa, outros personagens têm grande presença no livro, como Jack, o mago climático que me fez querer ver um triângulo amoroso no início.

Mas depois shippei ele com uma personagem bem inusitada. Cynthia, que parece ser a megera, mas consegui ter uma grande admiração por ela. Sem falar no misterioso Allarde, que acaba fazendo com que nos pequenos gestos nos apaixonamos por ele, assim como o Tory.

“Respirando fundo, aceitou o fato de que Lady Victoria já não existia mais. A morte de seu antigo eu doía, mas agora estava livre para se tornar o que desejasse. E essa ideia era ao mesmo tempo excitante e assustadora.”

O Espelho Secreto se passa em duas épocas distintas que possuem dois fatos históricos importantes: a invasão de Napoleão e a Segunda Guerra Mundial. Esse fato, deixou o livro ainda mais atrativo, pois não foi um mundo criado aleatoriamente, mas sim os acontecimentos da época na Inglaterra, misturados com a fantasia criada por Mary Jo.

A escrita de M.J. é tão leve e fácil que no final fiquei ansiando por mais da autora e da história, e olhem o que descobri: “O Espelho Secreto” é o primeiro livro de uma trilogia chamada “Dark Mirror”, que possui ainda uma história bônus, e já estou rezando para que a  editora Bertrand continue trazendo-a para o Brasil.

“- Essa é a definição de coragem verdadeira – disse a professora em voz baixa. – Ter medo e, mesmo assim, fazer o que é certo.”
O Espelho Secreto

A diagramação é outro ponto positivo. A capa com cores escuras e a predominância do roxo, mostra uma menina olhando um espelho que possui uma imagem de uma cidade e o título está em alto relevo. Além de ser linda, a capa combina com toda a história. M.J. Putney é o alter ego da escritora Mary Jo Putney, ganhadora de vários prêmios por seus romances históricos.

Mary possui mais dois livros lançados no Brasil pela Bertrand, “Um Beijo do Destino” e “Magia Roubada”, este último foi considerado um dos dez melhores romances do ano pela Booklist em 2005. O “Espelho Secreto” é o primeiro livro da autora dedicado ao público juvenil, publicado pelo seu alter ego.

“Quando os espectadores romperam em aplausos, o sr. Dodge se levantou com esforço e bateu continência.
Motor rugindo e bandeira da Inglaterra ao vento, o Sonho de Annie partiu para a guerra.”
_______________________________________________________________________________________________________________
Editora BertrandSérie: Dark Mirror
0.5 – Fallen From Grace (ainda não publicado)
1 – O Espelho Secreto
2 – Dark Passage (ainda não publicado)
3 – Dark Destiny (ainda não publicado)
M. J. Putney 
Ano: 2017 
Páginas: 308 
Editora: Bertrand Brasil 
Gênero: Romance, Fantasia, Young Adult 
Adicione ao seu Skoob
Onde comprar : AMAZON