HQ's

{ #RESENHA } MULHERES NA LUTA – MARTA BREEN E JENNY JORDAHL

03 abril, 2019 por

{ #RESENHA } MULHERES NA LUTA - MARTA BREEN E JENNY JORDAHL

Necessário! Ao final desta leitura é esta a conclusão que cheguei do livro “Mulheres na Luta”, lançado pela Editora Seguinte no último mês de fevereiro. A jornalista Marta Breen e a ilustradora Jenny Jordahl se uniram para a criação dessa Graphic Novel de não-ficção para celebração da luta feminina por empoderamento e por seus direitos.

Assim como diz o título, acompanharemos de forma bem dinâmica o período de “150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade“, onde serão retratados vários acontecimentos históricos mundiais importantes e nomes atuantes destes. Seguindo o objetivo do livro, somos apresentadas às grandes mulheres que tiveram um papel especial em cada etapa vivida pela sociedade. Ao separar o livro por etapas históricas, podemos nos familiarizar com facilidade com cada nova feminista apresentada, entender sua luta, sua motivação e sua força. Por exemplo, começamos o livro com o período da escravidão, das sufragistas, das socialistas…

“Quem não se movimenta não percebe as correntes que o prendem.”Rosa Luxemburgo(1871 – 1919)

LIVRO: MULHERES NA LUTA - MARTA BREEN E JENNY JORDAHL
DICA DE LEITURA: MULHERES NA LUTA - MARTA BREEN E JENNY JORDAHL

Este livro é um registro feminista, e se você é uma mulher e não tem orgulho dessas suas antepassadas, está na hora de rever seus conceitos. Temos vivido tempos conturbados, violência contra a mulher desenfreada e desrespeito acima de tudo. Os nervos estão à flor da pele e em vários casos a linha tênue do femismo (oposto ao machismo, não busca igualdade) está sendo cruzada. Não seja essa pessoa, nem seja aquele que julga toda uma luta pelos equivocados.

“Quando os homens matam, nós, mulheres, precisamos lutar para proteger a vida. Quando os homens se calam, é nosso dever erguer a voz.”

LIVRO QUE PRECISA SER LIDO: MULHERES NA LUTA - MARTA BREEN E JENNY JORDAHL

feminismo busca, e sempre buscou como podemos ver nesta leitura, a liberdade das mulheres, os direitos à vivência, à igualdade, nunca buscou se sobrepor aos homens, se tornar um novo gênero forte dominante. Na verdade, sendo muito sincera, após todos os fatos históricos e mortes conhecidas (muitas até retratadas nesta obra) é uma sorte da sociedade que as mulheres lutem por igualdade, porque se fosse por vingança…

Mulheres na Luta” foi claramente produzido para o público infanto-juvenil, o que transparece através da sutileza de suas ilustrações, mesmo quando essas representam crimes bárbaros. É tudo “leve”, focado no conhecimento, força e importância das atitudes das personagens retratadas, sendo estas refletidas até os dias de hoje. Sendo assim, é um livro para que você compre para você, para sua irmã, para sua filha, para sua prima, e claro, pro seu irmão, pro seu filho, pro seu primo!

LIVRO: MULHERES NA LUTA - MARTA BREEN E JENNY JORDAHL

Não é a primeira vez que a editora acerta na publicação deste tema tão importante. Em 2017, a Seguinte publicou “Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil“, onde trouxe para os leitores a história de várias mulheres importantes para o Brasil, como Maria da Penha, Bertha Lutz e Dandara. Inclusive, nesta edição de “Mulheres na Luta” existe um posfácio muito interessante da autora e professora Bárbara Castro contextualizando os 150 anos de luta com a atual situação brasileira. Não deixem de ler.

Houve muita luta para que hoje você pudesse dizer o que quiser. Não se cale!
__________________________________________________________________________________________________________________
Título: Mulheres na Luta 
Subtítulo: 150 Anos em Busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade 
Autora: Marta Breen e Jenny Jordahl 
Ano: 2019 
Páginas: 128
Editora: Seguinte 
Gênero: Não-Ficção, Política
Adicione a sua lista do Skoob 
Onde comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • […] Está gostando da resenha de “A princesa salva a si mesma neste livro”? Leia também o q… […]