LIVRO INFANTIL MORTINA - BARBARA CANTINI

Barbara Cantini, autora de Mortina, é ilustradora de inúmeros livros para crianças e jovens leitores. Além disso, mora na região da Toscana com o marido, duas filhas e pets. Ela é nascida em Florença.

Nossa resenha de hoje, com efeito, é justamente sobre Mortina, o primeiro projeto escrito e semelhantemente, ilustrado pela própria escritora. Esse livro foi publicado em 2017. Também se tornou o primeiro livro de uma série de sucesso.

“Mortina não era uma menina normal. Mas não se sentia tão diferente assim, Bom, sua pele não tinha o rosado típico das meninas. Na verdade, ela era completamente branca. Ou melhor: era de uma brancura mortal, puxando para o cinza-esverdeado”.

Barbara Cantini, autora de Mortina

Mortina em inglês se chama Ghoulia, e ela é uma menina-zumbi. Mas, como qualquer criança ela também tem sentimentos, vontades, e até medos. Nessa primeira história Mortina acaba por aprender a auto aceitação. Ela também tem um desejo grande de fazer amizades.

O Palacete Decrépito é onde Mortina vive com sua tia Fafá Lecida – Eu sei! Adorei também… – e com Tristão. Esse último é um galgo albino (cachorro) e é muito amigo da menina-zumbi. AMEI todas as ilustrações onde Tristão aparece fazendo algo interessante… de fato ele realmente é um cachorro cheio de facetas.

Você precisa saber que primordialmente, o maior sonho de Mortina é poder fazer amizade com as demais crianças. Sua tia, a saber, não a deixa sair jamais de casa. Na cabeça de tia Fafá Lecida, os humanos terão reações adversas ao encontrarem com uma criança que é zumbi.

Porém, o Dia das Bruxas está próximo, e nossa querida menina-zumbi tem uma excelente ideia. Dessa forma, inesperadamente acompanharemos toda a armação e toda preparação de Mortina para “pôr a cara no sol”. Com o intuito de sair do Palacete, acompanharemos os feitos de Mortina.

“Quantas vezes Mortina tinha ficado escondida vendo as crianças brincarem nos campos perto do Palacete Decrépito! Às vezes, a curiosidade as levava até o portão do Palacete. Mas nenhuma delas jamais teve coragem de entrar”.

Conseguiram entender a moral da história, né? Certamente que a garota simplesmente deduziu que as demais crianças estarão todas fantasiadas de forma horripilante. Então assim ninguém se dará conta que Mortina é na verdade uma zumbi. Ela não é inegavelmente inteligentíssima?

Ademais, como esse é apenas o primeiro livro de uma série, não sei se essa será a aventura mais ousada de Mortina. Mas com certeza foi uma aventura muito divertida e muito arrojada, ao mesmo tempo. Já estou torcendo para que a Companhia das Letrinhas lancem os demais livros, analogamente, já que são um sucesso mundial e traduzidos para mais de 13 línguas.

 

“Era uma noite de chuva, de chuva das grossas
Eu saía de casa pisando nas poças
Surgiram de repente, bem à minha frente
Os muros e túmulos de um cemitério diferente.
Que escuro que estava, que frio que fazia!
Vagando entre as tumbas de lajes cobertas
Eu vi uma loira, a loira mais linda!
Ela era o fantasma da tia Benvinda limpando,
Que cúmulo! Seu próprio túmulo!”

Mortina - Barbara Cantini

A edição saiu pelo selo que tem como proposta editar e publicar livros voltados para o público Infanto-juvenil, a Companhia das letrinhas. O livro possui 56 páginas, que aliás, tornam-se viciantes conforme as viramos. Visto que as ilustrações são muito boas. A historinha contada é cativante. E os detalhes inseridos nas ilustrações dão um toque sensacional para a arte e história contada.

Em suma, o livro é uma gracinha. Um presente adorável para qualquer criança, pois trata esse tema sobre “zumbis” de forma engraçadinha e leve. A garota é muito divertida, e principalmente esperta. Acredito que chamará a atenção das crianças tanto para as próprias manusearem a obra, como também lerem junto dos pais. Chama muito a atenção as ilustrações, as cores, e a fonte escolhida. Um presentão na certa!

Por fim, ressalto, não perca a oportunidade de dividir essa história com uma criança; ou mesmo, não perca a oportunidade de ter esse livro em casa. Logo que está é uma leitura rápida, agradável, descontraída e que deixa a gente com aquele sorriso bobo quando chegamos ao fim. Seja como for, dá aquela saudade de ser criança…

  • No site da autora, você pode conferir mais sobre suas obras, acompanhar algumas de suas ilustrações, e até dar uma conferida no blog dela que é bem interessante, mas infelizmente não está sendo atualizado.

“Certa manhã de verão, Mortina teve uma brilhante ideia: – Vou me maquiar e me vestir com uma menina viva!”

________________________________________________________________________________________________________________

Mortina

Titulo: Mortina #1
Subtítulo: Uma história que vai fazer você morrer… de rir!
Autor: Barbara Cantini
Ano: 2019
Páginas: 56
Editora: Companhia das Letrinhas
Gêneros: HQ, Infanto-Juvenil, Graphic Novel, Literatura Estrangeira
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon