oO livro escolhido para a semana foi “Mas tem que ser mesmo para sempre?” da autora Sophie Kinsella. Eu descobri esta historia durante o Mochilão da Record, e achei a sinopse super interessante para quem gosta do gênero Chick-Lit. Já me imaginava dando altas gargalhadas e ao mesmo tempo morrendo de amores pelos protagonistas. Nunca li nenhuma outra obra da autora, mesmo sempre tendo ouvido falar muito bem da Sophie, portanto tratei logo de comprar o meu.

O romance conta a história do casal Sylvie e Dan, que são considerados “O” casal por todos que os conhecem e por eles mesmo. Eles são super companheiros, daquele tipo que termina a frase um do outro, estão juntos há 10 anos, 7 deles casados, tem duas filhas gêmeas lindas e tem a vida perfeita pois se amam muito. Como é costumeiro, eles decidem fazer exames de rotina para ver se a saúde dos dois está ok, e descobrem que ambos tem uma saúde muito boa e que viverão aproximadamente até os 100 anos.

Quando o médico diz isso e cai a ficha que eles terão mais 68 anos juntos, os dois entram em desespero porque não esperavam que o “até que a morte os separe” fosse demorar tanto tempo assim. Como tudo isto vai deixando o nosso casal muito preocupado, eles tem a grande ideia de fazerem surpresas um para o outro, para que assim o relacionamento entre os dois nunca esfrie e que os próximos 68 anos não fiquem tão entediantes assim. O problema é que as surpresas nunca saem como o esperado.

DICA DE LIVRO: MAS TEM QUE SER MESMO PARA SEMPRE? - SOPHIE KINSELLA

Eu particularmente não gostei muito do livro. Eu acho que estava com as expectativas muito altas à respeito da autora, por sempre ter ouvido todo mundo falar bem demais dela. Pelo gênero ser Chick-Lit, achei que iam ter momentos super engraçados, que iam me fazer morrer de rir, e estou esperando estas gargalhadas até agora. Eu não me identifiquei com a protagonista (o enredo é narrado pela Sylvie) e achei a história bem rasa, tipo aquelas de sessão da tarde (aquelas bem ruins mesmo). A narrativa é um pouco chata, alguns personagens me davam nos nervos e eu só pensava: “Meu Deus, por que ninguém não faz nada?”. A trama é realmente boa, acho que a história tinha tudo pra dar certo, mas a forma como tudo foi construído me deixou um pouco frustrada.

DICA DE LIVRO: MAS TEM QUE SER MESMO PARA SEMPRE? - SOPHIE KINSELLA

A história tem alguns pontos fortes, por exemplo a evolução da protagonista (não gostei disso ter acontecido de uma hora pra outra, mas ok). Também achei o fato do casal protagonista já estar casado um ponto bem interessante, porque a maioria das histórias que a gente encontra é de um homem e uma mulher que estão se apaixonando, ou que se odeiam e ao mesmo tempo se amam, ou que até mesmo são recém-casados. Esta coisa de mostrar a vida, a rotina de um casamento foi bem interessante para mim, que até então tinha lido poucos livros sobre. E apesar dos pontos fracos, o livro é bem rápido de ler, não sei se eu achei isso porque estava esperando aquele ponto em que tudo ia mudar e ia ficar realmente legal e aí acabava lendo rápido, mas apesar das quase 400 páginas é uma leitura fluida.

RESENHA: MAS TEM QUE SER MESMO PARA SEMPRE? - SOPHIE KINSELLA

Aos fãs da Sophie eu realmente peço desculpas se vocês gostaram do livro ou se tinham expectativas altas assim como eu. Mas deixo claro que a minha opinião pode ser diferente da opinião de muitas outras pessoas, até porque eu mesma já ouvi muita gente falar que amou o livro. Eu esperava algo mais engraçado como Perdida, da Carina Rissi, e menos comédia romântica de sessão da tarde (como já disse, daquelas ruins). Apesar dos pesares, este livro não me fez desistir de ler outra coisa da autora e já estou avaliando qual obra seria melhor para desfazer a imagem ruim que ele deixou. Se você ama Sophie Kinsella, me manda sugestões nos comentários, vou adorar.

_______________________________________________________________________________________________________________

Titulo: Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre?
Autora: Sophie Kinsella
Ano: 2018
Páginas: 378
Editora: Record
Gênero: Chick-lit, Romance
Adicione a sua lista do Skoob 
Onde comprar: Amazon