RESENHAS

{ #RESENHA } JUNTOS PARA SEMPRE – W. BRUCE CAMERON

03 maio, 2019 por
RESENHA: JUNTOS PARA SEMPRE - W. BRUCE CAMERON

Eu já havia lido alguns livros nos quais cachorro era um dos personagens centrais, eram os companheiros, ou salvavam seus donos, ou o livro contava um pouco da vida deles, mas nunca havia lido uma história contada pelos olhos do cachorro e vou confessar que amei Juntos para sempre.

Apaixonei-me com a inocência e lealdade do Toby (nome pelo qual o cachorro começou e terminou sendo chamado na sua “jornada”).  Juntos para sempre é a continuação do livro 4 vidas de um cachorro, mas dá pra ler o segundo sem ter lido o primeiro.  Neste livro, o nosso cachorro/protagonista começa sendo o Amigão (lembrando um pouco do final do primeiro livro) e sente que a sua missão é cuidar de Clarity, filha de Ethan, seu dono em várias vidas no livro anterior.

“Você é meu amigo para sempre, Toby.
O amor fluiu forte entre nós quando minha menina me puxou para perto dela”.

 JUNTOS PARA SEMPRE - W. BRUCE CAMERON

E Amigão cuida de CJ, como a menina gosta de ser chamada, mesmo sem ainda ser o “cachorro da CJ”, ele a salva duas vezes na fazenda aonde mora e aonde a menina, uma criança de 5 anos, está passando uma temporada com a mãe Glória, uma mulher narcisista, e com a avó Hannah, viúva de Ethan.  Ele morre e volta como Molly, uma filhote que é adotada por CJ já no final da sua adolescência, e Amigão, agora Molly ajuda CJ a passar por várias brigas com a mãe.

Elas sofrem um acidente e Molly morre, voltando anos depois como Max e voltando a fazer parte da vida de CJ por vários anos, presenciando vários sofrimentos da menina, até que ela tem o seu “final feliz”. Molly mais uma vez morre e volta como Toby, nome que já havia recebido, e novamente acaba cruzando o caminho de CJ e fica até que a sua “menina” morre.  Anos depois Toby morre e finalmente fica perto de todos os seus entes queridos, tendo terminado a sua jornada.

“Virei a cabeça e ali estavam elas, as pessoas cujo cheiro eu estava sentindo. Todo mundo a quem eu havia amado na vida, de pé á beira da água, sorrindo e aplaudindo. Vi Ethan e Hannah, e Trent e CJ na frente, juntamente com Audi e Maya, Jakoc e todos os outros”.

Não tem como não se apaixonar por este cão. Ele é leal, inocente e esforçado. Sempre consegue encontrar as pessoas que acha que tem a missão de proteger e faz o seu serviço da melhor forma possível.  Ele mostra atitudes humanas comuns, para nós, como incompreensíveis para os animais. Atitudes e sentimentos, e nos faz realmente questionar, a diferença entre humanos e animais.

Enfim, gostei tanto da história que quero outros livros contados pelos olhos dos animais, mais uma vez saindo da minha zona de conforto e amando.

“Eu tinha sido um bom menino. Aquela era minha recompensa. Agora eu ficaria ao lado de todos que eu amava”.
____________________________________________________________________________________________________________________
 
Ficha Tecnica:  
Titulo: Juntos Para Sempre 
Autor: W. Bruce Cameron 
Ano: 2018 | Página: 320
Editora: HarperCollins
Gênero:  Ficção, Romance
Adicione a sua lista do Skoob 
Onde comprar: Amazon 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário