RESENHA DE LIVRO: JANTAR SECRETO - RAPHAEL MONTES

Hoje a resenha é do livro nacional do promissor e brilhante Raphael Montes, Jantar Secreto. Com 4 livros publicados até o momento, sendo todos no gênero suspense/policial, seu nome já ganha destaque e inclusive uma peça de teatro já foi montada a partir de seu texto (sobre o livro “Dias Perfeitos”, que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eu viajei pra SP dois dias após a temporada acabar 😭). Seus livros já foram traduzidos para vários idiomas.

A história de “Jantar Secreto” é contada em 1° pessoa por Dante, um rapaz que aos 19 anos se muda para o Rio de Janeiro com mais 3 amigos, todos vindos de Pingo D’água no interior do Paraná. Recém aprovados em universidades cariocas Dante (Administração), Miguel (Medicina), Hugo (Gastronomia) e Leitão  (Sistemas da Informação) passam a morar em um bom apartamento localizado em Copacabana, dividindo igualmente as despesas. Anos depois, alguns formados e outros não, o grupo sente na pele a crise do país e nenhum conseguiu se “firmar feliz” na área em que escolheu. Após uma jogada irresponsável daquele que deveria reunir o dinheiro dos 4 e pagar o aluguel, eles acabam contraindo uma dívida de 26 mil reais referente a 6 meses de atraso.

Essa dívida é o divisor de águas da história deste grupo pois, na tentativa de arrecadar o dinheiro rapidamente e não serem despejados, descobrem um site onde você pode vender vagas de jantares organizados em sua casa. Como Hugo é chef de cozinha a oportunidade parece muito interessante, visto que participantes dos bons jantares costumavam pagar até R$ 500,00 por uma vaga. Porém, como uma “brincadeira”, Leitão cadastra o menu do jantar neste site como carne humana, e com o valor de R$ 3.000,00 por participante.

Eles logo recebem vários interessados que imediatamente depositam a taxa cobrada. Agora possuem 30 mil reais em conta, uma dívida de 26 mil, uma fila de interessados pelo canibalismo gourmet e o desafio ético de ir em frente com essa ideia absurda (ou não). O que fazer?

A história é muito boa, sério! Digna de um filme dos bons!!! Pra quem gosta de suspense e thriller psicológico é um prato cheio, pois ela já te choca com a ideia  de ingerir carne humana, mesmo antes de saber qualquer detalhe. A narração feita por Dante, embora muitas vezes não siga uma ordem cronológica, vai acrescentando aos poucos todas as características importantes de cada personagem e você consegue acompanhar claramente o processo do corromper de cada um, seus desejos e vontades mais ocultas.

Dante, Leitão, Hugo e Miguel são os típicos rapazes do interior que se deslumbram com as oportunidades  da vida na capital (ainda mais quando essa é o Rio de Janeiro). Conhecemos também a peculiar e enigmática Cora e o oportunista Umberto, que dão um toque bastante especial à história.

Agora tem algo que vocês precisam muito saber: a riqueza de detalhes! Para os curiosos será uma experiência sensacional. Mas cuidado com os momentos em que você for avisado de que cenas fortes virão em seguida, pois elas virão mesmo! Só pra exemplificar, sou bióloga e já fiz aulas de anatomia, dissecação de animais, assisti diversos trabalhos nessa área… Pois bem, era de se imaginar que nada me afetaria, mas para minha própria surpresa precisei fazer duas pausas em certa parte do livro para recobrar meu controle.

JANTAR SECRETO - RAPHAEL MONTES

Como primeiro livro que leio do Raphael Montes preciso dizer que me surpreendi muito com a escrita dele, ganhou uma fã e já estou com todos os outros 3 livros na minha lista (Dias Perfeitos, Suicidas, O Vilarejo). “Jantar Secreto” apresenta uma leitura fácil e uma excelente evolução da história. Por se passar no Rio de Janeiro, muitos dos locais citados são conhecidos, além dos fatos nacionais como a crise do país. Raphael também utiliza ótimos recursos visuais como um capítulo inteiro através de conversas na tela do WhatsApp e outros contendo cartas e e-mails. Isso tudo sem falar da edição lindíssima feita pela Ed. Suma das Letras, com as chamativas bordas das páginas bem vermelhas.

Jantar Secreto” foi o escolhido do mês para a leitura coletiva do #ClubedoLivroBH, projeto aqui do blog Coisas de Mineira, e só posso dizer pra vocês não perderem a oportunidade de se aventurar no mundo da Carne de Gaivota e ao mesmo tempo se dar a chance de questionar a própria moral! Vou deixar aqui o recado enviado pelo autor (e essa atenção e cuidado com os leitores o torna ainda mais um profissional especial). Para participar da nossa leitura coletiva e  dos comentários semanais, basta confirmar participação pelo evento do facebook no link https://goo.gl/jUeS2V.

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Ano: 2016
Páginas: 360
Editora: Companhia das Letras  
Suspense, Policial 
Onde comprar: AMAZON