RESENHA DE LIVRO: GRAÇA E FÚRIA - TRACY BANGHART (Graça e Fúria #1)




 

Alô fãs de “A Seleção” e “A Rebelde do Deserto“, vocês estão aí? Este chegou arrasando, não é mesmo?! Talvez já tenha surgido pela sua timeline em algum momento alguém falando sobre o primeiro volume da duologia lançada pela Editora Seguinte este mês “Graça e Fúria”. Com uma capa atrativa e uma sinopse bombástica, o livro promete não só uma mas duas mocinhas corajosas e revolucionárias. Quer coisa melhor?

“Em Viridia, as mulheres eram oprimidas porque os homens as temiam. As mulheres governavam este país. E a história as denegriu. As apagou. Nomi estava certa que não era isso que Renzo aprendera. Ele teria dito a ela. Mas, o Superior sabia. Quem quer que tenha dado a ela este livro sabia. E agora, ela também.”

RESENHA DE LIVRO: GRAÇA E FÚRIA - TRACY BANGHART (Graça e Fúria #1)
DICA DE LIVRO: GRAÇA E FÚRIA - TRACY BANGHART (Graça e Fúria #1)

A história se passa em Virídia, uma terra governada pelos homens onde, há muito, as mulheres não possuem voz. Criadas para ser operárias ou esposas, sem direito à educação ou qualquer outra forma de independência, enxergam como sucesso de vida ser escolhida como uma das Graças do Superior (Rei). É neste contexto que encontramos Serina Tessaro, irmã mais velha de três filhos de uma família da cidade de Lanos. Com uma beleza superior, sua mãe a prepara e treina desde criança para a honra de ser uma escolhida real e mudar o destino de sua família. Sendo assim, Serina é especialista em bordado, dança, tem a pele macia, cabelo sedosos, vestidos elaborados e… vontade própria alguma!

Nomi Tessaro, irmã mais nova de Serina, acompanha desde cedo com grande revolta o treinamento da irmã. Ela não consegue entender como alguém pode se sujeitar e desejar pertencer a outra pessoa que nem conhece, não ter o direito à escolha. Rebelde, ela aprendeu a ler mesmo sendo proibido e sonha com o dia em que as mulheres terão voz.

Mas Serina foi escolhida para ser apresentada ao Herdeiro do rei em uma celebração onde ele escolherá três “Graças” para si, e Nomi a acompanha como sua aia. Tudo se complica, pois Nomi rouba um livro e Serina recebe a culpa, indo parar na temível prisão no Monte Ruína. E sem explicações, o Herdeiro escolhe a irmã mais nova como sua Graça. Ambas estão presas a destinos que não escolheram e não estão nem um pouco preparadas para enfrentar.

A proposta do livro é realmente muito interessante. Temos vivido um “boom” de mocinhas corajosas (Graças à Deus) e talvez pareça a vocês mais do mesmo, mas não é! A história vai além, as duas irmãs são paralelamente fortes e opostas em suas convicções. Serina QUER ser uma graça e Nomi QUER ser independente, uma julga o estilo da outra mas no fundo desejam a mesma coisa que é poder escolher o próprio destino. Quando são trocados de posição, elas têm a grande oportunidade de enxergar pelos olhos da outra.

“Não. – Nomi sentiu um aperto no coração. – Não é uma escolha quando você não tem a liberdade de dizer não. Um “sim” não tem nenhum valor quando é a única resposta que se pode dar!”

Outro ponto super importante a se destacar é que existe romance, assim como o semelhante “A Seleção”, mas este não é, de forma nenhuma, o foco central da história. A força das irmãs é o centro de tudo, a alternância entre graça e fúria que acontece nelas, a quebra de valores, luta pessoal, crescimento… Elas movimentam a história, isso sim é algo louvável e faz com que o livro receba as 5 estrelas da minha avaliação. As mulheres retratadas são fortes, falhas, teimosas, oprimidas, mas resistem, lutam pelo mais importante, pela própria vontade. Precisam aprender em quem confiar.

Então já adianto a vocês que a leitura é viciante; que ao passar da metade você só conseguirá largar o livro quando terminar; que existe uma grande reviravolta (mas que não me enganou); e que é uma duologia, logo o final é bombástico. Parabéns à Editora Seguinte pela linda arte de capa, que ao aprofundar na história você entende como é especial, e fica aqui também o meu apelo: Não demorem a lançar o segundo volume, ok?!

_______________________________________________________________________________________________________________

Título:Graça e Fúria
Autor: Tracy Banghart
Ano: 2018
Páginas: 304
Editora: seguinte Gênero:Fantasia, Jovem adulto 
Adicione a sua lista do Skoob 
Onde Comprar: Amazon