Feitiço é o segundo livro da Saga Encantadas, da escritora Sarah Pinborough, publicada pela editora Única. O livro conta a historia da Cinderela, uma linda jovem criada pela madrasta e seu pai, madrasta essa que trouxe duas filhas. Se você leu ou viu o filme que a Disney criou sobre a história da Cinderela, viu que ela era uma moça boa e que vivia sendo explorada pela madrasta e meias irmãs e morreu de pena dela o livro ou filme todo.

Porém já posso te avisar para esquecer tudo que achava que sabia sobre a Cinderela por que nesta releitura da escritora Sarah Pinborough o que conhecerá é uma personagem forte, cheia de vontades e que não mede esforços para se casar com o príncipe. Além de conhecer uma fada madrinha que não é o que parece, um príncipe de caráter duvidoso, e outros personagens dos quais você já deve ter ouvido falar em algum conto famoso. É um contexto todo interligado com os personagens do primeiro livro.

Peguei Feitiço esperando um livro melhor que Veneno, do qual já tinha me agradado bastante e o que tive foi um livro muito melhor, com um enredo mais envolvente e misterioso. A forma como a autora intercalou os fatos faz com que o leitor fique o tempo todos se perguntando se aquele personagem é realmente bom ou ruim, você nunca sabe.

Fiquei por um tempo tentando analisar o que tinha lido, onde tinha perdido o desenrolar da historia e notei que não tinha perdido nada. O que aconteceu foi que a autora tinha amarrando tão bem os mistérios que só consegui descobrir tudo no final, e isso fez com que acontecesse algo inesperado e maravilhoso na visão desta humilde leitora, acontecimento esse que não posso contar para não falar mais do que devo, por que envolve diretamente o final magnífico que a Sara criou para seus personagens e o desenrolar da estória de um personagem do primeiro livro acabou de um jeito que o leitor quer matar a escritora.

Porém já posso adiantar que vale muito a pena ler e que seu queixo vai cair com o desenrolar do livro e sua mente vai ficar pensando nisso por um bom tempo, fora que alguns terão a seguinte reação “Como fui burro e não notei isso?” ou ficarão igual a essa cara leitora “Uai gente será que eu pulei alguma parte e não notei?”. Mas no final você descobre que aquilo tudo veio mesmo da mente brilhante e maléfica da Sarah Pinborough que tinha total intenção fazer com que tivéssemos uma perspectiva mais ousada e moderna daqueles contos antigos.

Não posso deixar de comentar o trabalho de paginação que a editora Única realizou nos livros, cada capa escolhida pela editora refleti muito bem a estória. Fora aquela delicadeza que tem entre um parágrafo e o outro, o que mostra o quanto se dedicaram a fazer desta Saga um grande sucesso de público.

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Feitiço
Subtítulo: Saga Encantadas
Autora: Sarah Pinborough
Ano: 2013
Páginas: 247
Título original: Charm
Editora: Unica 
Onde comprar: AMAZON