A resenha de hoje é sobre o livro Eu Te Darei o Sol, publicado em 2015 pela editora Novo Conceito e conta a história de Noah e Jude, um casal de irmãos gêmeos que sempre foi muito unido, apesar de serem bem diferentes: Noah é o garoto estranho, que não tem outra amizade além de sua irmã e adora pintar e desenhar – imagina suas pinturas o tempo inteiro na cabeça -, o menino também acredita que seu pai não gosta muito dele, mas apesar disso, conta com o grande amor de sua mãe.

Já Jude, é a menina dos olhos do pai – para os irmãos -, tem vários amigos e é popular entre eles, a menina também possui um grande talento no mundo artístico, fazendo esculturas, apesar de não acreditar nele e não contar sobre ele para as pessoas. Apesar das diferenças, os irmãos vivem bem, até que alguns acontecimentos começa a distanciar os dois, e uma tragédia acaba por separá-los.

“Antes de deixar a escola, consultei o Grande Oráculo: o Google. Pesquisas pela internet são melhores do que folhas de chá ou cartas de tarô. Você questiona: Sou uma pessoa má? Esta dor de cabeça é sintoma de um tumor cerebral incurável? O que devo fazer quanto a Noah? Então você separa os resultados e encontra suas respostas.”

A história começa com Noah narrando os acontecimentos de quando eles tinham treze anos, o capítulo de Noah se intitula o “Museu do Invisível”, o livro estava fluindo bem, sem ter muitas surpresas por ser o início da história, mas logo no segundo capítulo vemos Jude narrando os acontecimentos, não de quando tinham treze anos, mais com dezesseis e com título de “A História da Sorte”.

Acredito que quando vi a história dar esse pulo, meu interesse pelo livro aumentou ainda mais. A autora intercalou o livro entre o antes e o depois da tragédia, onde vamos descobrindo os pequenos acontecimentos que mudaram a vida dos irmãos e depois como eles ficaram três anos depois.

“O roupão azul dele brilha sob o sol como se fosse de um rei. Ele joga o cigarro no chão e depois abaixa a cabeça e a segura com as mãos – espere aí, o que é isso? E então eu vejo. Essa é a pose verdadeira, cabeça nas mãos com a tristeza saltando dele e vindo na minha direção.

(Retrato: Menino Sopra a Poeira.)”

EU TE DAREI O SOL - JANDY NELSON

O que mais me deixou animada é que da forma que a autora escreveu, não deixou o livro confuso, fazendo que um capítulo completasse as lacunas do outro mesmo com a passagem de tempo de três anos. A história também não é nada superficial, e aponta vários problemas da adolescência, como a descoberta da sexualidade e do primeiro amor, além de mostrar as relações familiares. A história é completamente envolvente, do inicio ao fim e acabou virando um dos melhores livros que eu li – acho que tudo que a Jandy escrever vai ser assim, vamos esperar o próximo para ver.

A capa do livro ficou bem bonita – inclusive, algumas pessoas que me viram com ele na rua até elogiaram a capa -, em um amarelo ouro e com um sol representado, dentro do livro, o desenho do sol também é utilizado. A autora Jandy Nelson é agente literária, poetisa e acadêmica, seu primeiro livro “O Céu Está em Todo Lugar” foi lançado no Brasil em 2010 – quem ainda não leu, recomendo que leia, pois é muito bom.

Eu te darei o Sol

“Eu Te Darei o Sol” é o segundo livro na carreira da autora e teve várias premiações e entrou para algumas listas importantes de literatura como: Prêmio Michael L. Printz e Prêmio Stonewall Honor, de 2015, Top 10 da lista de livros Young Adult da revista Time de 2014, Um dos 12 melhores livros Young Adult do Huffington Post de 2014.

“Fecho os olhos e, por um instante, é como se eu tivesse acordado de um repouso profundo, como se alguém tivesse me tirado do granito. Porque eu percebo: não importa que Noah me odeie, que ele jamais me perdoe. Não importa se eu perder Noah e o papai para sempre. Simplesmente não importa. Tenho que reavivar o sonho dele. Isso é o que importa.”

______________________________________________________________________________________________________________________

 

Título: Eu Te Darei o Sol 
Jandy Nelson
Ano: 2015
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, Drama, Young Adult
Adicione a sua lista do Skoob
Amazon: COMPRE AQUI