Quando o livro Encrenca chegou até mim fiquei encantada com a capa e graças ao desenho da cegonha carregando um bebê, percebi logo de cara que a tal encrenca envolveria gravidez. Ao ler a sinopse e o conteúdo da orelha percebi que seria um romance adolescente, o que não é muito minha praia, mas ainda assim tive vontade de ler. Na história conhecemos Hannah sheppard e Aaron Tyler, mas ao contrário do que você deve estar pensando eles não são um casal.  A vida desses dois personagens  se entrelaça de forma bastante especial e vale a pena ler par descobrir o que acontece.

Hannah é uma jovem de quinze anos que gosta de ser sensual, sua fama de garota “rodada” se espalha entre os colegas da escola. Ela tem (como ela mesma descreveu) uma juventude devassa. Ao contrário da grande maioria dos rapazes, Aaron não tem interesse sexual por Hannah, mas algo nela o atrai.  Ele é novo no grupo, veio de outra cidade, outra escola e é um garoto misterioso, atormentado por um passado recente que deseja esquecer e que não quer compartilhar. À medida que a trama vai se desenvolvendo vamos acompanhando o surgimento de uma bela amizade. Hannah engravida, o pai do bebê não quer reconhecer a criança e Aaron se oferece para assumir essa responsabilidade e é a partir daí  que começamos a compreender melhor o comportamento de cada um deles e conhecer segredos esclarecedores.

A escrita da autora Non Pratt é bastante agradável o que deixa o livro bem gostoso de ler. A narração é feita em primeira pessoa, hora por Hannah, hora por Aaron. Essa alternância deixou o texto bem dinâmico e me deixava ansiosa para saber o que cada um iria revelar na próxima aparição. Há na história uma relação super bacana entre Hannah e sua avó e também entre Aaron e um senhor chamado Neville, dois idosos que vivem na mesma casa de repouso.

Achei lindo ver a cumplicidade, o apoio e o carinho estabelecido entre essas pessoas de diferentes gerações. Os amigos experientes são peças fundamentais, pois auxiliam esses jovens em conflitos, oferecendo a eles uma pitada de maturidade própria de quem já viveu um pouco mais. Vale mencionar que o livro também nos traz um pouco do convívio das famílias de Aaron e Hannah e as amizades, encontros e desencontros da adolescência.

Além dos personagens mais novos e do tema gravidez na adolescência a estrutura do livro também nos aproxima do mundo jovem com suas variações de letras, balões de falas representando conversas por mensagens ou postagens do Facebook… Tudo isso dá uma cara jovem e descontraída a trama, apesar de haver certa dose de drama na história dos personagens.  A autora abordou com naturalidade questões como sexualidade, convívio social e familiar e mostrou que ser adolescente pode ser bem desafiador.

Hannah e Aaron despertaram em mim muita empatia… O segredo de Aaron estava me deixando tão sufocada quanto ele e quando a mãe de Hannah descobre a gravidez, nossa! Acho que fiquei tão nervosa quanto a futura mamãe!  Por tudo isso é que gostei muito da leitura e adoraria uma continuação, já que a história termina quando tudo começa. E você já leu? Pretende ler?

Essa matéria foi escrita por  Nathalia enquanto ainda era colunista do Coisas de Mineira 

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Encrenca
Autor:Non Pratt
Páginas:307  
Ano: 2016  
Editora: Verus  
Adicione Skoob