LIVRO

RESENHA | BEM ATRÁS DE VOCÊ – LISA GARDNER

01 julho, 2019 por

LIVRO BEM ATRÁS DE VOCÊ - LISA GARDNER

Bem Atrás de Você é mais um livro da série Quincy e Rainie. Os personagens em questão são casados e seus nomes completos são Pierce Quincy e Rainie Conner. O marido trabalhou como profiler do FBI – especialista em perfis criminosos. Rainie é ex-policial. Que dupla.

De antemão explico que esse livro, através das minhas pesquisas descobri ser o sétimo da série. Entretanto é o primeiro livro publicado pela editora Gutenberg. Afirmo que não conhecia o casal da série, e Bem Atrás de Você foi minha segunda experiência com a autora.

Preciso ressaltar que não houve dificuldade em acompanhar a história. Mesmo que eu não tenha lido os outros 6 livros que certamente nos dão vários detalhes da vida dos personagens recorrentes. Em meio à trama, Gardner nos dá diversas pinceladas a respeito do passado de Quincy e Rainie, de maneira que percebi que a série pode ser lida independentemente.

“Um livro por dia. Uma dose de literatura por dia para manter a saúde. Então, depois da escola, eu ia para a biblioteca, ainda arrastando minha irmã comigo, e líamos alguns livros, porque alimentação saudável não teríamos tão cedo”.

RESENHA DO LIVRO BEM ATRÁS DE VOCÊ

Em Bem Atrás de Você temos uma história extremamente intrincada. São tantos estilos de narrativas, de focos diferentes! Muito daquele “vai e volta” entre passado e presente. Você precisa encontrar sua sintonia com o enredo. Caso contrário, você pode sem querer deixar uma informação importante de lado.

Em um livro que faz parte de uma série, fico meio “perdida” em definir o protagonismo na história de Bem Atrás de Você. Acredito que Sharlah, uma menina de 13 anos, seja o ponto em comum que une toda a trama. Ela é uma adolescente que traz consigo um passado traumático. Diagnosticada com TOD – Transtorno Opositivo Desafiador, busca encontrar seu lugar no novo lar de acolhimento.

O que Quincy e Rainie têm a ver com isso tudo? Pois bem, Sharlah agora está prestes a ser adotada pelo casal. Após passar por alguns lares e acolhimento desde os 5 anos, parece que a adolescente encontrou finalmente seu lugar. Nesse ínterim, nada em sua vida são flores. E um crime terrível que aconteceu na embora então pacata cidade de Bakersville, Oregon muda o rumo da vida dessa (futura) família.

“Um homem faz o que precisa fazer para proteger sua família, Frank disse…”.

Antes de mais nada, tudo começa com uma garota que trabalhava como caixa no posto de gasolina sendo assassinada. Sem mais, sem menos. Outro rapaz que se encontrava no lugar e na hora errada também foi morto. E quando os policiais checam os vídeos de segurança, um rapaz olha pra filmagem e atira na câmera. Bem Atrás de Você não deixa margens para outro suspeito.

Obviamente com seu rosto exposto, posteriormente a identificação chega até Telly Ray Nash, 17 anos. Para situar vocês, Telly é o irmão mais velho de Sharlah May Nash. Aos 9 anos Telly matou seu pai surpreendentemente com pancadas realizadas com um taco de beisebol.

“Você tem uma criança por perto agora. E elas estão SEMPRE prestando atenção”.

Seu pai estava bêbado, extremamente alterado e corria atrás da família com uma faca. A mãe das crianças tinha sido ferida, e Telly escondeu a irmã no quarto com a finalidade de preservá-la. Foi machucado pelo pai com facadas, mas investiu contra ele quando Sharlah (5 anos) o entregou um taco. Com efeito, esse foi o início dos problemas REAIS de Telly.

Depois dessa tragédia familiar, e por não ter mais nenhum familiar, as crianças foram separadas. Pelo Sistema. Com toda a certeza ambos passaram maus bocados em lares de acolhimento. Através dos diversos tipos de narrativas vamos coletando essas informações. Vá construindo algo coerente.

De fato, é muito complicado resenhar thrillers. Eu me sinto no limiar entre não conseguir atrair a atenção devida, ou a dar detalhes demais. Espero pecar no menos. Odiaria roubar qualquer experiência do leitor. Os plots twists são o que mais motiva alguém a ler romance policial. Em Bem Atrás de Você qualquer detalhe é perigoso. Espero que possam fazer as conexões além do meu texto.

“Como na noite em que ele matou meus pais? Me machucou? Essa é a pergunta não declarada. E quantos episódios de ‘não ser você mesmo’ você pode ter até as pessoas perceberem que esse é quem você realmente é?”

RESENHA DO LIVRO BEM ATRÁS DE VOCÊ - LISA GARDNER

Em outras palavras, reafirmo que a trama é intrincada, e você ficara muito tempo sem entender o motivo de Telly ter desandado tanto. Ter chegado ao ponto de matar pessoas inocentes. Pois, no momento que rastreiam os passos de Telly, a polícia descobre seus pais de acolhimento assassinados friamente em suas camas.

Eles são Frank e Sandra Duvall. Ele professor, ela uma exímia dona de casa, que se orgulha de comandar seu espaço – principalmente a cozinha. O filho do casal está fora de casa, cursando a faculdade. Dessa forma, Telly acreditava que era o “projeto” da vez na mão do casal Duvall.

“Dois Rifles. Duas armas de cano curto. Caixas e mais caixas de munição. Não havia como elas simplesmente terem desaparecido no ar. E mesmo assim…”.

Em síntese, iremos percebendo no decorrer das páginas que o casal assassinado não desistiu nunca de Telly. Que o jovem provavelmente sofre de TAR – Transtorno de Apego Reativo. Isso se deu pelos maus tratos durante toda sua curta infância. Seus pais bebiam, se drogavam, davam festas estranhas com pessoas esquisitas, e não cuidavam sequer de Sharlah, que tinha apenas 5 anos.

No fim das contas, a polícia juntamente com Quincy e Rainie se depara com um assassino que fugiu para as florestas do noroeste do Pacífico. Ele provavelmente pode ser o irmão mais velho de Sharlah. A garota que Quincy e Rainie estão tentando adotar. E a partir daí é um drama só.

A história fica muito tensa. Vi-me preocupada a cada página. E até construí teorias. Fico feliz que tenha acertado uma coisa bem importante. Bem Atrás de Você me pegou desprevenida. 4 estrelas no Skoob por tudo que me fez sentir!

“A conselheira familiar tinha razão: famílias não são construídas em um dia. Mas elas podem ser destruídas em um instante”.

Em conclusão, eu me emocionei DEMAIS com o final da história. Cheguei a chorar, de tanto que mexeu comigo. Algo que martelou bastante em mim foi a Sharlah comentar que seus novos pais eram especialistas em monstros. Então… nada mais normal do que escolherem ela! Nooosssaaa… pesado! Bem Atrás de Você não é para iniciantes.

  • Lisa Gardner tem um relacionamento bem legal com seus fãs. Ela faz enquetes para decidir quais dos seus personagens deverão estrelar seu mais novo livro. Ela também insere nome de pessoas reais em suas histórias. Em contrapartida essas pessoas fazem doações significativas à Conway Area Humane Society. Adorei esse adendo ao fim da leitura. Mais informações no site da autora.

________________________________________________________________________________________________________________

Bem Atrás de Você

 

Titulo: Bem Atrás de Você
Autor: Lisa Gardner
Ano: 2019
Páginas: 352
Editora: Gutenberg
Gêneros: Thriller, Romance Policial, Literatura Estrangeira
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

20 Comentários

  • Jacqueline Vasconcelos
    julho 16, 2019

    Oi,tudo bem ?

    Não conhecia o livro, mas fiquei intrigada com toda a proposta , quotes e o seu ponto de vista que ressaltou bem os pontos altos da obra. Com toda certeza uma ótima indicação.

  • Erika Monteiro
    julho 15, 2019

    Oi, tudo bem? Esse é um dos meus gêneros favoritos. Por vários motivos pela dinâmica entre passado/presente, pelas reviravoltas, pelos motivos que levaram as pessoas a agirem de determinada forma e também pelo autor abrir espaço para que criemos nossas teorias. É incrível quando temos certeza que tudo aconteceu de tal forma e somos surpreendidos. Achei legal ela colocar nomes reais aos personagens. O Harlan Coben também faz isso. Não conhecia a autora mas gostei da indicação. Beijos, Érika =^.^=

  • Raíssa Zaneze
    julho 15, 2019

    Oi Carol! Já tinha ouvido falar desse livro e sempre tive muita vontade de ler ele. Entendo muito você, na parte da dificuldade de resenhar thrillers. Um ponto a mais e entregamos o plot da trama.
    Sua resenha só me deixou mais curiosa, porque nas outras que já li, era bem superficiais MESMO! Por exemplo, eu só sabia que o menino tinha matado o casal de pais, não mais pessoas… enfim.
    To curiosa mesmo para ler. Agora, estranho a Gut ter publicado o sétimo livro. Mesmo sendo independente. Não sei se tu conhece a série da Erika Foster, mas essa, eles publicaram direitinho. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

  • No Conforto dos Livros
    julho 14, 2019

    Olá!! 🙂

    Eu nao conhecia este livro ainda, mas acho otimo que tenhas gostado de fazer a leitura assim tanto! E que partilhes a tua opiniao! 🙂

    Enfim, e otimo que tenhas ficado tao ligada a historia que ate te tenhas preocupado! E que tenhas formulado varias teorias.

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Andrea
    julho 10, 2019

    Olá,
    Achei o enredo bem interessante, e gostei de não depender tanto dos outros livros da série (trauma de quem está esperando os últimos volumes de GOT).

  • Paac Rodrigues
    julho 07, 2019

    senão me engano já li algo dela mas não me recordo qual. sobre essa obra minha colunista leu e adorou, eu ainda não tive contato mas fiquei curiosa lendo sua resenha e fiquei tentada com sua opinião sobre o final *o*

  • Nina Spim
    julho 04, 2019

    Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e fiquei interessada. Não costumo ler thrillers, até hoje acho que não li nenhum, mas fiquei interessada pela história da filha adotiva do casal. Vou colocar na wishlist, com certeza. Já ouvi falar da autora, mas ainda não li nada. Acho que vou gostar de começar por este.

    Love, Nina.
    http://www.ninaeuma.blogspot.com

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      Então, eu gostei bastante. Mas, é um gênero que eu devoro uns 4 livros por mês. AMO mesmo!
      Não quero puxar o saco do gênero, só que espero que você goste bastante quando tiver a oportunidade de ler.
      Abraços

  • Marijleite
    julho 04, 2019

    Oi, me parece mesmo ser um livro bem pesado e intrincado, sou curiosa para ler ele e entender o que exatamente Telly está fazendo. Amei a resenha.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      Leia sim, Mari. Telly é um enigma durante boa parte do livro! Acredito que não irá se arrepender!!!
      Abraços

  • Dayhara Ribeiro Martins
    julho 04, 2019

    Esse sentimento que a leitura nos causa é muito doido, né? Eu as vezes fico assim também, criando teorias doidas de tanto que a leitura me envolve e isso que faz a história valer a pena! Fiquei curiosa sobre os outros livros também, mas sou tão medrosa que passo a dica.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      Que pena, mulher! Não dá medo não… é muita adrenalina, isso sim!!!!
      Obrigada pela visita.

      Abraços

  • Alice Lacerda Montiel
    julho 03, 2019

    Oiii Carol

    Acho meio esquisito quando a editora decide lançar os livros de uma série de suspense fora da ordem, não é a primeira vez que fazem isso. Legal saber que dá pra acompanhar tranquilo e vc não se sentiu perdida, isso é bom. Uau e esse final que arrancou lágrimas? fiquei curisoa com esa história, vou anotar a dica.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      Alice, ódio mortal quando a editora faz isso. E não consigo entender porque… será que acham que não temos problema em pegar o bonde andando??? Porque eu gosto de ver a evolução dos personagens. É complicado, viu?!!
      Bom, caso leia Bem Atrás de Você, eu espero que seja uma experiência legal pra ti. Me emocionei mesmo no fim…
      Beijocas

  • Clayci Oliveira
    julho 03, 2019

    Aquela sensação de gostar de um livro e descobrir que se trata de uma série com 12452452254 livros hahahaha. Mesmo assim gostei de saber que não ficou perdida e que deu pra acompanhar. É bom quando as histórias são independentes. Eu achei a proposta maravilhosa e chamou a minha atenção. Curto o gênero e anotei a dica

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      Nem me fala!!! Não entendo porque as editoras fazem isso com a gente. Daí ou começam a traduzir os livros muito aleatoriamente, ou pegam os direitos de outra editora e começam dali, como se não importasse nada que aconteceu antes. hahahahahha
      Valeu a visita. Abraços

  • Larissa Dutra
    julho 02, 2019

    Olá, tudo bem? Não costumo ler livros desse gênero, mas estou querendo mudar isso. Minha mãe ama, e acredito que ela vá gostar desse, então vou indicar para ela. Adorei tua resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      É um gênero que me pega, preciso admitir. Tomara que sua mãe curta essa história, e quem sabe, um dia… você também não se arrisque, né?
      Beijocas

  • Regiane
    julho 02, 2019

    Foi meu primeiro contato com a autora eu gostei, a dupla Quincy e Raine são ótimos personagens, me cativaram . A leitura prende. Quero ler outros dela.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      julho 06, 2019

      Obrigada pela companhia, migs. Você é sempre minha parceira número um nessa vida louca de leituras conjuntas. ADORO!!!!