Em 2017 a Editora Record convidou os autores nacionais Raphael Draccon, Carolina Munhõz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes para criarem uma coletânea de contos inspirados em personagens clássicos da literatura de terror. Especialmente feito para o mês mês de outubro, nasceu o livro “Criaturas & Criadores – Histórias para Noites de Terror”.

Cada autor ficou responsável por criar um história nova, mas como elementos que lembrassem seus personagens escolhidos, que foram: Frankenstein e Dr. Victor, Conde Drácula, Fantasma da Ópera e o Médico e o Monstro.

Dos quatro autores que participaram dessa coletânea eu só conhecia a escrita do Raphael Montes, já que li seu último livro “Jantar Secreto” para a Leitura Coletiva que tivemos no #ClubedolivroBH, então já esperava um conto bem sombrio e cheio de detalhes macabros. Não fiquei nada surpresa por gostar muito.

Neste meu primeiro contato com a Frini Georgakopoulos como escritora, posso dizer que de todos os contos foi o que eu mais gostei e mais me identifiquei. A personagem está passando por um momento bem complicado da vida, a perda do pai e as consequências do luto, e cada sentimento que ela mostrava me lembrava muito os momentos da minha vida em que enfrentei as mesma dificuldades.

O Raphael Draccon já me surpreendeu na primeira página com uma aula sobre o que acontece com o corpo humano depois da morte. O diálogo entre a jornalista e o Victor me prendeu e eu fiquei bastante curiosa, só achei que faltou um algo a mais para realmente ligar o conto à história original.

E por último Carolinha Munhoz, que foi o último conto que eu li, foi o que menos chamou minha atenção. Estava bem escrito e o tema foi bem interessante, mas não tanto quanto o dos outros autores. O personagem dela foi o Drácula.

“Criaturas & Criadores” tem uma edição muito linda em capa dura roxa, com as escritas e ilustrações em cobre metalizado, que dão um ar de livro fantasioso. Achei isso o máximo! Cada conto também possui sua própria capa interna personalizada, te dando o nome e a sinopse de cada. As páginas são amareladas e com um tamanho razoável de fonte, que poderia ser só um pouco maior, tornando a leitura bem confortável ao ponto de nem se notar as horas passando. Por tudo isso, podemos notar o cuidado que a editora teve com a edição.

Enfim, o livro foi muito bem trabalhado e seus contos, do início ao fim, nos fazem lembrar dos personagens tão clássicos, além de nos entusiasmar com as roupagens novas e bem feitas. Uma ótima ideia da editora, com um ótimo desenvolvimento, que teve uma curiosidade, o livro foi pensado para o Selo Galera da editora, porem os meninos não aguentaram e acabaram escrevendo contos muitos macabros para caber no selo infanto-juvenil da editora.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Título:Criaturas e criadores
Autora: Raphael Draccon, Frini Georgakopoulos, Raphael Montes, Carolina Munhóz
Ano: 2017
Páginas: 248
Editora: Record
Gênero: Contos, Fantasia, Terror
Adicione a sua lista do Skoob
Amazon: COMPRE AQUI