LIVRO

RESENHA | A CONTRAPARTIDA – URANIO BONOLDI

17 junho, 2019 por

RESENHA: A CONTRAPARTIDA - URANIO BONOLDI

A editora Valentina lançou esse ano “A Contrapartida”, seu primeiro livro do gênero thriller/suspense, e é sobre ele que estou aqui para falar hoje. Estreia do autor nacional Uranio Bonoldi, aposta em uma trama envolvendo rituais indígenas, assassinatos e principalmente a moral do leitor. Até onde você iria para ter aquilo que deseja? Estaria disposto a pagar a contrapartida?

Tavinho perdeu o pai aos 04 anos de idade e foi criado desde então apenas pela mãe Cristina e sua “babá”, a índia Iaúna. O garoto sempre se esforçou bastante nos estudos para obter o reconhecimento da família e dos amigos, ainda mais por ser o filho do ilustre professor Octávio de Albuquerque, mas nunca foi suficiente. É dono de um desempenho precário na escola e por isso sofre bullying. Se sente cada dia mais longe do sonho de honrar a memória de seu pai e se tornar um cirurgião famoso.

LIVRO A CONTRAPARTIDA - URANIO BONOLDI

Iaúna foi a única sobrevivente da tribo Moxiruna, dizimada após um massacre realizado por garimpeiros. Acolhida por Cristina, que a levou para São Paulo, tem uma dívida de gratidão muito grande com a família e nutre muito carinho pelo jovem Tavinho. Sensibilizada pela tristeza do garoto que não consegue alcançar seus sonhos, propõe que ele participe de um antigo ritual de sua tribo. Porém os ingredientes utilizados no elixir de tal atividade não são convencionais. O garoto precisa descobrir se está disposto a aceitar fazer o necessário para ser aquilo que sempre quis.

Inicialmente, é importante ressaltar o enredo diferente e interessante desse livro. O autor aposta em uma história envolvente, que mexe com os nervos do leitor. Sem perceber, você está no lugar de Tavinho tomando sua difícil decisão: Aceitaria a contrapartida? Já nas primeiras páginas encontramos o teor sombrio que o livro terá, com um Tavinho adulto se livrando de corpos e sofrendo com a culpa do que vem fazendo. No entanto, descobrimos que ele é um profissional de sucesso, um destaque. Tudo tem um preço.

Lembrava-se de cada detalhe, e seus sentidos operavam de forma frenética. Era o elixir! Seu efeito era impressionante!

A CONTRAPARTIDA - URANIO BONOLDI

Narrado em terceira pessoa, o livro alterna entre momentos da vida do protagonista. Entre momentos quando criança e adulto, conhecemos também a história de seus pais e sua protetora Iaúna. Não acredito que tenha sido a melhor escolha de narrativa, uma vez que os relatos se mostraram confusos e soltos em algumas partes. Portanto, é preciso dizer que se fosse contada em primeira pessoa, a história apresentaria bem mais impacto.

Os personagens são muito bem trabalhados, o que facilita a identificação. Mas em se tratando do gênero de suspense, alguns pontos poderiam ser melhor aproveitados. Apesar de uma trama rica, o livro possui vários diálogos grandes e desnecessários. Em qualquer outro gênero, talvez isso seja um ponto positivo, mas neste caso abrandou a expectativa de várias situações. Portanto, nem sempre demorar para chegar ao ponto contribui para o clímax da história.

Nunca mais na vida eu quero ser humilhado e passar o que passei hoje nas provas e ontem na partida de xadrez. Nunca mais…

No entanto, é inegável o quão bem desenvolvida é a história. Ela trabalha diretamente com o leitor, que a todo o momento especula qual seria a sua posição no lugar do personagem. Moral e ética são questionados, além do valor da vida em comparação aos erros cometidos pelo indivíduo. Bandido bom é bandido morto? Mas quem poderia julgar se os erros de alguém são o suficiente para condená-lo à morte?

Ao lidar com a moral de Tavinho, lidamos com a nossa. Colocamos em prática nosso conceito de sociedade em paralelo aos nossos sonhos e vontades. E é por isso que este livro precisa entrar em sua lista de leitura. Certamente uma experiência especial, com uma boa reviravolta no final. Descubra o preço do sonho de Tavinho.

Nós, os Moxiruna, quando sofríamos ataques, aprisionávamos esses guerreiros e os sacrificávamos em um culto ao deus Céu, arrancando-lhes o coração, com eles ainda vivos, e em seguida fazendo a extração de seu cérebro […]. Foi este o elixir que você conheceu.

________________________________________________________________________________________________________________

Contrapartida Resenha

Título: A Contrapartida
Autor: Uranio Bonoldi
Ano: 2019
Páginas: 336
Editora: Valentina
Gênero: Thriller Psicológico
Adicione à sua lista do Skoob | Onde comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

25 Comentários

  • Yohanna - HannaBooks
    junho 25, 2019

    Não Sou muito de ler o gênero, mas estou aqui roendo as unhas de curiosidade. Ainda não sabia sobre esse lançamento, mas já quero ler! Amei a dica!
    Beijos

  • Ana Claudia de Angelo
    junho 23, 2019

    Que resenha completa! Adoro seu trabalho!!!! E a dica é linda! Vou sim acrescentar na minha listinha do Skoob! 😉
    Eu gosto bastante dessa vibe de thrillers/suspenses. Me tiram bastante da minha zona de conforto e eu adoro!
    Parabéns pelo trabalho que está impecável, como sempre! Beijos!

  • Debora Sapphire
    junho 23, 2019

    Achei bem interessante o fato desse livro ser narrado em terceira pessoa, e alternar entre momentos da vida do protagonista. Gostei muito dessa ótima indicação de leitura, apesar de ser muito diferente de tudo o que estou acostumada a ler. Muito bom!

  • Carol Cavalcanti
    junho 22, 2019

    Gosto muito desse gênero e nesse ano estou procurando ler mais autores nacionais, então gostei muito da indicação!
    Já anotei aqui para procurar.
    Obrigada!

  • Liv
    junho 22, 2019

    Apesar desses problemas na narrativa, eu achei esse enredo bem interessante. Não só pelo suspense, mas gosto desses livros que fazem com que a gente questione não só nossas próprias ações, mas o que nós faríamos no lugar do personagem. Também achei muito legal que o autor trás alguns elementos da cultura indígena, acho muito bom pra aprendermos mais!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

  • Fê Akemi
    junho 22, 2019

    Oie!! A premissa é bem interessante e eu adoro um thriller/suspense, ainda mais sendo nacional. Tenho visto vários muito bons e esse parece que vou gostar também.
    Única pena para os longos diálogos, também não curto muito nesse gênero.
    Adorei as fotos e vou levar essa dica, gostaria de ler esse. bjs

  • Aruom Fênix
    junho 21, 2019

    Gostei bastante da premissa do livro, embora esteja bem distante da minha zona de conforto literária eu fiquei bem curiosa sobre a história !!!

    Parabéns pelo post, as imagens estão lindas !!!

    Bjs
    Aruom Fênix
    leiturasdearuom.blogspot.com

  • Alícia Corrêa
    junho 20, 2019

    Achei interessante a sinopse do livro e o fato dele alternar os momentos das vidas dos personagens durante a narração… Colocarei na minha lista de possíveis leituras 😉

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi Alicia! Sim, a história é bem diferente e inovadora, neh? Vale a pena ler sim. Espero que tenha uma ótima leitura e depois me conte o que achou!

  • Ana Maria
    junho 20, 2019

    É muito legal ver um lucto que fala sobre a Cultura indígena, pois quase não vejo livros assim

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Ana Maria. Sim, o livro aborda um pouco sobre essa misteriosa tribo que foi extinta e sua sobrevivente. Vale muito a pena a leitura!

  • Thais Silva
    junho 20, 2019

    Será ?? Não é Possível… Mais um Livro Para Minha lista que Já está enorme Rsrsrs Só acho que ficarei confusão com a narrativa e terei que ler mais de Uma vez.. Mas fora isso o livro parece ser instigante.

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Thais! Espero que inclua sim e que goste da leitura. Na verdade ele flui muito naturalmente, apesar da trama elaborada, então pode ficar tranquila que será uma leitura muito boa.

  • DEYBIANE KAMILA ALVES DE FREITAS
    junho 20, 2019

    Amo suspense e tenho lido cada cez mais, é sempre bom dar oportunidade pra autores nacionais! Colocando esse na listinha (listona) de leituras!

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Deybi! Pois é, o autores nacionais estão surgindo e arrasando, neh?!
      Quando conseguir fazer a leitura, me conte o que achou!
      Bjos

  • Amanda Campanha
    junho 20, 2019

    Falou autor nacional e suspense na mesma frase, já ganhou meu coração todinho!! Mas esse livro ganhou ainda mais meu coração por ter elementos da cultura indígena e pareceu ser realmente bem brasileiro!

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Amanda! Pois é, os autores nacionais tem arrasado no suspense. A cultura indígena com certeza seu um toque todo especial pra história, vale muito a pena a leitura!
      Bjos

  • Ingrid Barbosa
    junho 20, 2019

    Que bacana ter mais um livro nacional! E que resenha, meu Deus! Já vou incluir na lista.

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Ingrid! Pra vc ver, os autores nacionais estão surgindo e arrasando. Qndo fizer a leitura me conte o que achou!
      Bjos

  • Ana Clara de Souza Coelho
    junho 20, 2019

    Menina, que história bacana!
    Assumo que nunca li um livro do gênero. Fico muito aflita com filmes de suspense/thriller. Tipo, frita meus nervos! Eu tenho vontade de investir no gênero no futuro. Essas questões éticas e morais permeiam muito a nossa realidade. Super me imagino me colocando no lugar do protagonista e me imaginar fazendo as escolhas.
    Se eu conseguir superar essa aflição toda com o gênero, com certeza vou querer ler esse!
    Amei a resenha! Beijinhos

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Ana Clara. Vc entendeu bem a trama do livro. Qndo conseguir fazer a leitura do gênero, talvez esse seja a escolha certa, pois vai além de apenas suspense. Ele questiona a nossa moral.
      Bjos

  • Aline Tavares
    junho 20, 2019

    Gosto muito quando as editoras publicam escritores brasileiros, e achei interessante que a obra apresente elementos nacionais e discussões atuais, que contribuem para a complexidade da obra.

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Aline! Realmente os autores nacionais são donos de histórias q tocam muito mais, pois nada mais legal que conhecer os lugares citados e as culturas mencionadas!
      Bjos

  • Mary Cândido
    junho 20, 2019

    Que resenha perfeita. Desde o início da resenha já me dá vontade de ler. Com o tema de moral e ética, mexe com nosso olhar para a sociedade, pois o que é correto para um é errado para o outro. Podemos dizer que este livro aborda também o tema discutido e apresentado no encontro passado do Clube, a mitologia? Pois fala de crenças únicas de um povo.

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      junho 21, 2019

      Oi, Mary, que bom que gostou da resenha! Ele está dentro sim do nosso último tema do Clube do Livro! Espero que consiga fazer a leitura, e qndo fizer venha me contar o que achou, ok?!
      Bjos.