LIVROS

A CHAMA DE EMBER – COLLEEN HOUCK | RESENHA

16 outubro, 2019 por

A Chama de Ember - Colleen Houck

“A Chama de Ember” é o mais nova obra da autora Colleen Houck. Isso já é um forte motivo para você correr para este livro. Se ainda não foi o suficiente, estamos no mês do Halloween e ele é uma releitura da Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Mas se você ainda não se convenceu, o que duvido muito, vem aí a cartada final: é uma leitura completamente instigante, incomum, repleta de seres sobrenaturais, lugares mágicos, romances e mistérios arrebatadores!

Jack é um lanterna. Após centenas de anos nessa posição, se acostumou com o cargo, resultado de negociar sua alma com um demônio. Aguarda então o fim de seu contrato, enquanto cumpre a tarefa de cuidar de uma Encruzilhada, um portal que liga o nosso mundo ao Outro Mundo. Seu posto atual fica em uma cidadezinha parada do interior, onde nada acontece. Até a passagem de um forte vento de bruxaria e com ele a chegada da jovem Ember O’Dare.

Os lanternas são instruídos a sempre entregar novas bruxas descobertas a seu superior, porém não é isso que Jack faz. Devido a eventos anteriores e a uma certa identificação com aquela jovenzinha, ele se cala e se torna seu protetor secreto.

Quando o Ember cresceu, os sonhos com seu protetor invisível se transformaram […] sua respiração acelerava quando ela sentia que ele estava por perto, e procurava mais oportunidades para vagar pelos caminhos que ele vigiava.

Os anos se passaram e Ember é agora uma mulher com os poderes bem mais fortes. Ela sempre sentiu que alguém a vigiava e protegia, e sonha em conhecer seu guardião tão amado, mas ele nunca apareceu. No entanto, em uma festa de Samhain, quando o véu entre os mundos está bem fino, eles se encontram.

Ele conta para ela sobre o Outro Mundo, sobre magia, mas diz que ela não deve atravessar o portal. Ainda assim, sua teimosia fala mais alto e Ember acaba fazendo um acordo com o ambicioso vampiro Deverell para ajudá-la. Cabe então a Jack decidir se largará toda sua vida e seu posto para ir atrás da garota que tanto ama.

Sangue de bruxa era considerado o sangue mais potente, mais delicioso, mais procurado e também, infelizmente, o mais raro. Por causa disso, quase todos os vampiros tinham abandonado o Outro Mundo quando as bruxas foram embora, anos antes.

Sabe aquelas leituras encantadoras que te prendem desde a primeira página? Desde a primeira linha? Essa é uma delas. Eu sou uma fã declarada da escrita da Colleen Houck e é mágico ver como ela constrói bem seus ambientes e personagens. Ela te faz amar e odiar personagens com tanta facilidade que não será novidade se surpreender com você mesmo.

“Você não está errado. Antes de Ember eu observava mais do que agia. Agora, sou vagalume preso no pote dela. Ela me leva para onde bem entende. Até que me liberte, preciso estar nessa estrada com ela.”

Jack é encantador desde a sua primeira aparição. Ético, centrado, responsável. Ah, claro! Simultaneamente bonito, musculoso, cabelo platinado, olhos prateados… Ele cuida de Ember com um carinho que é impossível não se sensibilizar. Porque é um cuidado gratuito, sem que ela veja ou perceba que ele está ali (apesar de não funcionar). Ele só quer que ela fique bem e que ninguém a encontre.

Ember é curiosa sobre suas habilidades e anseia seu futuro. É criativa, animada, interessante, mas sozinha. Ninguém a entende completamente. Sente no fundo de si uma vontade de buscar por mais, por algo que a complete. Como não se identificar? Se você nunca sentiu uma vontade de correr atrás de alguma coisa, mesmo com riscos, que atire a primeira pedra!

Mas não seria Colleen se tivesse apenas esse lindo casalzinho, não é mesmo?! Entra em cena então o vampiro Deverell Blackbourne, uma versão bad boy do tão correto Jack, que além de levar Ember para ver para o Outro Mundo, ensina para ela sobre várias criaturas e sobre controlar seus poderes. Com intenções inicialmente duvidosas, Dev se encanta por Ember e passa a questionar suas atitudes para com ela. Colleen, sua ordinária!

“Quando vi você no espelho, quando você finalmente se revelou, eu sabia que não era minha imaginação. Eu sabia que você era real e que era mais bonito do que eu sonhava, até nos desejos mais secretos do meu coração.”

A Chama de Ember - Colleen Houck

Sou traumatizada (leia-se aqui encantada) com a autora no que se refere à triângulos amorosos. Isso por causa de “A Maldição do Tigre”, que se você ainda não leu eu não sei o que está fazendo da própria vida. Mas aqui temos um trunfo, A Chama de Ember é um livro único, então não teremos que esperar seis livros para tudo se resolver.

Anteriormente eu já disse, que a historia é uma releitura da Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e conta com inúmeros elementos. Pra começar,  o embate com Ichabod é citado. O próprio Jack, apesar de possuir uma cabeça, mantém um fragmento de sua alma em uma abóbora que paira à sua volta. Ele possui um cavalo preto, usa apenas roupas escuras e fica em uma região afastada e enevoada da cidade (que ele faz questão de deixar assim para evitar intrusos).

“Ficou galopando ao redor de Finney, dando risada feito um doido. Do mesmo jeito que fizera com Ichabod, Jack subiu a gola do sobretudo preto e permitiu que a escuridão dentro dele (o vazio bocejante do lugar onde sua alma deveria estar) fosse revelada, e seu esqueleto se tornou visível.”

A Chama de Ember também tem uma forte pegada de steampunk, o que achei uma surpresa muito agradável. Com a participação, inclusive, de um Frank com partes do corpo humano e partes robóticas retiradas de “Naves Celestiais”. Somos apresentados a várias pesquisas científicas unindo ciência e magia, fazendo inclusive um paralelo diferente da nossa própria realidade. O nosso mundo (o de Ember) do livro é bem antigo, pouco desenvolvido, enquanto o Outro Mundo está bem à nossa frente nessa área.

Sendo assim, concluo dizendo a vocês que Colleen Houck deveria se tornar um elogio literário. “Nossa, mas esse livro é tão Colleen Houck!”. A autora sabe o que faz! Ela conseguiu entregar uma fantasia com steampunk e traços de terror, onde a mocinha, apesar de insegura, não tem medo de aventuras e corre atrás do que quer. Além de tirar seu fôlego com as batalhas e desafios, ela ainda te faz torcer pelo amor. Eu não sei vocês, mas estou aguardando o próximo lançamento. Ansiosa!

_____________________________________________________________________________________________________________

https://amzn.to/2OT2CRy

Titulo: A Chama de Ember
Autora: Colleen Houck
Ano: 2019
Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Arqueiro
Gêneros: Fantasia, Ficção, Jovem adulto
Nota: 5/5
Adicione a sua lista do SKOOB
Compre usando nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

15 Comentários

  • Carol Nery
    Carol Nery
    outubro 28, 2019

    Karina, esse livro lindo e todo mundo queria ele no dia do Clube. hahahahaa
    Bão, eu nunca li a autora. Mas, eu gostei da pegada dessa história. Até essa pitadinha steampunk que você citou.
    Depois, quem sabe eu não pego emprestado? hahahhaa

  • Ivi Campos
    outubro 26, 2019

    Li o primeiro livro da saga do tigre e não funcionou para mim, por isso nunca mais me interessei pela autora. Mas achei a sua resenha tão empolgada que fiquei curiosa ara ler.
    Beijos

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Ivi, acho que vc devia tentar de novo.
      Nova história, novo cenário e LIVRO ÚNICO. Pode funcionar, hein?!
      Bjos

  • Larissa Dutra
    outubro 21, 2019

    Olá, tudo bem? A capa logo de cara me chamou a atenção, e depois de ler a premissa e tua resenha foi impossível não ficar convencida a ler, haha. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Leia Larissa!!!!
      E depois venha me contar o que achou! =)
      Bjos

  • Lucas
    outubro 21, 2019

    Ainda não li esse livro e nunca tinha ouvido falar
    Após ler seu post fiquei com curiosidade em fazer a leitura
    Valeu pela dica =)

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Leia Lucas, vale muito a pena!
      E depois quero saber o que voce achou.
      Bjos

  • Joyce
    outubro 21, 2019

    Olá, não li ainda esse livro mas já vi várias resenhas falando bem dele. Para os fãs do gênero esse livro será uma boa leitura agora para o Halloween. Adorei as cores da capa. Bjuss.

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Linda capa, neh Joyce!
      Eu que amo a autora e o Halloween já estou encantada.
      Bjos

  • Erika Monteiro
    outubro 21, 2019

    Oi, tudo bem? Antes desse livro não tinha ouvido falar da autora mas tenho lido tantas críticas positivas que é difícil não querer ler a obra e saber mais sobre esse enredo criado pela Colleen. Essa edição com cores mais escuras deixa o clima mais sombrio e remete bastante à história. Um lançamento muito aguardado pelos leitores da Arqueiro. A resenha ficou incrível espero conseguir ler em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Essa autora é conhecida por histórias fantasticas e capas maravilhosas!
      Assim que conseguir, inclua um livro dela na sua lista sim. Nao vai se arrepender!
      Bjos.

  • Nayara Borges
    outubro 20, 2019

    Eu sou doida pra conhecer a escrita da autora, esse livro ainda não conhecia, mas já fiquei louca pra ler, porque amo fantasias, ainda mais quando envolve vampiros, portais pra outros mundos e etc, o que me lembra Instrumentos Mortais. Dica anotada!

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Oie Nayara!
      Acho que chegou sua oportunidade, hein!
      Principalmente porque esse é livro único!
      Bjos

  • Debora Sapphire
    outubro 20, 2019

    OMG! Adorei demais essa mais nova obra da autora Colleen Houck! Eu nem sabia que existia ainda! Com certeza, eu já vou querer ler mais esse livro dessa escritora maravilhosa! Alguns dos meus livros favoritos, são dela. Achei bem interessante ser uma leitura da Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Fiquei intrigada e morrendo de curiosidade para ler. Melhor novidade de todas!

    • Karina Rodrigues
      Karina Rodrigues
      outubro 31, 2019

      Oieee Debora!
      Sua reação é a minha qndo descobri o lançamento do livro! Só te digo uma coisa: LEIA!!!