LIVROSRESENHA

RÁDIO SILÊNCIO – ALICE OSEMAN | RESENHA

16 dezembro, 2019 por

RÁDIO SILÊNCIO - ALICE OSEMAN

A resenha de hoje é de um dos livros mais lindos que li esse ano, “Rádio Silêncio” de Alice Oseman, lançado esse ano pela editora Rocco. E ele não é lindo só na capa não, é maravilhoso na história também.

Em “Rádio Silêncio” conhecemos Frances, uma garota cheia de sonhos e metas, mas presa na pressão, que ela mesma se impôs, de entrar para uma boa universidade. Frances é a melhor aluna da escola, mas prefere não lidar com o passado ou com quem é de verdade. Quando ela conhece Aled, seu vizinho e criador do seu podcast preferido, a garota começa a ser ela mesma pela primeira vez.

Além disso, o passado que a menina não deseja encarar está querendo alcançá-la. Com uma narrativa leve e encantadora “Rádio Silêncio” fala sobre a pressão para alcançar o sucesso, identidade e diversidade.

“- Você se divertiu na discoteca? – perguntou ela, mas estava sorrindo. Minha mãe fingia não ter ideia de nada a respeito do que adolescentes do século XXI faziam. Além de ser sarcástica com os professores, aquilo era outra coisa que ela gostava de fazer. – Você curtiu? Você badalou?”

Então, meu primeiro pensamento ao pegar o livro foi “que capa linda, simples e linda”. Preciso parabenizar a quem foi responsável por ela. Assim que li a sinopse, pensei que seria um romance fofo e acertei pela metade, porque ele realmente é fofo. Mesmo tratando de temas difíceis e importantes, a autora consegue fazer com que a história avance de uma forma leve e que você se apaixone por ela.

RÁDIO SILÊNCIO - ALICE OSEMAN

Para os apaixonados por romance, preciso dizer, não espere por um. Espere para conhecer os personagens e seus dilemas, em uma época da vida que é complicada. Abordando o assunto adolescência, Alice Oseman fala de temas que são de grande importância, como a pressão de entrar em uma boa universidade.

“No dia primeiro de novembro, eu fiz dezoito anos. Pensei que me sentiria diferente, mas, claro, não me senti. Acho que a idade não tem muito a ver com ser adulto.”

Outro assunto importante que a autora trata é a aceitação pessoal diante da sociedade. Na história Frances fala que existem duas delas, uma Frances da escola e a Frances real. A adolescência acaba sendo um momento importante em que muitos jovens querem se “encaixar” junto aos colegas. Com isso, às vezes, acabam deixando de lado sua verdadeira essência para se tornarem uma pessoa que é “aceita” pelos outros.

Algo que achei maravilhoso em “Rádio Silêncio” é que os capítulos começam com palavras ou frases que em algum momento serão citadas nas páginas. Eu sempre gostei de títulos nos capítulos que fazem sentido para eles, ao invés dos números.

“- Família não quer dizer nada – disse ela, e eu percebi que ela acreditava mesmo nisso. – Ninguém tem obrigação de amar a família. Não escolhemos nascer.”

LIVRO RÁDIO SILÊNCIO - ALICE OSEMAN

A capa da edição está a coisa mais fofa nas cores azul, preto e branco. Ela está simples, de uma forma que dá gosto de pegar e colocar bem no centro da estante para chamar atenção. O livro é dividido em partes que tem o título de épocas do ano escolar de Frances, dentro dessas partes existem os capítulo que são todos pequenos. Além disso, antes de alguns capítulos podemos ler uma transcrição do podcast “Universe City”.

Alice Oseman nasceu em 1994 e teve seu primeiro livro publicado quando tinha dezenove anos. “Um Ano Solitário” foi considerado “O Apanhador no Campo de Centeio” da era digital. Hoje, a autora conta com quatro livros que falam sobre os desastres da adolescência.

“- Acho que todo mundo está meio cansado desses romances de meninos com meninas – disse ele. – Para ser sincero, acho que o mundo já se cansou disso.”

No Brasil temos dois dos seus livros lançados pela editora Rocco: “Um Ano Solitário” e “Rádio Silêncio”. Esse está sendo meu primeiro contato com a autora, e particularmente, eu a amei e já quero ler tudo o que ela escreveu e venha a escrever.

E aí, alguém já leu algo de Alice Oseman?

“Os quartos são janelas para a alma.”

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Rádio Silêncio.
Autora: Alice Oseman.
Ano: 2019.
Páginas: 448.
Editora: Rocco.
Gênero: Ficção, Jovem Adulto.
Nota: 5/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Carol Nery
    Carol Nery
    dezembro 22, 2019

    Aninha, quero emprestado depois! <3

    • Ana Elisa Monteiro
      Ana Elisa Monteiro
      dezembro 29, 2019

      Ei Carol, empresto sim. O livro é bem legal, acho que você vai gostar.

      Obrigada pelo comentário!