LIVROS

QUANDO ELA DESAPARECER – VICTOR BONINI | RESENHA

31 agosto, 2020 por

“Quando Ela Desaparecer” é o terceiro livro do autor e jornalista Victor Bonini, através da Faro Editorial. Lançado no começo de 2019, o livro traz uma história investigativa e chocante tão bem escrita e desenvolvida que por muitos momentos você vai questionar se realmente trata-se de uma ficção. Méritos de Victor, de quem já li todas as publicações e nunca me decepcionei.

Conhecemos Kika, uma jovem de 16 anos que vai para uma excursão escolar e desaparece, deixando para trás apenas um colar. Simples assim, no meio de todo mundo, de todos os colegas, a jovem desapareceu. No entanto, o caso se torna ainda mais preocupante pois, dois anos antes, Kika já havia sofrido um grave atentado que a deixou entre a vida e a morte.

“Geralmente, num caso assim, a gente mergulha nos arredores e consegue pelo menos alguma coisa: um indício de pra onde a pessoa foi, câmera mostrando onde ela passou, testemunha que viu. No caso da Kika, não tinha nada, nada. Ficávamos olhando um pro outro, tentando entender, “gente, o que aconteceu aqui?”. É que, claro, não sabíamos ainda o tamanho da coisa.”

Kika sempre se destacou pela beleza. Havia participado com destaque em concursos juvenis e conseguia facilmente a atenção dos garotos, consequentemente sendo alvo de ciúmes e inveja de muitas garotas. Mas com o início das investigações, um outro lado da garota começa a surgir, uma personalidade forte e alguns envolvimentos que ninguém imaginava. O que torna essa trama ainda mais cheia de possibilidades e culpados. Cadê a Kika?

Vamos acompanhar então a história da busca pela verdade sobre o desaparecimento da Kika através de três abordagens: a investigação policial, uma conversa pós investigação entre o investigador Conrado Bardelli e a mãe da jovem, e por último a visão de Sara, uma jornalista que estudou com Kika na época do colégio e anos depois está escrevendo um livro-reportagem sobre o caso. Note que são três faixas temporais diferentes, o que faz com que o leitor possa ir montando o quebra-cabeças pouco a pouco, a cada nova informação.

“— Você tem que acreditar que aquilo que aconteceu há dois anos foi porque todas as meninas odeiam a Kika por um motivo maior, que nem elas sabem explicar. Elas nem olham pra cara da Kika. Nunca olharam. Ou se olham é pra tirar um puta sarro ou xingar ela de, sei lá, biscate.”

Essa estrutura de “Quando Ela Desaparecer” é muito especial. São inseridas tantas provas, que a cada capítulo você tem um novo suspeito. Na verdade, em alguns momentos você tem a certeza que finalizou a história e descobriu tudo, mas… duvido muito. No entanto, tenha a tranquilidade em saber que não vai encontrar pontas soltas.

O detetive Conrado Bardelli já é uma figura frequente e conhecida entre os leitores do Bonini. Ele faz tudo! Além dele, outros vários personagens recebem grande destaque e tem uma ótima construção durante a história, como principalmente Maria João, a mãe de Kika.

Este livro em específico parece claramente uma obra de não-ficção, apesar de ser uma ficção. O autor inseriu matérias de jornais, fotos, imagens, e-mails, mapas, explicações detalhadas sobre a região de Guarulhos em que se passa a história. É difícil acreditar que não é real. Eu já disse que o Bonini é jornalista, né?!

“Lembrar esses dias me traz um sentimento de medo e depressão. Experimente entrar na sua escola, no seu trabalho, na sua casa e olhar para os outros como possíveis sequestradores. Talvez assassinos. Estupradores. Você tem vontade de se esconder no quarto e não sair nunca mais. Sua rotina perde o sentido.”

Além disso, “Quando Ela Desaparecer” aborda temas fortes e importantes como o bullying, violência, sexualidade, pedofilia, transtornos psicológicos… e vários outros em suas reviravoltas, que eu não vou ser a “estraga-prazeres” de dizer.

Sobre a edição da Faro Editorial, como sempre, impecável. Desde a arte da capa, gramatura das folhas e diferença de coloração das páginas em determinados momentos da história. Sendo assim, se você é alguém que ainda não conhece o autor, não perca tempo. Recomendo todos os seus livros, sendo meu preferido “O Casamento”, que é sensacional. E “Quando Ela Desaparecer” já segue bem de perto, na segunda colocação.

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Quando Ela Desaparecer
Autor: Victor Bonini
Ano: 2019
Editora: Faro Editorial
Gênero: Suspense e Mistério
Onde comprar: AMAZON 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

7 Comentários

  • Erika Monteiro
    setembro 07, 2020

    Oi Karina, tudo bem? Acredita que nunca li nenhum livro da Faro? Mas tenho curiosidade. Esse é um que está na minha lista interminável haha O enredo é simplesmente incrível. Essa questão de conforme vão surgindo novas provas tendemos a suspeitar de um personagem diferente é muito verdade. O mais legal é quando o autor escreve tão bem que consegue nos surpreender com o desfecho. Me fez lembrar um pouco de Silêncio na floresta. Um abraço, Érika =^.^=

  • Debora Sapphire
    setembro 06, 2020

    Conhecer esse terceiro livro do autor, é algo inédito pra mim. Muito interessante o fato do livro trazer uma história investigativa e chocante igualmente! E melhor ainda, que está bem escrita. E gosto quando é bem desenvolvida também ao ponto de fazer o leitor questionar se realmente se trata de uma ficção, em muitos momentos.

  • Yasmine Evaristo
    setembro 06, 2020

    Adorei essa trama cheia de pecinhas que precisam ser montadas pra entender a trama. Ótima resenha.

  • Ariany Moraes
    setembro 06, 2020

    Tenho muita vontade de ler esse livro, gostei muito de saber suas considerações. Sem dúvidas irei ler ele ainda esse ano.

  • Maria Valéria
    setembro 06, 2020

    Parece ser uma leitura bem intrigante. Eu curto leituras nessa vibe e que tenham linhas temporais diferentes. Funciona bem comigo esse esquema de contar uma trama. Por ele ser jornalista, acredito que realmente a obra pareça ser real. Fiquei curiosa em ler e até pra conhecer um pouco sobre Guarulhos, heheh
    Küss

  • Gustavo (Leitura Enigmática)
    setembro 05, 2020

    Estou com essa obra na minha estante para ser lida, se tudo der certo, farei isso em novembro ou dezembro. Espero poder me surpreender mais uma vez com a escrita do Bonini que é sensacional.

  • Angela Cunha
    setembro 02, 2020

    Meu contato com as letras do Victor é apenas por Vozes do Joelma, que é um livro que eu amo de paixão!
    Mas esse livro, aliás, todos os livros do autor, são elogiados demais e sim, preciso tomar uma dose de vergonha e ler todos!!!!
    Nossa literatura nacional é maravilhosa!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor