Projeto Gemini é o mais novo filme estrelado pelo ator Will Smith. Nesse longa, onde a direção é assinada pelo cineasta, produtor, roteirista e vencedor do Oscar, o taiwanês Ang Lee, Smith vive o papel de Henry Brogan. Ele é, se não o melhor, um dos melhores agente de elite/assassino do governo de todo o planeta. Ademais, após uma missão complicada, Brogan quer se aposentar. Assim poderemos acompanhar o que o tal Projeto Gemini pensa a respeito dessa resolução de Henry.
Certamente que sou uma entusiasta dos filmes de ação… Adoro o movimento das câmeras, as cenas inusitadas e os atores quase sempre, beirando atitudes impossíveis de darem certo na vida real – embora compreenda o nível irreal de quase tudo. Então, não pense que vai ler uma crítica detonando o filme de Ang Lee, porque eu realmente gostei das quase duas horas que passei no cinema. E isso tudo foi uma experiência com uma nova e sofisticada tecnologia cinematográfica.
Brogan passa a ser inusitadamente perseguido por um jovem agente, que embora desconhecido, é letalmente treinado. O rapaz é uma arma ambulante. Ele luta tão bem quanto Henry, e ele atira da mesma forma que Henry. E esse mistério não demora a ser desvendado, porém, um pouco antes da revelação, nossos cérebros podem sentir a sensação de um ‘bug’. É bastante estranho ver um Will Smith de 51 anos se arrebentando todo numa luta contra um Will Smith de 20 e poucos anos. É sério! Nosso cérebro não é treinado para esse tipo de situação.
O porquê do jovem agente poder praticamente prever os movimentos de Brogan, e vice-versa, é resultado de experiências realizadas pela organização militar privada sombria chamada Projeto Gemini. Operada pelo conhecido – e megalomaníaco, diga-se de passagem –, Clay Verris. E é através de Clay, e de toda a preparação recebida no Projeto Gemini, que Clay Junior passa a estar sempre no lugar que Henry Brogan está. É uma busca implacável, e sem chance de se esconder. E para gerar um pouco mais de drama, Henry conta com um antigo amigo, Baron, e uma agente do DIA, Danny Zakarweski, para o ajudarem nos planos de estar sempre um passo a frente do seu perseguidor.
Ando vendo a crítica bater forte na qualidade digital e de renderização do filme. Há uma cena de perseguição sobre motos, que eu tive a plena sensação de que estava presenciando um jogo de vídeo game, desses mais realistas. Mas, não acho que o filme foi todo prejudicado não. O jovem agente, é na verdade uma versão 30 anos mais nova do melhor agente conhecido até então. E isso pra mim foi muito convincente. Cá pra nós, é muito fácil imaginar um “Um Maluco no Pedaço” (Fresh Prince of Bel Air) atuando com sua versão “velha”. E eu gostei. Sim… eu sei. Mas, já disse que sou mesmo entusiasta do gênero. E não sou especialista na área do cinema. Deixa eu me divertir em paz! hahahaha
“É apenas diferente, você tem que fazer o filme de maneira diferente. Eu acho que por causa disso, me fez querer criar Junior, porque você não pode se maquiar, apagar rugas e fazer um penteado diferente, agir e chamar isso de ‘mais jovem’ ou escolher o filho de Will Smith para que atue com ele e chamar isso de ‘clone’.” ~ Ang Lee, justificando o uso da tecnologia High Frame Rate 3D.
A qualidade das imagens em 3D foram surpreendentes. Achei tudo muito realístico. Em uma cena dentro d’água é impressionante ver como as bolhas praticamente sobem em cima da gente.
“3D+ é um formato digital evolutivo de projeção a 60 quadros por segundo – mais do que o dobro da taxa tradicional de quadros do cinema (24 quadros) – dando ao público uma experiência em 3D amplificada e totalmente imersiva. (…) Essa evolução na narrativa visual dá ao público a experiência cinematográfica mais imersiva que se pode desfrutar atualmente no cinema.”
-
Você tem vontade de seguir uma ordem para ler Stephen King? CRONOGRAMA DE LEITURA STEPHEN KING
O interessante é que Henry Brogan está “pendurando as chuteiras”, está se sentindo velho e tem dificuldades de se olhar no espelho para encarar o que se tornou. Em contraponto, seu principal e letal perseguidor é a irônica imagem de sua juventude. A afronta total de forma mais plena. É ter de fugir de si mesmo, sabendo que isso não é possível. O jovem Clay Junior também não facilita nada sempre chamando Brogan de “velho” – reforçando ao antigo agente a vontade de nunca mais encarar um espelho mesmo.
Enfim, o doppelgänger de Brogan irá precisar refletir em quem é, e em como pode parecer tanto com o agente “velho” que ele não consegue matar de forma alguma. Também surge a curiosidade dos motivos de Brogan prever seus movimentos. O garoto de 23 anos é treinado para matar. Ser essa arma letal é o que dá sentido à sua vida. E como será ser confrontado com tudo aquilo que ele pensava ser verdade? Precisará ver sua pseudo identidade ruir à sua frente, e decisões precisarão ser tomadas.
“Não, Danny diz, você precisa estudar ciências humanas! Você precisa se conectar ao passado para florescer no futuro.”
Projeto Gemini estreia hoje (10/10) nos cinemas do Brasil, e você pode ir até lá se gostar de filmes com muita ação, explosões, tiros e agentes bem treinados. Também pode ir lá se quer conferir essa nova maneira de fazer e filmar um filme – mesmo que nenhum dos nossos cinemas tenha a capacidade de reproduzir o filme na qualidade exigida e desejada por Ang Lee. Você também pode escolher ir assistir esse filme, mesmo que seja só para depois sair falando mal para os seus amigos. Afinal de contas, o que mais podemos fazer?! Entretanto, escolha seu motivo, e não perca essa exibição.
___________________________________________________
Data de lançamento 10 de outubro de 2019
Duração: 1h 57min
Direção: Ang Lee
Elenco: Will Smith, Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen
Gênero: Ação, Ficção Científica , Drama Thriller
Nacionalidades EUA, China
Distribuidora: Paramount Pictures
Diane Ramos
Olá…
Amei a sua crítica!
Particularmente, não sou muito fã de muita ação, explosões, tiros e agentes bem treinados rsrs… Porém, sou muito fã do Will Smith e só por ele estar no filme já quero assistir! Vou chamar minhas amigas paraa assistirem comigo 😉
Valeu pela dica!
Bjo
Carol Nery
Que legal Diane. Mesmo sem curtir o estilo, você animou a assistir. E ainda vai levar as amigas. ADOREI!!! hahahaha
Ana Caroline Lima Espindula
Olá!
O Will Smith é um dos melhores atores quando se trata de filmes com mais ação e aventura, ele se sai muito bem em filmes de comédia, mas acho que ele é magnífico em filmes mais movimentados.
Eu não conhecia o filme, mas sua resenha me deixou curiosa, ainda mais por ter essa briga entre agentes, deve ser um filme recheado de ação!
Carol Nery
Ana, é sim! Tem bastante ação. E eu concordo com você. Will é bom em muitas coisas, mas ele fica muito à vontade em filmes de ação. Eu me diverti muito!!! Nem tudo precisa ser a máxima maravilha da sétima arte. hahahaha
Abraços
Ana
Eu tinha visto um vídeo que o Will colocou no Instagram desse filme e achei muito louco ele ter essas partes com ele mesmo de 20 e poucos anos. Parece um filme muito intenso, não é exatamente o tipo de coisa que eu curto pq me deixa muito aflita hahaha mas eu gosto muito do Will, então vou tentar assistir!
Carol Nery
Oi, Ana… eu até acho que esse filme não teve tantas partes de ficar aflita, sabe? Mas, ele é super acelerado mesmo. Sou suspeita, enfim, pra falar de filme de ação. Eu AMO!!! Mesmo que seja só pelo Will… se joga! hahahahaa
Abraços
Karini Couto
Tudo bem!?
Gosto muito da interpretação do Will Smith, não vi esse ainda, mas quero! Mas não é um tipo que eu esteja buscando para assistir no momento!
Carol Nery
Eu já fiquei animadinha quando vi o trailer no dia que fui assistir Coringa. hhahahahaa
Essas coisas de gente que explode tudo e da tiro em todo mundo, me deixa eufórica. Mas, só em filmes. CLARO!!!!!
Abraços
Leitura Enigmática
Não assisti ainda o filme, mas fiquei bem curioso, pois com esse elenco, já se espera uma ótima história. Pretendo assistir em breve.
Carol Nery
Eu recomendo porque nunca se sabe o que um filme pode mexer no outro. Se não gostar, pelo menos passou pela experiência. Eu já me diverti bastante!!!
Clayci Oliveira
De fato vi várias críticas negativas, mas aprendi a não me apegar a elas.
Às vezes tudo o que precisamos é nos entreter e se o filme cumpre esse papel, ótimo. Nem sempre precisamos de explicações, análises e nada do tipo… só a experiência de sentar, curtir e ir embora com a cabeça mais leve rs.
E acredito que esse filme cumpra bem essa proposta. Ainda quero assistir <3
Carol Nery
Clayci, nossa! Que comentário… É bem assim que penso.
Pessoal exige demais às vezes. Cobra demais. Analisa demais.
Mas, a gente pode ir ao cinema só pra se divertir, só pra ver algo animado e barulhento. E sair de lá com a cabeça menos atribulada do que quando entrou.
Adorei sua visão!
Paloma
Esse filme parece ser sensacional, vi outros blogueiros falando sobre. Esse gênero me faria sair da zona de conforto, mas veria o filme principalmente para conferir as imagens super realistas que falou.
Bjus,
Monólogo de Julieta
Carol Nery
Paloma, eu acho que é aquele tipo de filme que você assiste pra se divertir, sair mesmo da zona de conforto.
Espero que dê uma chance e que te agrade. Abraços
Marijleite
Oi, eu vi uma matéria sobre esse filme ontem na TV, então adorei poder ver hoje a sua opinião sobre ele, estou bem animada para assistir e ver no que vai dar essa luta do Will com uma versão mais jovem dele mesmo.
Carol Nery
Eu acho que você pode gostar. É bem divertido!! A ação é muito boa, e os questionamentos sobre juventude x velhice é bem legal pra refletirmos.
Andrea
Não sabia deste filme, achei interessante a relação de um filme de ação e ao mesmo tempo questionamento sobre juventude x envelhecer.
Carol Nery
Verdade, Andrea. Mexer nesse assunto é bem interessante, pois nos filmes de ação geralmente temos a impressão de que nossos “heróis” irão viver para sempre, né mesmo?? Foi massa pra gente pensar também.
Beatriz Ribeiro
Acho uma pena nossos cinemas não conseguirem reproduzir o filme com a qualidade esperada, mas ainda assim estou doida para assistir, principalmente por ter Will Smith
Carol Nery
Eu achei bem bom do jeito que está. Mas, sei lá o quanto melhor seria se déssemos conta da qualidade em que foi filmado e planejado!!!
PS Amo Leitura
Eu estou muito curiosa para assistir! O filme parece incrível! Gostei da sua opinião e filmes de ação me cativam bastante. Estou curiosa para o desfecho da história.
Carol Nery
Que bom que curtiu o que escrevi! Tomara que o filme seja tão legal pra você, quanto foi pra mim. Super me diverti. Eu adoro explosões, e tiros e coisas impossíveis (nos filmes, claro!).
CRÍTICA | A LUZ NO FIM DO MUNDO - Coisas De Mineira
[…] CRÍTICA | PROJETO GEMINI […]
Nique Bittencourt
Estou querendo assistir, li sobre e fiquei muito curiosa
Carol Nery
Assiste sim! É sempre bom podermos ter nossa própria opinião quando formos falar sobre, né?
Mas, estou torcendo pra que você se divirta!
Leonardo Santos da Silva
quero muito ir assistir esse filme num cinema bom justamente por essa questão da qualidade, mas estou muito ansioso pra ver pela história e pelo Will <3
Carol Nery
A gente tem aquele saudosismo bom a respeito do Will, né? Somos meio que íntimos! hhahahaha
Eu espero que consiga aproveitar em um bom cinema, e que se divirta tanto quanto eu.
Abraços
Luna
Filmes do gênero ação eu dificilmente consigo assistir. Não gosto das cenas de perseguição, tiros, brigas, socos e sangue, sabe. Não me agradam. O único filme do gênero que eu lembro de ter amado foi “Mandando Bala”. Minto: também amei Sr. e Sra Smith.rsrs Acho que foi pelo lado cômico da história.
O Will Smith eu conheço só pelo seu trabalho como protagonista em “Um Maluco no Pedaço” (que amo até hoje!). E aqui estou eu com a memória fraca mais uma vez (desculpa!): já assisti um filme com ele sim, se chama “À Procura da Felicidade” e lembro de ter gostado muito, fiquei comovida.
Acho curioso este filme pelas tecnologias utilizadas e por trazer um conflito envolvendo o protagonista mais velho e com problemas ocasionados por sua idade (ou a falta de aceitação dela) e ele mais jovem, ou melhor, uma cópia dele mais jovem. Mas não é um filme que eu me interessaria em assistir.
Carol Nery
Adorei seu comentário super embasado! hehehehee Te entendo. Tem coisas que realmente não são nossa praia.
Eu já ADORO filme de ação e toda essa bagunçada aí que você citou.
Beijão
Alice Martins
Oi Carol,
Ainda não sabia nada sobre o filme, mas simplesmente amei conhecer mais sobre o enredo e o que o envolve. Eu gosto bastante de filmes do gênero, pois sempre acabam sendo experiências interessantes e gostei dos pontos que narrou, mesmo aqueles que a crítica não acharam tão favoráveis. Já anotei aqui a dica e espero poder conferir em breve e gostar! E sou suspeita para falar, porque o Will fez o meu filme preferido da vida: À Procura da Felicidade”.
Beijos!
Beijos!
Carol Nery
Alice, o Will está fantástico naquele filme, né? Eu adoro também. Já assisti algumas vezes e já até usei ele em terapias de grupo.
E que bom que a dica aqui foi quente pra você. Fico feliz de deixar nem que seja uma pessoa interessada em ver o filme. hehehehe
Beijocas