LIVROS

OBJETOS SOBRENATURAIS – STACEY GRAHAM | RESENHA

29 novembro, 2019 por

OBJETOS SOBRENATURAIS - STACEY GRAHAM

Ao olhar para a capa de “Objetos Sobrenaturais”, é bem provável que o seu coração acelere. Nada mais justo, com um título que promete uma viagem pelo sobrenatural, você já se depara com uma arte linda (Darkside, né!), repleta de bonecos e objetos antigos, que comumente já provoam nosso imaginário do horror. Mas e o conteúdo, assusta?

A autora Stacey Graham trabalhou por cerca de 20 anos como investigadora paranormal e foi através de sua experiência que surgiu a ideia de criação deste livro. Em um formato semelhante a um manual, “Objetos Sobrenaturais” tem uma primeira parte bem técnica, focada no trabalho e pesquisa da caça-fantasma.

Temos acesso então, através de tópicos, a como é realizada uma investigação sobrenatural, quais os tipos de fantasmas, objetos e até locais que podem ser considerados assombrados, além dos motivos de ligação destes com outros seres.

OBJETOS SOBRENATURAIS - STACEY GRAHAM

Em sequência, a segunda parte do livro é uma forma de exemplificar tudo que foi detalhado anteriormente, composta de diversos casos reais. No entanto, não são necessariamente apenas casos trabalhados por Stacey. Também divididos por categorias, temos acesso às mais assombrosas e famosas histórias que, com certeza, você já ouviu falar.

Um exemplo disso é o famoso caso da boneca Annabelle, no capítulo de “Bonecas e Objetos Demoníacos”. Devido à fama cinematográfica da história e ao destaque para os livros de Ed e Lorraine Warren, já ouvimos muito falar dela, e mais uma vez ela surge aqui. Em um relato sobre a investigação real de seu surgimento.

No mesmo capítulo de Annabelle, encontramos também outro famoso Hollywoodiano. O boneco Robert. Sua história já foi adaptada para o filme “O Boneco do Mal”, o que não deixa o caso menos assustador. Uma dica valiosa é que vocês procurem fotos dessas belezinhas na internet, pois embora o livro tenha algumas ilustrações, não são imagens dos casos reais. Isso vai fazer total diferença.

“Objetos Sobrenaturais” relata também outros casos bem interessantes e assustadores, como o espelho de Marilyn Monroe, o porsche de James Dean, além de lugares assombrados como oceanos, hotéis e as catacumbas de Paris.

Bom, eu definitivamente não esperava esse tipo de leitura quando peguei o livro. A impressão que tive pelo título e capa foi bem diferente, e me assustou um pouco esse modelo de “enciclopédia” em que ele foi escrito. É como se você estivesse participando de um curso intensivo de investigação sobrenatural.

Embora tenha demorado um pouco para me acostumar, a leitura se tornou bastante instigante e rápida, principalmente a partir da segunda parte. Ainda que aborde temas obscuros, o livro não assusta e nem causa medo. Acredito que o sentimento predominante seja a curiosidade.

OBJETOS SOBRENATURAIS - STACEY GRAHAM

A autora tem uma escrita bastante leve e dinâmica, em vários momentos até cômica. Isso faz com que você leia sem perceber o tempo passar. Mas aqui preciso deixar uma ressalva. Entendo a ideia da autora em abordar com comédia o lado sobrenatural e assim atingir um público maior, porém, no papel de uma profissional do ramo, em vários momentos não pegou muito bem. Já é uma área que sofre tanta descrença…

Mas isso é uma questão bem pessoal. Eu sou fã do teor sério e detalhado dos livros de Ed e Lorraine, e talvez aí tenha pesado para mim. No entanto, em um geral, eu achei um ótimo livro de introdução para o universo da pesquisa sobrenatural.

“Objetos Sobrenaturais” é uma forma descontraída de conhecer equipamentos, pesquisas e até mesmo pegar dicas para iniciar sua própria coleção sobrenatural (quem sabe, né!). Ou ao contrário também. Pegar dicas para não acabar levando para casa algum “acompanhante inesperado “em um objeto usado!

_________________________________________________________________________________________________________________

Objetos Sobrenaturais

Objetos Sobrenaturais
Stacey Graham
Ano: 2019
Editora: Darkside
Páginas: 224
Gênero: Não-ficção
Adicione a sua lista do SKOOB
Compre pelo nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

6 Comentários

  • Joyce
    dezembro 23, 2019

    Esse livro precisa estar na minha estante rs. Achei bem diferentona e interessante a proposta da autora. Parabéns pela resenha. Agora preciso de coragem para ler essa raridade. Bjos.

  • Nayara Borges
    dezembro 23, 2019

    Eu sou muito cagona com histórias de terror, porém eu adoro ler hahaha sou a típica mocinha de filmes de terror, que morre pela curiosidade. Esse livro está na minha lista, justamente porque essa pega de enciclopédia é bem instigante ao meu ver, gosto muito da dinâmica

  • Liv Resenhas Caóticas
    dezembro 22, 2019

    Olha, vou confessar que a principio fiquei com medo de ler esse livro, mas pela sua resenha acho que pode ser uma leitura bem leve e até divertida. Gosto quando os autores colocam um pouco de humor nos textos mais obscuros, ajuda a leitura bastante!
    Abraços,
    Liv | Resenhas Caóticas

  • Erika Monteiro
    dezembro 22, 2019

    Oi, tudo bem? Tenho que concordar essa edição está simplesmente incrível. Aliás, o trabalho da Darkside dispensa comentários. Quanto ao livro pensar que diversos casos aconteceram de verdade dá um friozinho na barriga. Ainda mais ser escrito por alguém que teve contato próximo. Procurar fotos na internet? Acho que não, sou muito medrosa haha Um abraço, Érika =^.^=

  • Debora Sapphire
    dezembro 22, 2019

    Uau. Adorei me deparar com essa arte linda da Darkside! Muito bom saber que como o título promete, podemos encontrar uma viagem pelo sobrenatural. Gostei de conhecer esse livro, ainda não tinha lido nada a respeito. Parece ser bem interessante mesmo. Meus parabéns pela resenha.

  • Hanna Carolina Lins de Paiva
    dezembro 21, 2019

    Olha, por mais que a edição da Darkside seja incrível e tudo mais, esse é um livro que não leio mesmo! Passo longe até de filmes com esse assunto, pois tenho pavor mesmo, saca? =s
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob