LIVROS

O QUE ACONTECEU COM ANNIE – C. J. TUDOR | RESENHA

15 junho, 2019 por

o que aconteceu com annie

A autora de O Homem de Giz, C. J. Tudor, lançou recentemente O Que Aconteceu Com Annie, seu novo thriller aqui no Brasil pela editora Intrínseca. No mesmo ritmo de seu livro anterior, Tudor usa do artifício “presente e passado” nessa sua nova história. Passearemos juntos pelos dias atuais de Joe Thorne, que retorna ao vilarejo próximo a Nottingham, onde cresceu, pois recebeu um e-mail cheio de suspense.

Em contrapartida, vamos descobrindo de tempos em tempos dentro da narrativa o que aconteceu quando Joe era adolescente e sua irmã mais nova, Annie, desapareceu. Porém, o que mais intriga o leitor no momento que ainda se está familiarizando com o livro, é justamente O Que Aconteceu Com Annie, uma vez que ela retorna depois de horas de desaparecimento. Mas, esse retorno não é tão agradável como todos poderiam crer.

“Um leitor de verdade dobra a lombada, manuseia as páginas, absorve cada palavra, cada nuance. Não se pode julgar um livro pela capa, mas, com certeza, pode-se julgar o dono do livro”.

LIVRO O QUE ACONTECEU COM ANNIE – C. J. TUDOR

Os acontecimentos de 25 anos atrás não podem ficar totalmente encobertos. A verdade é que em Arnhill o passado jamais pode ser verdadeiramente enterrado. Em primeiro lugar temos uma mina de carvão que foi muito importante no passado desse vilarejo e de seu povo, mas com a desativação da mesma, os jovens amigos de Joe acabam por criar interesse em seus mistérios.

Joe tem então essa irmã caçula, Annie, e o garoto aprendeu a gostar de sua pequena irmão com o passar do tempo. Em certa feita ele junta suas próprias economias e compra uma boneca (bem feia) para sua irmã. A menina adora aquela boneca e a carrega para todo lado, inclusive dorme com ela. Essa boneca sinistra nos acompanha durante toda a história. Assustadora, dá até uns calafrios…

Em segundo lugar, os acontecimentos misteriosos de outrora aparentemente estão de volta, e alguém que de alguma forma conseguiu o contato de Joe o envia um e-mail com uma mensagem curta, mas que por outro lado conseguiu chamar a atenção dele. Mesmo Joe tendo uma vida complicada, com abuso em jogatina e dívidas para pessoas perigosas, ele resolve largar tudo e aceitar enfrentar alguns fantasmas (mas, bastante substanciais) que não ficaram nem um pouco felizes com seu retorno.

Em O Que Aconteceu Com Annie temos retratado situações de bullying que atravessam gerações, temos suicídios, temos assassinatos brutais, e temos aqueles mistérios que nos deixam sintonizados na história até a última página. Eu fiquei satisfeita com o fim que Tudor escreveu. E confesso que não imaginaria o que ela entregou… Pra mim, um bom thriller tem esse efeito.

“Cair não mata ninguém. Parar é que mata”.

É bom ter em mente que o pior dia da vida de Joe não foi o dia em que sua irmã desapareceu. Todavia o dia mais terrível da vida de Joe foi quando Annie retornou. À partir do momento que sua irma volta para casa Joe desiste de andar com sua antiga “gangue”, e se reverteu a um rapaz recluso e introspectivo.

O que achei interessante nesse novo livro da autora foi esse toque com uma pegada meio que “sobrenatural”. Como em seu primeiro livro, precisaremos estar antenados com os fatos do passado da vida de Thorne e seus amigos (e rivais?) para chegar a fundo do motivo do retorno do professor para esse vilarejo no interior da Inglaterra que não é nem um pouco hospitaleiro. E ele ainda retorna para um cargo de professor em sua antiga escola – com recomendações adulteradas, imaginem!

Gostaria de ressaltar, em tempo, que eu gostei da escrita da autora de cara. Levei pouco menos de 2 dias para devorar O Homem de Giz, e da mesma maneira, aproveitei um momento que estava convalescente para que em menos de 2 dias novamente, eu fizesse a leitura de O Que Aconteceu Com Annie. Eu gosto do estilo da autora. Eu gosto de sentir as influências que ela recebeu para se tornar a escritora que é.

“Lugares também têm segredos, penso. Que nem as pessoas. Só é preciso escavar. A terra, a vida, a alma de um homem”.

Eu sinto as homenagens e inspirações diretas à obra de Stephen King e NÃO! Eu não acho que isso seja negativo. Inspiração não é cópia, não é querer reescrever o livro do colega escritor, e não sei se já falei, mas não é cópia, definitivamente. Contudo respeito demais quem não tenha gostado de cara da autora. Quem sabe em O Que Aconteceu Com Annie a escrita dela não consiga te fisgar?

Acima de tudo, eu gostaria de enaltecer a edição linda que a editora Intrínseca realizou para essa obra. Assim como o livro anterior da autora, esse também saiu em capa dura, todo na cor preta. O título tem uma fonte puxada para uma caligrafia infantil, e escrito como que se tivesse sido usado àqueles corretivos em forma de caneta, sabe?

Por fim, achei incrível a escolha de capa, não há como não gostar. Temos um formato de menina (ou boneca) recortada abaixo do título, e essas mesmas formas enfeitam toda a lombada. São 288 páginas protegidas por uma exímia embalagem! Ah, para quem é assinante da Intrínsecos (o clube de leitura da editora), O Que Aconteceu Com Annie chegou primeiro em uma edição exclusiva.

“Quero rir do absurdo de tudo aquilo; rir até gritar. Parece que estou tendo um sonho macabro. No fundo, porém, sei que a história toa é real. É um pesadelo que começou vinte e cinco anos atrás”.

________________________________________________________________________________________________________________

 

O Que Aconteceu Com Annie

Titulo: O Que Aconteceu Com Annie
Autor: C. J. Tudor
Ano: 2019
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Gêneros: Thriller, Romance Policial, Literatura Estrangeira
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

44 Comentários

  • Tânia Bueno
    julho 02, 2019

    Oie amei a sua resenha, mas não lerei o livro que tem uma boneca sinistra e como vc diz dá calafrios. Não leio nada do gênero por ser uma medrosa assumida, mas é um livro bacana para dar de presente para amigos e amigas amantes do gênero.

    Bjo
    Tânia Bueno

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      hahhaha Eu adorei sua sinceridade, Tânia!
      É isso aí. Um belo presente… pela temática, pelo trabalho gráfico, pelo visual!!!
      Qualquer amante do gênero ficaria muito feliz.
      Beijão

  • lilian farias
    junho 27, 2019

    Concordo com você, essa edição está linda mesmo, amei a capa, espero ter oportunidade de ler a obra e conhecer mais sobre o trabalho da autora.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 30, 2019

      Não ficou tudo lindo? A Intrínseca capricha nos trabalhos da Tudor. Amo/sou!!!

  • Beatriz Andrade
    junho 25, 2019

    Eu adoro esse gênero e a premissa desse livro me deixa tão curiosa, não vejo a hora de ler. Adorei a sua resenha e poder ver um pouco mais sobre a trama. Ah, suas fotos estão lindas <3

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 30, 2019

      Obrigada pela visita e elogio. Espero que goste da história e que descubra logo porque Annie ter voltado é pior do que ela ter sumido…
      Abraços

  • Sara Kerolen Souza Oliveira
    junho 25, 2019

    Oi tudo bem?
    Não conhecia esse livro é fiquei bem intrigada confesso que não tenho interesse em ler o homem de giz porém esse livro me chamou atenção e fiquei com vontade de ler espero conseguir ler esse ano haha
    Ele parece ser um livro envolvente . Dica anotada.

    Bjs

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      Sara, pode ler tranquilamente esse, pois não tem nada a ver mesmo com o primeiro da autora.
      Eu gosto do estilo dela. Gosto da escrita e sou fã dos dois livros!

  • Sheila Da Luz
    junho 24, 2019

    Você leu esse livro em dois dias?! Meu Deus ele deve ser muito bom mesmo! Fiquei aqui bem curiosa sobre ele porque ele tem um total de mistério. Parabéns pela resenha.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      Eu tava com dengue e de molho na cama hahahahaa
      Eu li ele em 2 dias, mas também li o Homem de Giz em 2 dias.
      Gosto do estilo da autora. hahahaa
      Espero que vc curta também.

  • Debyh
    junho 24, 2019

    Olá,
    Este é o tipo de livro que realmente gosto de ler, leio bastante thriller porém ainda não li nada da autora.
    Gostei dessa coisa que parece misturar o sobrnatural.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      A autora é uma nova promessa no gênero. Eu tenho gostado dela, e o que sair com o nome dela na capa eu tô lendo!!!

  • Fernanda Santos Barroso
    junho 24, 2019

    Olá!
    Menina, livro já está a venda, né? Não é pré-venda nem nada assim, né? Porque eu já estou aqui anotando pra poder ir procurar preços e ver se consigo ler o mais rápido possível, porque fiquei muito curiosa sobre o que pode ter acontecido e como tudo isso pode rolar e terminar. Espero conseguir ler em breve, fiquei bem curiosa. <3

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      Eu gosto de mexer com a curiosidade de quem aparece aqui no blog. Então, sucesso!! Pelo menos com vc. hhaha
      Espero que em breve você consiga adquirir o livro que com certeza está à venda. Boa leitura!!!

  • Raíssa Zaneze
    junho 23, 2019

    Olá! Eu ainda não li nenhum livro dessa autora, mas como boa amante de um thriller, fiquei bem curiosa. Confesso que pelo o que eu li do livro anterior e agora sua escrita sobre esse, o segundo me chamou mais atenção. Fiquei querendo saber porque a menina desapareceu, o que houve de tão terrível quando ela retornou. Mil teorias rondam nossa cabeça e, verdadeiramente, torço pra que todas estejam erradas. Adoro ser surpreendida. Já coloquei na wish list. Parabéns pela resenha e pelas lindas fotos. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      Ah, Raíssa… se tem algo que amo nos meus amados thrillers, é ser feita de trouxa!!! Adoro aquele plot twist que tira até nossa respiração… hahahaha
      Tomara que seja uma boa leitura pra ti. Beijão

  • Keila
    junho 23, 2019

    Não conhecia mas já fiquei impressionada com a história e a capa do livro, é bem o estilo da minha leitura, indo procurar ele já e obrigada pela indicação

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      Keila, espero que a indicação seja certeira…
      Eu gosto muito da autora. E espero que a leitura seja instigante e agradável a você.
      Abraços

  • Ana Claudia
    junho 22, 2019

    Amiga, já anotei aqui, né?? Eu não sabia desse livro! No ano passado eu li “O Homem de Giz” assim que comecei com o blog e adorei! Até vi muitas pessoas questionarem, mas para mim a história estava perfeita! Ouvi até dizerem da possibilidade de uma adaptação para o cinema na época, você soube? Engraçado como o estilo de uma história se assemelha a outra, não é? Pelo menos eu achei! 😉
    Parabéns pela resenha! Adorei também a apresentação, as fotos! Muito bonito!
    Beijos!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      agosto 14, 2019

      Ana Claudia, acredito que se você gostou do primeiro livro, vá gostar desse segundo também.
      A escrita da autora é muito boa. Ela desenvolve de um jeito muito envolvente…
      Ah, sou suspeita. Eu adoro a Tudor e seus dois livros. hahahahaa
      Manda a ver e leia também.

  • Marijleite
    junho 21, 2019

    Oi Carol, amei sua resenha. Esse é um livro que eu quero ler, pois sou super curiosa para descobrir o que aconteceu com a irmã do personagem, fiquei mais curiosa ainda lendo seu post. A edição parece linda!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 22, 2019

      A edição é realmente bem linda. E eu também fiquei muito curiosa quando vi essa história da irma do personagem principal!!! Quando der, se joga nessa leitura.
      Abraços

  • Jacqueline Vasconcelos
    junho 21, 2019

    Oi,tudo bem ?

    A proposta do livro parece ser arrasadora , assim como a trama. Já abri aqui a página da Amazon para dar uma olhadinha kkkkkk. Com toda certeza uma ótima indicação de leitura.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 22, 2019

      Hummm… adorei que você já até deu uma olhada na Amazon. hahahha
      E o preço dele tá bom!! Um livro que é praticamente lançamento e CAPA DURA!!!
      Vale a pena. Se joga, mulher.

  • Leitura Enigmática
    junho 21, 2019

    Estou com muita vontade de ler esse livro, pois adorei o homem de giz e desejo agora ler essa história na íntegra. Parece ser um excelente livro. Estarei realizando essa leitura em breve.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 21, 2019

      Ah, então eu também acho que você vá gostar desse. A escrita da Tudor segue mais ou menos a mesma fórmula. Não acho seus finais com plot twist de virar a cabeça do leitor não, mas adoro o modo narrativo das histórias dela.

  • Patricia Monteiro
    junho 20, 2019

    O pior dia da vida de Joe não foi o dia em que sua irmã sumiu mas sim o dia em que ela reapareceu? Que instigante! Que mistérios poderiam estar por trás dessa volta? Fiquei curiosa com esse livro e se a inspiração vem de King melhor ainda!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 20, 2019

      Opa! Se curtiu a ideia da inspiração em King, então acho que vai curtir… Assim espero!!
      Abração

  • Daniel Martins
    junho 20, 2019

    Adoro thillers e gosto da obra do King então acho que esse será uma boa pedida para uma próxima leitura. Próxima levando em consideração que a pilha de livros tá grande rsrsrsrs.
    Abraço!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 20, 2019

      Ah,, Daniel! Eu sei bem como é… Nossa lista de próximos a ler não diminui NUNCA por mais que a gente leia bastante. hahahhaa Somos icorrigíveis!!! Espero que goste da Tudor, eu acho que ela leva jeito, cara.
      Abração

  • Letícia Franca
    junho 19, 2019

    Olá!

    Eu amo thriller e o O Homem de Giz está na minha lista há teeeeempos.
    Agora, tem mais um da autora pra lista rs
    Fiquei mega curiosa pela história e isso de como Annie voltou, já que foi pior do que ela desaparecer. Só posso imaginar o que aconteceu.
    Realmente, vejo nuances de Stephen King nessa história e concordo contigo, inspiração não é crime. Mas é uma linha beeeeeeeem tênue. É preciso ter cuidado.
    Amei a edição da Intrínseca. A editora arrasoooou!!!!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 19, 2019

      Concordo Letícia, como essa linha tênue a respeito de inspiração é real e fácil de ser transpassada.
      Mas, é que SINCERAMENTE não consegui ver CÓPIA nas obras delas como alguns leitores gritam aos 4 contos.
      Bom, eu espero que seja uma boa leitura quando você conseguir realizá-la.
      Beijão e obrigada pela visita e comentário pertinente hehehhe

  • Mari Barros
    junho 18, 2019

    Olá! Tudo bem?

    Eu sou louca para ler os livros da autora devido ao lindo projeto gráfico deles e os suspenses, que só pela sinopse, nos tira o fôlego. Amei sua resenha!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 19, 2019

      Fico feliz que tenha gostado, Mari. E espero que você consiga ler em breve os livros da Tudor para ter sua opinião sobre as obras.
      Abraços

  • Karoline Gonçalves
    junho 18, 2019

    Ola, Carol

    Primeiro, AMO ESSE LIVRO! Eu o recebi na caixinha de março do Intrínsecos e devorei. é incrível como Tudor escreve e vai soltando de maneira magistral as respostas dos mistérios que cercam o acontecimento com Annie.
    O livro é lindo, tanto o da caixa como o das livrarias meses depois.

    Eu ainda nao li o primeiro livro dela, mas é nítida a inspiração que ela tem em KING quando escreve seus mistérios/terror. Me tornei uma fã dela!

    Amei a resenha, as fotos, a sua sensibilidade a obra.

    Beijos e Cheiros
    http://www.livreando.com.br/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 18, 2019

      Que legal, Karoline!! Eu dei um jeito de ir atrás dos ítens que enviaram junto com esse livro na caixinha do Intrínsecos. De tanto que curti o livro. Que legal que teve essa boa experiência e que também goste da autora. Fico super feliz mesmo.
      Tomara que goste da leitura o primeiro livro dela. Tem resenha no blog.
      Beijos

  • Bianca Ribeiro
    junho 18, 2019

    Menina, a minha saga com essa autora não é normal. Eu comecei a ler homem de giz com umas amigas e eu custei a terminar esse livro porque nada nele me fazia engrenar na leitura sabe?!
    Ai recentemente eu tentei ler esse livro e só consegui chegar na metade,não consegui passar disso. Depois disso conheci algumas pessoas que também não gostaram dos livros… Mas é estranho eu não ter gostado, amo thriller psicologico… acho que só não tava num momento legal. Suas fotos ficaram lindas!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 18, 2019

      Obrigada pelo elogio.
      Assim como você, vi também diversas pessoas dos meus grupos de leitura que não gostaram do estilo da autora, ou de sua forma de contar uma história. Acontece! Fico um pouco chateada, porque eu adoro ela.
      Mas, eu entendo que gosto é gosto. Cada um tem o direito de gostar ou não, né? hahahha
      Beijão

  • Clayci Oliveira
    junho 18, 2019

    É a primeira resenha que eu leio desse livro.
    Eu li o anterior, homem de giz, e gostei das referências usadas pela autora. Mesmo muitos discordando a achei criativa e original. No entanto, o final daquele livro deixou a desejar e ficou parecendo que foi feito as pressas. Por isso, não estou tão empolgada com esse novo livro. Mas ainda quero dar uma chance para essa leitura <3

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 18, 2019

      Poxa, que pena que tenha te decepcionado, Clayci.
      Eu gostei. Achei um bom primeiro livro… não fiquei decepcionada nem nada.
      Mas, acredito que esse seja o ritmo da autora mesmo. Ela não finaliza com nenhum plot twist grandioso que tira o chão do leitor não. Mesmo assim eu gosto muito dela.
      Beijocas

  • Janaína
    junho 17, 2019

    Só de ler sua resenha já senti um pouco da sensação que esse livro trás, ual! Kkkk certeza que quero ler, sou fã de thrillers psicológicos.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 18, 2019

      Opa! Se os thrillers psicológicos mexem com você, C. J. Tudor é uma boa pedida.
      Não sei se já leu O Homem de Giz. Caso não, vale começar por ele.
      Virei fã mesmo. Abraços

  • Ana Lúcia
    junho 16, 2019

    O homem de giz eu li rapidinho, adorei a escrita da autoescola seus personagens dubios, bom saber que o talento continua!!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 16, 2019

      Ana, acho que se você já gostou de O Homem de Giz, tem muita chance de aproveitar essa nova história.
      Espero que minha recomendação seja certeira. Me conta depois. Beijocas