LIVROS

O MUNDO INVISÍVEL ENTRE NÓS – CAITLÍN R. KIERNAN | RESENHA

10 julho, 2020 por

O MUNDO INVISÍVEL ENTRE NÓS

O Mundo Invisível Entre Nós é um livro de contos da mesma autora de A Menina Submersa. Estou falando de Caitlín R. Kiernan, mulher que me fez fã de seu estilo de escrita lendo apenas um livro seu. Então, sim… Eu já cheguei com expectativas lá em cima a respeito desses contos. O que posso adiantar para vocês? Esse livro é maravilhoso.

A escrita de Kiernan continua me prendendo desde o início de cada uma de suas histórias. A autora sabe conquistar minha atenção e respeito por sua obra. Hmmm, e eu nem falei que O Mundo Invisível Entre Nós está competindo ferrenhamente para ocupar o lugar de livro mais bonito da minha coleção. Medo Imortal que seu cuide…

Kiernan tem o dom de nos falar através de seus contos com temas complexos. E, ao mesmo tempo, cotidianos. Ela escreve sobre a morte, a vida, a tristeza, o medo, a injustiça, e até o horror. A autora tem seu estilo peculiar de falar sobre a beleza, e que muitas das vezes assusta alguns leitores.

Conheço pessoas que desistiram de tentar ler suas obras, de tentar entender o recado que ela quer passar. E como sou meio doidinha mesmo, ela me ganhou exatamente nessa confusão. Confusão essa que nem sempre é solucionada. Fiquei encantada com ela. Sonhando com o dia que outro livro seu chegaria às minhas mãos. E não via a hora desse momento: Ler e saborear cada um dos seus contos selecionados para essa coletânea.

Nesse lindo livro teremos histórias escritas entre os anos de 1993 até 2004. E observei que desde os primeiros contos, onde provavelmente a autora era menos experiente até, eu não senti uma escrita decrescente não. Temos 25 histórias em formas de contos, onde os mais observadores ou até mesmo detalhistas, poderão acompanhar o que pode se chamar de “a evolução da escrita” da autora.

Em “O Vazio Eloquente” a autora faz uma releitura, ou uma continuação de Drácula, onde iremos acompanhar os passos de Mina, enquanto ela vai envelhecendo e, de forma que muito me surpreendeu, mostrando outro lado seu que eu sequer pude imaginar um dia. Se existe algo que eu gosto bastante, é quando bons autores resolvem nos brindar com novas perspectivas a respeito de clássicos mundiais, principalmente do horror. E claro, quando acontece assim, da forma que Kiernan fez, com muito respeito pela obra mater.

O MUNDO INVISÍVEL ENTRE NÓS 03

Fico até sem ter o que dizer do conto que deu o título ao livro. Eu não esperava um conto sobre zumbis, que a autora escreveu em meados dos anos 90! Foi isso que o conto “O Mundo Invisível Entre Nós” nos trouxe. E por isso, e mais por outras tantas características em seu texto, Caitlín leva o título de inovação no estilo de fantasia sombria contemporânea. A autora consegue fazer poesia em meio ao caos. O mundo pode estar acabando lá fora, mas a gente ainda mantém a chama acesa para descobrir onde tudo vai parar no fim das contas.

Sobre a edição de O Mundo Invisível Entre Nós, usar a palavra IMPECÁVEL para uma obra editada pela editora DarkSide Books é algo, como posso dizer, redundante. É que já sabemos que se tem o selo da caveirinha, é algo de qualidade. É um livro todo trabalhado para encantar nossos olhos à primeira vista, e enriquecer nossa mente em segundo plano, quando podemos adentrar suas páginas. A diagramação está muito bem feita. Os detalhes são maravilhosos.

Eu amei esse tema de natureza, cheio de insetos e a impressão de uma aula de biologia a cada início de conto. Mas, a fonte é minúscula. Nada impossível, mas mesmo assim bastante pequena. Esse fato, associado ao corte de folha no tom dourado, fez-me lembrar de uma bíblia. Mas são 25 histórias, não é mesmo? Letras maiores nos entregaria um livro de 750 páginas ao invés das 500 que temos. Super justificável.

Darkside Books

Enfim, vou ficando por aqui, apenas com essa palhinha a respeito da obra. Não vou ousar tentar falar um pouco sobre cada, porque senão ficaríamos aqui pra sempre. Meu conselho é: Adquira uma edição de O Mundo Invisível Entre Nós pra chamar de sua, e você que lute para escolher o livro mais bonito da sua coleção! Ah, estou com uma Leitura Coletiva desse livro em andamento. Se tiver interesse em ler com o grupo, é só falar aí nos comentários.

“Independente do resto, isso era verdade.”

Caitlín R. Kiernan nasceu em Dublin, mas vive nos Estados Unidos desde pequena. A autora tem 56 anos, é escreve livros de ficção científica e fantasia dark. Ela é paleontóloga. Escreveu dez romances, dezenas de histórias em quadrinhos e mais de 200 contos e novelas.

________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: O Mundo Invisível Entre Nós
Selo: DarkLove
Autora: Caitlín R. Kiernan
Ano: 2020
Páginas: 512
Editora: DarkSide Books
Gêneros: Contos, Fantasia, Ficção, Ficção científica
Compre usando nosso link do AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • Denise Lima
    julho 20, 2020

    Realmente as edições da DarkSide são maravilhosas, né? Eu tô com o Menina Submersa pra ler há tempos e sempre enrolo, achei incrível suas considerações e também sou dessas doidinhas. haha então acho que vou curtir. adorei sua resenha e fiquei super curiosa. depois conto o que achei.

  • Valéria
    julho 20, 2020

    Particularmente não me dou bem com o selo darklove rs mas já tinha ouvido falar da autora pelo outro livro dela, A menina submersa. Qnd vi esse lançamento, não tinha me atentado que era dela a obra xD
    Mas por serem contos, acho que eu encarava a leitura. Fiquei bastante curiosa com essa versão sobre Mina, depois dos acontecimentos em Drácula. Eu amo esse livro e seria bacana ver essa perspectiva, mesmo não tendo relação alguma com Stoker. Seria a título de curiosidade mesmo..
    Zumbis eu curto demais, então acredito que é outro conto que iria me agradar.

    Tschüss

  • Karina Rodrigues
    Karina Rodrigues
    julho 20, 2020

    Bom, vc já sabe minha história com a Caitlin, neh amiga. Eu espero um dia reler Menina Submersa com toda calma que ele merece.
    Esse agora é um escândalo desde a capa. Eu ameeeeei. Do jeito que fala até parece facil absorver tudo que a autora traz…
    Quem sabe. Fiquei interessada.

  • Letícia Guedes
    julho 20, 2020

    O maravilhoso de autores que conseguem reinserir os temas complexos no cotidiano é que eles nos lembram do óbvio que esquecemos: esses temas SÃO cotidianos. Fiquei bastante animada para ler essa obra, não só por esse ponto, mas porque tô bem curiosa pra ver a continuação de Drácula. Como você, sou APAIXONADA por propostas assim. A única coisa que me desanimou mesmo foi o que você falou sobre o tamanho das letras… Mas vou tentar assim mesmo. Se eu gostar, parto pra A menina submersa. Abs!

  • Erika Monteiro
    julho 20, 2020

    Oi Carol, tudo bem? Concordo com você em relação a edição a Darkside faz um trabalho impecável. Não conhecia a autora mas fiquei curiosa pela questão de alguns leitores terem abandonado seu livro. Por mais difícil que seja uma leitura não lembro de tê-lo deixado pela metade. Quanto a gostar de um autor por apenas uma obra me fez lembrar de A mulher na cabine 10. Foi o primeiro da Ruth que li e foi suficiente para me tornar fã. Depois disso fui atrás dos outros livros e amei igualmente. Se tornou uma das minhas favoritas em 2019. Um abraço, Érika =^.^=

  • Victoria
    julho 20, 2020

    Caroooool do céu! Eu li A Menina Submersa e foi um livro em que progredi muito devagar, parei de ler várias vezes e retomei, então sinto que a leitura ficou defasada e por isso fiquei meio… blergh com ela. Por isso, quando vi que era dessa mesma autora, já torci o nariz. Mas ok, você me convenceu totalmente e já estou indo comprar o livro! Hahahaha Mas sério, me pareceu MUITO incrível! Fora os detalhes e ilustrações do livro, que falam por si só! Parece MUITO maravilhoso MESMO! ADOREI!

  • Debora Sapphire
    julho 20, 2020

    Achei que esse título do livro já começa bem sugestivo. Sensacional conhecer esse livro de contos da mesma autora de A Menina Submersa, obra que eu ainda não cheguei a conhecer também. Curto muito ler contos, ainda mais com essa pegada de fantasia dark e ficção-científica! Então, essa proposta do livro chamou a minha atenção e despertou meu interesse. Além de ser publicada pela editora Darkside books, conhecida por suas edições incríveis e caprichadas! E vejamos bem, são bastante histórias hehehe. O que já garante uma obra recheada!

  • Ana Claudia
    julho 19, 2020

    AMIGAAA! O que é isso?! Olhe, eu já tinha ficado com água na boca aqui quando li a resenha de “Vitorianas Macabras”. Agora, quero, e muito “O Mundo Invisível Entre Nós”. Caraca! Eu amo Contos! Amo muito! E essas duas proposições da Darkside em deixaram estarrecidas aqui! De verdade! Ah, não poderia deixar de mencionar suas fotos também, que estão perfeitas, assim como a resenha! Grande beijo!

  • Cibele
    julho 19, 2020

    Olá!
    Eu amo livros de contos, e ainda desconhecia sobre essa obra. Me encantei pela edição, tá perfeita demais. A Darkside sempre arrasa!
    Eu ainda não li nada da autora, e já tive vontade de ler A menina submersa mas com o tempo essa vontade sumiu. Haha
    Fico feliz que você tenha gostado tanto desse livro, deu para perceber sua empolgação através da resenha.
    Achei bastante bacana esse período de tempo que o livro traz, e deve ser bacana ver a evolução do livro conforme os anos vão passando.
    Fiquei curiosa para conhecer esse conto de zumbis, pois quero conhecer obras com essa temática, pois gosto muito de assistir sobre zumbis mas ainda não li nada que relate.
    Ótima resenha, beijos