FILMES

O IRLANDÊS | ALERTA OSCAR

03 fevereiro, 2020 por

O Irlandês é o novo longa que leva o nome do renomadíssimo diretor Martin Scorsese. Esse, que é muito conhecido por ser muito fã do neorrealismo italiano. Que também é o diretor vivo com mais indicações na história do Oscar. Hoje vamos conversar sobre esse filme que reuniu 10 indicações no The Academy Awards, ou simplesmente, The Oscars – premiação mais importante do cinema americano.

Com um roteiro fantástico e às atuações marcantes, O Irlandês alia em um mesmo longa os atores Robert De Niro, Al Pacino, e Joe Pesci, em toda sua expressão. O filme também alcançou 96% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes. Mesmo com mais de 3h de duração, o alcance de usuários que assistiram ao filme completo na Netflix logo em sua semana de estreia foi expressivo. O que levou a plataforma de streaming até a divulgar os números. Coisa que a mesma não tem o costume de fazer.

A organização de críticos dos Estados Unidos da América, a National Board of Review Annual Awards, condecorou O Irlandês como o melhor filme do ano. Scorsese levou anos para fazer O Irlandês, o filme mais longo de sua carreira – e também o mais caro. O motivo de terem sido gastos tantos milhões de dólares, tem a ver principalmente com os custos com a tecnologia visual de rejuvenescimento dos atores. E foi a Netflix quem topou essa ousadia que era dar vida a O Irlandês.

O Irlandês é um filme que foi baseado no livro “I Heard You Paint Houses” (Charles Brandt). Conheceremos Frank Sheeran (Robert De Niro), um veterano de guerra – muito condecorado. Mais tarde viria a se tornar líder sindical. Porém, ele divide sua vida desempenhando duas funções: caminhoneiro e assassino de aluguel (o queridinho da máfia). E se tem algo que gosto em livros e filmes é uma história contada a partir de lembranças. Assim se dá aqui! Sheeran narra – bem envelhecido, em uma casa de repouso e sentado em sua cadeira de rodas – como foram alguns de seus trabalhos como mercenário.

Sheeran foi muito íntimo da família Bufalino, e amigo do líder sindical Jimmy Hoffa, vivido por Al Pacino. Lembrando que essa história tem toques baseados na vida real, aonde Sheeran, anteriormente, veio realmente a confessar (pouco antes de sua morte) ter sido o autor do assassinato de Hoffa. Esse importante dirigente sindical, com ligações com a máfia, foi dado como desaparecido em 1975, e declarado morto em 1982 (seu corpo nunca foi encontrado). Sheeran, no caso, se torna uma espécie de guarda costas de Hoffa, e suas famílias são bem próximas.

Retomando, Russell Bufalino (Joe Pesci) é o chefe da família, que eventualmente ‘descobre’ Sheeran. Ademais, passa a contratá-lo para diversos serviços de mercenário. Esse desempenho de Sheeran ficou conhecido como “pintar casas”, ou seja, ele era o ‘garoto’ que assassinava os desafetos da família Bufalino. Russel, meio que inesperadamente, se torna mentor de Sheeran durante todo esse processo de desenvolvimento do caminhoneiro no meio mafioso.

UM LINDO DIA NA VIZINHANÇA | ALERTA OSCAR

 

A ideia de rejuvenescer os atores para que não houvesse necessidade de troca de atores posteriormente, foi realmente uma boa jogada. Mas, sabemos que muito cara. Eu gostei porque já temos no nosso imaginário – até de forma saudosista – esses rostos tão conhecidos ao longo dos anos. Ressaltando aqui que em O Irlandês foi a primeira vez que Pacino e Scorsese trabalham juntos, mesmo já se conhecendo desde meados dos anos 70.

O Irlandês é um filme primordialmente triste, violento, que retrata o desgaste das relações familiares também, quando o trabalho de “pintar casas” se coloca em primeiro lugar na vida de um homem. Existem situações engraçadas, outras inusitadas. E eu achei muito interessante durante as cenas, aparecer um adendo como tal personagem foi morto ao longo de sua existência.

São, sobretudo, 3h e meia de história sim. Mas, são 3h29m que você não se arrepende de ter gasto presenciando mais uma obra prima da história cinematográfica. Finalizo aqui recomendando essa experiência para aqueles fãs de filmes que envolvem a máfia. Também para aqueles que gostam de biografias, que se aventuram por longas adaptados, e para os fãs de O Poderoso Chefão – Sim! Por que não?

HISTÓRIA DE UM CASAMENTO | ALERTA OSCAR

 

Algumas curiosidades:

  • Produzido pelo custo de 175 milhões de dólares (cerca de R$ 600 milhões);
  • A dobradinha entre Scorsese e De Niro não acontece há mais de 20 anos;
  • O Irlandês teve uma estreia limitada nos cinemas – para concorrer ao Oscar, por regras da Academia, um filme tem que ser exibido nos cinemas por um mínimo de 7 dias consecutivos;
  • A Netflix anunciou que a audiência de O Irlandês foi de 26,4 milhões em sua primeira semana em streaming;
  • Joe Pesci saiu de sua aposentadoria para viver Russell Bufalino. Foram mais de 50 pedidos até a afirmativa do ator.

 

 

Data de lançamento: 14 de novembro de 2019 (Brasil)
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel
Duração: 3h 29min
Gênero: Suspense, Biografia, Adaptação Literária
Disponível: Netflix
Direção: Martin Scorsese
Produção: Robert De Niro, Martin Scorsese, Randall Emmett, Jane Rosenthal, Emma Tillinger Koskoff, Troy Allen

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

49 Comentários

  • Luiza Helena Vieira
    fevereiro 15, 2020

    Acho que fui uma das poucas pessoas guerreiras que assistiu esse filme de uma vez e sem cochilar kkkkkkk
    Eu gostei até, mas não foi o melhor que vi dos indicados de melhor filme

  • Ana Caroline Santos
    fevereiro 12, 2020

    Olá, tudo bem? Nossa não sabia que era baseado em um livro, o que me deixou mais curiosa. Já tinha ouvido elogios para a obra, mas não tinha ainda me antenado tanto para seu conteúdo. Acho que quero dar uma chance sim, até porque você diz que vale a pena. Adorei as curiosidades e saber que insistiram bastante no ator. Ótima crítica!
    Beijos

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Obrigada, Ana!
      Senti o peso da responsabilidade agora…
      Tomara que minha indicação valha a pena pra você.
      Eu achei um baita filme!!!
      Beijão

  • Marijleite
    fevereiro 12, 2020

    Oi, achei muito interessante essa ideia de rejuvenescer os atores. Ainda não vi o filme, mas pela sua postagem me parece que foi uma obra bem acertada no enredo, nas atuações e no visual.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Foi sim, Maria! Com certeza foi um projeto muito acertado!
      Espero que tenha tempo e interesse em assisti-lo. E que não se arrependa.
      Abraços

  • Paula Marcondes
    fevereiro 12, 2020

    Um filme incrível que brigou com outros gigantes. Esse ano o Oscar foi cruel, muitos talentos. E mesmo sendo um filme longo eu achei um filme que deve ser visto e revisto.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Mulher, nem me fala! Que dificuldade que tava dentro do meu coração para quem eu queria que o Oscar de melhor filme fosse. hahahhaa
      É um filme triste, né? Emotivo! Me fez parar pra pensar em algumas coisas.
      Abraços

  • Johany Medeiros
    fevereiro 12, 2020

    Olá!
    Acredita que ainda não assisti? Sério.. ta na minha lista desde a primeira semana, mas ainda não assisti. A premissa é muito boa e sabendo de algumas informações que conheci aqui, fico animada para começar. Parabéns pelo conteúdo, muito bom!

    Xêro|| Utopia

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Oi, querida! Obrigada pelo elogio.
      Eu espero que você consiga se organizar para assistir esse belo filme. Muito bem produzido, com um show de interpretação AND direção!!!!
      Beijocas

  • Camila - Leitora Compulsiva
    fevereiro 12, 2020

    Oi, Carol.
    Eu simplesmente amei esse filme! Só não digo que há tempos não via um filme tão bom porque, uma semana antes de ver O Irlandês, assisti o Dois Papas que eu amei também! Rs…
    Sempre gostei muito de histórias da máfia e não perderia esse filme por nada! Com um diretor incrível e um elenco de atores maravilhosos, não tinha como dar errado! E o que dizer da tecnologia de rejuvenescimento, gente?! Com certeza esse filme será considerado um marco!!
    Beijos
    Camis – blog Leitora Compulsiva

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Ah, Camis! Você é das minhas. Eu pensei o mesmo: Não perco esse filme por nada.
      Por tudo que você elencou, corroboro, o filme é demais! E valeu muito a pena ter passado essas 3h30 assistindo ele.
      Beijão

  • Carolina Trigo
    fevereiro 12, 2020

    Oi, Carol!
    Eu sempre gosto de acompanhar os filmes que estão concorrendo ao Oscar, mas quase nunca consigo assistir mais de um ou dois. E entre os dez indicados a Melhor Filme, infelizmente esse era um dos poucos que tinha bem pouco interesse.
    Não curto muito histórias sobre máfias e não sou a maior fã dos filmes do Scorsese, apesar que reconhecer o talento dele. O elenco é brilhante, mas nem isso foi o suficiente para eu querer assistir.
    A sua crítica está excelente!
    Bjss

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Oi, xará. Obrigada pelo elogio!!
      Que pena que não curte o tema… realmente o elenco seria um diferencial pra te convencer. Mas, também não rolou! hahahaha
      E não tem problema, né? Cada um com seus gostos e sendo respeitado por isso.
      Beijocas e valeu pela visita.

  • Jennifer Garcia
    fevereiro 11, 2020

    Confesso que tem um bom tempinho que não vejo filmes em geral, to mais em séries e tal.
    Assistindo um pouco do trailer desse filme parece ser bem emocionante e cheio de ação.
    Irei dar uma chance pra ver, quem sabe eu acabe gostando né vdd rs.
    Excelente post.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Valeu, Jennifer.
      A ação dele é relativa. Acredito que porque o filme tem 3h30. Então tem momentos bem lentos também.
      Mas, fazem parte do pacote e eu gostei demais!
      Abraços

  • Aruom Fênix
    fevereiro 10, 2020

    Eu assisti o Oscar ontem e embora o Irlandês não tenha ganhado o maior prêmio da noite eu fiquei muito feliz com a presença em peso da Netflix no Oscar, e ter visto como a Academia está se atualizando e evoluindo! Aliás a escolha de rejuvenescimento dos atores fizeram com que o filme fosse um dos favoritos na premiação de efeitos visuais! Adorei seu post !!

    Parabéns pelo seu trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Opa! Obrigada pela presença e pelo comentário.
      Eu adorei esse lance de rejuvenescimento. Foi uma ótima sacada!!!
      Pena que o filme não levou assim as estatuetas que mereciam. Porém, já é de grande importância, pois estamos vendo e presenciando o Oscar mudando.
      Beijocas

  • Karina Rodrigues
    Karina Rodrigues
    fevereiro 10, 2020

    Miga, mas eu to doida pra ver por motivos de Scorsese. Mas pelo mesmo motivo já queria ir pro quarto e dormir. Fiquei muito triste por não ter conseguido assistir antes do Oscar, mas ja imaginava que ele seria o injustiçado da noite…

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Verdade verdadeira, viu?!! Foi injustiçado…
      Que pena que não conseguiu acompanhar antes. Mas, manda bala. Que eu sei que cê vai pegar umas folgas aí. hahahhaha

  • RENATA CRISTINA SILVA AVILA
    fevereiro 10, 2020

    Ainda nao vi esse filme, to reservando o tempo pra assistir tudo de uma vez porque esse trem é longo demais hahaha

    bjos
    Renata Avila
    http://www.entrandonumafria.com.br

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Ahhh, sim! É grande mesmo. Tem que estar bem disposta… Eu fui devagar e sempre! hahahhaa
      Beijos

  • Erika Monteiro
    fevereiro 10, 2020

    Oi Carol, tudo bem? O filme apareceu como indicação no Netflix salvei na minha lista mas ainda não assisti. Mesmo assim acompanhei algumas opiniões bem positivas sobre. A respeito da tecnologia usada assisti uma matéria explicando como fizeram as cenas, etc. Foi uma aposta bem ousada. O que dizer do elenco? Simplesmente incrível. Quando ouço o nome Joe Pesci só lembro de Esqueceram de mim (é inevitável haha). Agora os outros dois tem milhares de filmes a serem mencionados. Gostei das curiosidades que você trouxe. Vou tentar assisti-lo essa semana. Um abraço, Érika =^.^=

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Nossa Érika, você relembrou minha infância agora falando de “os bandidos molhados” hahahaha
      Pesci foi um grande ator! Ainda bem que Scorsese conseguiu dobrar ele a retornar para essa atuação. É realmente icônica a presença dele.
      Grande abraço

  • Ana Elisa Monteiro
    fevereiro 09, 2020

    Ei Carol, tenho que dizer que ainda não veio filme e estava meio receosa de ver, por causa do tamanho. Mas pelo que você falou as mais de 3 horas de filme valem a pena né? Tenho visto muita gente falando bem dele, apesar do tempo de duração, então, acho que vou tentar assistir. Parabéns pela crítica

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Aninha, devagar e sempre… é o meu lema. Confesso que não vi em uma tacada só não. E olha, não atrapalhou em nada!!! Espero que goste. Beijocas

  • Valéria
    fevereiro 09, 2020

    Eu vi na Netflix mas ainda não assisti. Acho que so depois da cerimônia mesmo..mas pelo menos verei com calma. Amo de Niro e Pacino. Meus crushs da terceira idade hahahah

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Cê né boba nada, né Valéria? Que baita chushs da terceira idade você arranjou. hahahha
      Espero que tenha disposição pra assistir pós Oscar. Vale muito a pena!

  • Victória
    fevereiro 09, 2020

    Olha, eu tava 100% com preguiça de ver esse filme. Mas a sua resenha me deixou até com vontade. Parabéns! Hahahaha Já vou colocar na minha listinha aqui pra ver.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      100% de preguiça!! Morri… hahahhaa Vic, é muito bom!! Mas, tem que curtir o tipo de história também. Adoro o assunto quando envolve a máfia.
      Abraços

  • lilian farias
    fevereiro 08, 2020

    Eu acho (só achismo mesmo) que preciso dedicar um dia para ver esse filme, não só o assistir por assistir e pelo tempo de duração, mas por ser algo que exige mais de quem aprecia por não ser mero entretenimento. Fiz isso com Roma, esperei alguns dias e quando estava com a cabeça descanada e com tempo livre, então me dediquei a ele, o que não me arrependi.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Lilian, ótima ideia! Realmente não é “qualquer filme”, que a gente vai e assisti, e pronto. Vale a pena perceber as sutilezas do roteiro, e admirar a direção perfeita de Scorsese, bem como as interpretações geniais!!!

  • Anna Carolina
    fevereiro 08, 2020

    Eu não consumo assistir muitos filmes nesse estilo, mas esse me chamou real a atenção e está na minha lista. Eu achei muito interessante a técnica de rejuvenescer os atores. Ótima dica e obrigada pelas curiosidades, gostei de saber.
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    • Debora Sapphire
      fevereiro 08, 2020

      Uau. Hoje o conteúdo do post trouxe um filme de alto porte, porque para ter várias indicações assim, até ao Oscar, não é pouca coisa não, hein! Eu já tinha visto vagamente algo sobre esse filme, mas essa é a primeira vez em que parei para conhecer melhor. Gostei de ficar sabendo que o filme é baseado em um livro. Ótimo roteiro!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      A técnica é demais realmente Anna. A gente fica bobo, porque já tem a imagem deles quando novos. Então chega a dar um bug no cérebro. hehehehe
      Beijão e obrigada pelo comentário.

  • Helana Ohara
    fevereiro 08, 2020

    Eu assisti uma hora e meia do filme hahahaha tenho que voltar, até o momento gostei bastante. Ideia de rejuvenescer os atores foi legal, também gostei da ideia e achei que ficou bem natural!!!!
    A história é excelente, contada por lembranças!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 08, 2020

      Eu curti demais. Não consegui ver de uma tacada só… assim como você, vi em partes. Mas, adorei o resultado!!!

  • Maisa Gonçalves
    Maisa Gonçalves
    fevereiro 08, 2020

    Vou confessar que não assisti, mas estou curiosa com o resultado, Talvez pelo Oscar, só ouço elogios. E parece que a caracterização está incrível. Quero ver Joe Pesci de volta…

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 08, 2020

      Saudades Pesci!!! Com certeza é bom demais vê-lo de volta à ativa. E o filme mexe bem com nossas emoções.

  • Hanna Carolina de Paiva
    fevereiro 08, 2020

    Queria tanto ter visto esse filme. Espero ainda conseguir ver esse mês. Só estou lendo comentários incríveis sobre ele.
    Bjks!
    Hanna Carolina

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 08, 2020

      Hanna, espero que consiga. São 3h30m de vida muito bem gastas. Acho que você não vai se arrepender!!!

  • Nique Bittencourt
    fevereiro 08, 2020

    Quero assistir hoje mesmo, adoro RObert De Niro e os filmes que ele faz sempre são sucesso.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 08, 2020

      Ele faz parte dos melhores de Hollywood. Suas escolhas para representar quase sempre são sucesso realmente!

  • Felipe
    fevereiro 07, 2020

    Oi Carol, tudo bem?

    Primeiramente, obrigado por compartilhar.

    Assisti, em um sentada só, o filme inteiro. As atuações são espetaculares (Joe Pesci principalmente, na minha opinião). Contudo, penso que a estória poderia ser encurtada na filmagem, pois não há tantos elementos que prendam a atenção. Ou talvez dividir a coisa toda, como fizeram em O Poderoso Chefão.

    De toda forma, concordo, é um excelente filme, e as curiosidades que você coloca são de fato muito curiosas. Que bom que o Pesci cedeu!

    Um abraço.

  • Felipe
    fevereiro 07, 2020

    Oi Carol, tudo bem?

    Primeiramente, obrigado por compartilhar.

    Assisti, em um sentada só, o filme inteiro. As atuações são espetaculares (Joe Pesci principalmente, na minha opinião). Contudo, penso que a estória poderia ser encurtada na filmagem, pois não há tantos elementos que prendam a atenção. Ou talvez dividir a coisa toda, como fizeram em O Poderoso Chefão.

    De toda forma, concordo, é um excelente filme, e as curiosidades que você coloca são de fato muito curiosas. Que bom que o Pesci cedeu!

    Um abraço.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Felipe, caramba… você deu conta de ver o filme completo! hehehee Talvez por isso tenha sido um pouco mais cansativo (ou um pouco desinteressante em certos momentos). Mas, sendo esse o filme mais longo da carreira do Scorcese, acredito que não precisava mesmo ter puxado tanto!
      Obrigada por seu comentário! Adorei a participação.

  • Pocket Cultura
    fevereiro 07, 2020

    Olá Carol, tudo bem?
    Amei sua indicação, eu já vi várias vezes o anúncio do filme na netflix, mas fico com receio de começar a assistir embora ame o ator. Mas com suas critica positiva vou tentar ver. Amei todas as curiosidades que trouxe e como expõe o enredo.
    Abraços

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Ah, que bom! Realmente meu trabalho aqui foi muito fácil. Pois com esse elenco e esse diretor, só me restou enaltecer a obra. hehehehe Assista quando puder.
      Abração

  • Marilene
    fevereiro 04, 2020

    Me deliciei com cada cena, como trata de um filme completo m mais de 3 horas de duração, assistir como uma série, em três dias, degustando,prestando a atenção que deveria, pois é um baita filme. Acompanhar a atuação de De Niro, Al Pacino,foi Maravilhoso!! Resenha top,Carol!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      fevereiro 13, 2020

      Mari, foi muito especial pra mim. Também vi de forma pausada, pois né? Somos mães, e temos mil outras funções. Difícil seria ter a liberdade de ver um filme de 3h30 sem ninguém me chamar. hahahaha
      Mas amei a experiência!! Que bom que gostou também. Obrigada pelo apoio de sempre. Beijocas