{ #RESENHA } O GRANDE IVAN – KATHERINE APPLEGATE

06 abril, 2016 por
O gorila mais legal do mundo | Ano: 2014 | Páginas: 288 | Editora: Novo Conceito | Selo: #irado

O grande Ivan é uma tocante história verídica que misturada a imaginação da autora Katherine Applegate, é apresentada através de um ponto de vista único e maravilhoso. Tem sua narrativa em primeira pessoa pelo gorila Ivan, que mostra todos os seus sentimentos com a situação que se encontra. Um gorila das costa cinzas que a vinte e sete anos foi capturado no seu habitat natural quando filhote, depois criado pelo dono do circo como animal de estimação, porem ele cresceu e foi trancafiado em uma jaula de circo que encontra-se dentro de um shopping e nunca mais viu nenhum outro da sua espécie, acostumado com a mesmice dos dias, onde três vezes por dia faz um espetáculo para os visitantes durante 365 dias, o gorila e cercado por animais de outras espécies que se tornaram seus amigos  e a filha do dono do circo.

Ivan vê se fazendo uma promessa a mais nova integrante do circo a elefantinha com o nome de Ruby, ela terá uma boa vida em um daqueles zoológicos que ele acompanha pela televisão e não presa em uma jaula minúscula, com determinação e persistência ele fará o possível para realizar aquela promessa.

Já tem um tempo que esse livro está parado na minha estante eu não sei porque ele ficou lá, e eu nunca peguei para ler antes, foi uma grande besteira da minha parte a história do “O grande Ivan” é diferente de qualquer livro infato-juvenil que eu já li, fala sobre amizade, abandono dos series humanos aos animais e quanto uma promessa e determinação pode mudar a várias vidas.

Considerado um livro para crianças, ele tem o poder de conquista qualquer pessoa em qualquer idade por sua incrível história, até entendo porque, mas esse livro tinha que ser para todo mundo.

O livro também tem enredo muito bem entrelaçado, Ivan é um cara (ops um gorila) tão legal, com um coração tão grande é uma alma tão bonita que é impossível ler e não se apaixonar por ele, por seus amigos e muito menos seus sonhos.

O Grande Ivan não é uma história simples, mas uma que merece ser muito recomendada e lida por muita gente, pelo fato de ser tão bonita e marcante com parágrafos bem pequeno te conecta com o enredo e te faz ter uma nova visão do mundo e isso que foi a melhor parte de todo o livro. Não sou muito chegada em animal herói como diz minha prima, que tem fala e dialogo, mas nesse livro ficou algo tão singelo coerente que não deu para não apaixonar pela ideia, o livro todo é ilustrado então a leitura fica mais agradável ainda.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

18 Comentários

  • pamela mendes
    abril 13, 2016

    Nunca tinha ouvido falar desse livro. A história dele parece ser bem bonita e tocante mesmo! Mas confesso que não tenho muito interesse em ler, não sou muito fã de livros infantis e nem com "animal herói" haha
    Mas vou indicar ele pra minha sobrinha *u*

    Bjss ^^

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Pam nem eu sou muito chegada em livro de Animal Herói, muito menos que falem, mas Grande Ivan e tão delicado que a historia ficou bem legal.

      Beijos e seja sempre bem vinda!

  • Cristiane Dornelas
    abril 12, 2016

    É um livro que dá o que falar mesmo, muito bom pelo que vejo. Que legal ver mais uma resenha boa dele, é sinal de que vale a pena ler. Ainda não deu pra mim =/
    Fiquei interessada no livro e fui deixando de lado. Acabou que até hoje não li e nem sei mais se pego. Mas se pegar acho que não vou me arrepender também, a história parece ser linda e sensível, que marca e fica no coração. Muito fofa *-*

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Cris, da uma chance menina você vai gostar ele é muito legal.

      Beijos e seja sempre bem vinda!

  • Cristiane de Souza
    abril 11, 2016

    Oi, Leh…
    A princípio o livro não tinha chamado a minha atenção, mas após ler sua resenha fiquei doida para ler essa história… Quero conhecer um pouquinho mais do Ivan e dessa história que tanto te encantou… Acho que alguns livros infanto-juvenis foram feitos para os adultos lerem também e tirar lições para a vida…
    Beijinhos

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Ah que boa noticia Cris, é tão legal saber que seu comentário sobre o livro fez alguém querer ler, to mega feliz que vocês gostaram da dica de leitura.

      Beijos e seja sempre bem vinda!

  • LARISSA OLIVEIRA
    abril 11, 2016

    Oiii
    Esse parece ser uma daquelas historias que te marcam muito.
    Não sou muito chegada em livros infantis ou com animais com protagonistas,mas essa parece ser uma historia tão boa que vou dar uma chance a ele.
    Bjs

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Depois você me conta o que achou, vale muito e a pena.

      Beijos e seja sempre bem vinda!

  • Procurei em Sonhos
    abril 11, 2016

    Oie!
    Eu tô com esse livro parado na minha estante faz um bom tempo, e eu não fazia ideia de que ele tinha uma mensagem tão bonita! Você comentou que é um infanto juvenil, mas pela temática dele, acho que muitos adultos precisam lê-lo, hahaha
    Vou adicionar na minha meta de leitura desse ano, já que você comentou que é uma leitura mais rápida. Quero saber mais sobre a história de Ivan e sobre os conselhos que deu para Ruby.

    PS: as fotos do post estão lindas ♥

    Beijinhos
    http://www.procurei-em-sonhos.com

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Ca, eu fique com esse livro parado aqui também por um bom tempo achado que era um juvenil bobo e me surpreende muito, quando você ler me conta o que achou.

      Beijos e seja sempre bem vinda!

      PS: obrigada, to aprendendo ainda.

  • Vania Sampaio
    abril 10, 2016

    Oi Leh!
    Confesso que esse livro nunca despertou minha curiosidade. Ao menos até ler sua resenha.
    Já sei que essa será a minha próxima compra literária.Tenho certeza que meus filhos vão amar. O Grande Ivan é exatamente o tipo de leitura que eles gostam. E ser ilustrado chama mais atenção ainda.
    Não sabia que se tratava de uma história verídica.
    Deve ser bem tocante e emocionante a leitura pelo ponto de vista do Ivan.
    Adorei a recomendação e pretendo lê-lo depois das crianças é claro, rsrs.
    Abraço!

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Vania você fez o mesmo comentário que a minha amiga, ela falou que viu o livro na livraria mas não ficou curiosa ate saber mais da historia, espero que seus filhos gostem por que é bem legal.

      beijos, seja sempre muito bem vinda!

  • Fernanda Martins
    abril 10, 2016

    Oi Leh, a capa do livro é linda, eu não conhecia essa escritora e eu não leio esse tipo de gênero literário mas pela sua resenha o livro parece ser emocionante e parece ser uma leitura que prende a gente do começo ao fim fiquei curiosa em relação a historia ja coloquei na minha lista de leitura obrigada pela dica bjs.

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Oie Fê, a capa é linda mesmo, da uma chance acho que você vai gostar.

      beijos, seja sempre muito bem vinda!

  • Lavínia Carvalho
    abril 09, 2016

    Amo livros ilustrados rs. Enquanto lia sua resenha me lembrei de Madagascar, não sei se tem a ver, mas se tratando de amizade e animais, foi isso que me veio a mente rsrs. O livro pelo visto é bem interessante, eu ainda não conhecia, mas adorei a resenha. Beijos ♥

    http://www.quetransborde.com.br

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Lavínia não lembra Madagascar, mas a historia é muito linda e as ilustrações compôs direitinho o livro.

      beijos, seja sempre muito bem vinda!

  • Any
    abril 07, 2016

    Oi, Leh!
    Não leio infanto-juvenil, prefiro romances, sabe?!
    Mas a mensagem que o livro O Grande Ivan passa parece ser bastante linda, e enquanto lia sua resenha fiquei imaginando o livro como um filme de animação, bem que poderiam adaptar O Grande Ivan para as telonas, né?!
    Enfim, amei as fotos, e com certeza vou indicar esse livro para quem gosta do gênero, porque além de possuir uma bela mensagem essa edição com ilustrações tá muito linda!
    Bjos!

    • Leh Pimenta
      maio 02, 2016

      Olá Any tudo bem com você?
      Então eu também prefiro romance, mas de vez em quando pinta um infato que eu não resisto, o grande Ivan daria uma ótima animação para a telona espero que alguém de ele uma chance.