O grande Ivan é uma tocante história verídica que misturada a imaginação da autora Katherine Applegate, é apresentada através de um ponto de vista único e maravilhoso. Tem sua narrativa em primeira pessoa pelo gorila Ivan, que mostra todos os seus sentimentos com a situação que se encontra. Um gorila das costa cinzas que a vinte e sete anos foi capturado no seu habitat natural quando filhote, depois criado pelo dono do circo como animal de estimação, porem ele cresceu e foi trancafiado em uma jaula de circo que encontra-se dentro de um shopping e nunca mais viu nenhum outro da sua espécie, acostumado com a mesmice dos dias, onde três vezes por dia faz um espetáculo para os visitantes durante 365 dias, o gorila e cercado por animais de outras espécies que se tornaram seus amigos  e a filha do dono do circo.

Ivan vê se fazendo uma promessa a mais nova integrante do circo a elefantinha com o nome de Ruby, ela terá uma boa vida em um daqueles zoológicos que ele acompanha pela televisão e não presa em uma jaula minúscula, com determinação e persistência ele fará o possível para realizar aquela promessa.

Já tem um tempo que esse livro está parado na minha estante eu não sei porque ele ficou lá, e eu nunca peguei para ler antes, foi uma grande besteira da minha parte a história do “O grande Ivan” é diferente de qualquer livro infato-juvenil que eu já li, fala sobre amizade, abandono dos series humanos aos animais e quanto uma promessa e determinação pode mudar a várias vidas.

Considerado um livro para crianças, ele tem o poder de conquista qualquer pessoa em qualquer idade por sua incrível história, até entendo porque, mas esse livro tinha que ser para todo mundo.

O livro também tem enredo muito bem entrelaçado, Ivan é um cara (ops um gorila) tão legal, com um coração tão grande é uma alma tão bonita que é impossível ler e não se apaixonar por ele, por seus amigos e muito menos seus sonhos.

O Grande Ivan não é uma história simples, mas uma que merece ser muito recomendada e lida por muita gente, pelo fato de ser tão bonita e marcante com parágrafos bem pequeno te conecta com o enredo e te faz ter uma nova visão do mundo e isso que foi a melhor parte de todo o livro. Não sou muito chegada em animal herói como diz minha prima, que tem fala e dialogo, mas nesse livro ficou algo tão singelo coerente que não deu para não apaixonar pela ideia, o livro todo é ilustrado então a leitura fica mais agradável ainda.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 
_______________________________________________________________________________________________________________
Titulo: O gorila mais legal do mundo
Autora:Katherine Applegate 
Ano: 2014
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Selo: #irado