O Corvo (The Raven) teve sua primeira publicação no New York Evening Mirrorem, em 29 de janeiro de 1845. Passou a ser um dos poemas mais conhecidos do mundo literário. Foi tão bem aceito, que logo que tornou uma sensação no meio, gerando diversas reimpressões, foi parodiado, debatido e adaptado. Edgar Allan Poe ,36 anos e com um espírito melancólico e desanimado, virou a partir desse momento uma celebridade.
Embora muito traduzido para as mais diversas línguas, a magia verbal do texto original dificilmente pode ser captada. O Corvo possui uma atmosfera gótica e uma narrativa ornada de terror. Sua popularidade nos Estados Unidos é tanto, que milhões de americanos são capazes de o citar apenas de memória. Assim, mesmo com o passar dos (muitos) anos, o poema surpreende os amantes da literatura com sua construção ritmada e principalmente com o final do refrão repetitivo “Nunca mais”.
“É alguém que me bate à porta de mansinho; Há de ser isso e nada mais”. (Machado de Assis)
A MARAVILHOSA edição da editora Companhia das Letras nos veio em capa dura, toda preta, e com o título do livro, nome do autor, adornos e marca da editora em tinta prateada. Enche os olhos de qualquer leitor! Em 200 páginas de muitas e muitas informações essa edição que saiu em 2018 além de nos entregar O Corvo nas traduções – já bem conhecidas – de Fernando Pessoa e Machado de Assis, com organização, posfácio e tradução de Paulo Henrique Britto, é recheada de conhecimentos e curiosidades sobre a construção do poema.
O livro é composto por duas partes. Na Parte I temos o poema nas duas traduções citadas anteriormente, com a somatória do poema na língua original, ou seja, em inglês. Na Parte II temos como título “Ensaios”. Nesse compêndio encontraremos ‘A Filosofia da Composição’ – onde Poe pretende explicar passo a passo de quando escreveu O Corvo – , ‘A Razão do Verso’, ‘O Princípio Poético’ e ‘O Ensaísta Poe’.
É uma emoção muito grande aos fãs de Poe poder ler essas informações sobre o poema, que vieram do próprio autor. É como se ainda hoje sua voz soasse o que seus escritos nos revelam sobre a composição de O Corvo e a poesia.
“Meu coração se distraía pesquisando estes sinais. É o vento, e nada mais”. (Fernando Pessoa)
Nos “finalmentes” desta edição Paulo Henrique Britto, em O Ensaísta Poe, vem destrinchando as informações que recebemos anteriormente. Revela a intenção e racionalidade de Poe ao “construir” o poema. Paulo Henrique também explica por auto o que podemos compreender dos dados que acabamos de ler, e que vieram diretamente dos escritos de Poe.
“Dizei-me: existe um bálsamo no mundo? E o corvo disse: Nunca mais”. (Machado de Assis)
Enfim, esse é o tipo de livro para apaixonados por literatura, por interessados no ‘pano de fundo’ de um poema famoso, e quem – como eu – AMA Edgar Allan Poe, e não quer perder a oportunidade de um pouco mais íntimo do autor se tornar. Nota 5 em 5 estrelas lá no meu Skoob, Pois poucos poemas no mundo tocaram tanto o ser humano, quanto O Corvo. A edição da Companhia das Letras veio reforçar o valor desse Poema, inserindo poderosas ilustrações entre conteúdos ricos e impagáveis.
_____________________________________________________________________________________________________________
Título: O Corvo
Autor: Edgar Allan Poe
Ano: 2018
Páginas: 200
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Suspense, Mistério, Terror, Gótico | Adicione a sua lista do Skoob | Onde comprar: Amazon
Miss L
Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Nunca li nada de Edgar Allan Poe, mas sempre ouvi dizer tão bem como descreveste.
Parecem poucas páginas para o talento descrito.
Beijokitaz
http://www.devaneiosdemissl.com
Carol Nery
Recomendo demais! Se tiver a oportunidade, pode meter a cara. O prazer de ler Poe é inenarrável. Me sinto aquém em resenhar suas obras.
Um beijo grande
Bianca Ribeiro
Eu vi esse livro na livraria ontem e achei ele a coisa mais linda do mundo!
Eu sou apaixonada pelo poe, adoro o jeito que ele escreve, aquele terror que não te assusta mas que quando você menos espera tem alguma coisa na sua vida que te remete àquilo e já sobe aquele arrepio na espinha, adoro isso!!
Eu li uma coletânea dele e tô louca pra ter essa edição maravilhosa na minha estante também!! <3
Carol Nery
Bianca, você me entende!! Definiu certinho como é ler Poe e ser amante de sua obra.
Torcendo aqui pra ter logo sua oportunidade de ter esse lindo morando em sua casa.
Beijocas.
Juhbassan
Gente, que coisa maravilhosa essa edição! É daquelas que deve dar um super ciúmes haha Mas imagino o quão incrível seja a experiência de ler esse livro, principalmente pelos bastidores do poema. Poe é intenso por si só, com toda essa informação deve ser melhor ainda de ler.
Excelente post 🙂
Beijos!
Carol Nery
Exatamente! Me senti privilegiada por ter essa edição em mãos. O que poderia ser apenas mais um livro entre tantos publicados com obras do Poe, tornou-se um material íntimo! Amei demais da conta.
Karoline Gonçalves
Oie Xará
Tudo bem, Carol?
Mulher, que edição linda demais é essa? Até que não ama Poe com certeza amaria essa edição. Coheço Poe, ja li pequenas obras dele, mas nunca li O Corvo. Estranho ne? talvez ainda nao tenha chegado o meu momento.
Amei sua resenha. Sentimos toda a sua admiração pela obra dele e essa edição está perfeita para você. As fotos capitaram bem a essência bela e bucólica do livro. Amei.
Bjos e Cheiros
Insta: @anakaroline_gc
http://www.livreando.com.br/
Carol Nery
Que bom receber um comentário tão pessoal, xará! Obrigada pelo carinho.
Tomara que quando chegar o seu momento de ler O Corvo, ele fale com você, como fala comigo…
Beijocas
Malu
Agora fiquei deveras curiosa. Confesso que não li nada do Poe, mas amo poemas melancólicos. Vou pesquisar sobre este. Obrigada pela dica!
Carol Nery
Que delícia!! Faça isso sim. Tenho certeza que Poe, com toda sua melancolia transbordante, irá alcançar seu coração! Espero que seja uma boa experiência pra ti.
Lucy
Oi, Carol! Caramba, eu conheço um pouco de Poe, mas nunca cheguei a ler O Corvo. Uma amiga minha é fissurada nele, vou indicar essa edição para ela (mas acho que ela já tem, então vou aproveitar para pedir emprestado rsrs)!
Bjos
Lucy – Por essas páginas
Carol Nery
Mandei bem Lucy… se for indicação, ela vai te amar mais ainda. E se ela já tiver, você vai pegar emprestado e ler um livro feito com muito cuidado e que não deixa a desejar.
Um beijo
Debyh
Já li algumas coisas do poe mas este ainda não, fico receosa por ser poemas. Mas eu admiro as obras dele. Essa versão parece estar linda!
Carol Nery
Sou suspeita em dizer algo, Debyh… eu AMO Poe. E O Corvo é uma obra atemporal. Recomendo!!!!
Marijleite
Oi Carol, eu já li o poema e suas duas traduções numa edição da Darkside, mas achei super interessante o fato de a Companhia tê-lo publicado nessa edição com tanto conteúdo extra, como os ensaios, deve agregar muito à leitura.
Carol Nery
Mari, eu também li e tenho as edições da DarkSide. Olha, eu não sabia que a Cia iria trazer algo tão completo… VALEU MUITO a pena!! Recomendo.
Andressa Ledesma
Eu nunca li nada do Poe, socorro! E agora estou desejando profundamente essa edição linda. A Companhia arrasou! E sua resenha me deixou muito empolgada para fazer a leitura. Amo poemas, então é a pedida certa.
beijos
Carol Nery
Andressa, pode se jogar!!! Tenho certeza que o ritmo e a composição te pegarão de jeito…
Boa leitura. Beijocas
Erika Monteiro
Oi, tudo bem? Que fotos mais lindas. Amo edições com capa dura e a editora caprichou nessa. Sempre vejo muitos elogios sobre o autor mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra. Fui à uma feira e comprei um por R$ 5,00 se não engano mas está parado na estante =/ O que mais achei interessante foi a obra ter sido escrita a tanto tempo. Lembrei das obras das irmãs Brönte. Beijos, Érika =^.^=
Carol Nery
Erika, tudo que é escrito a tanto e tanto tempo e fica assim, marcado na história, me dá um gostinho a mais quando leio. Me sinto parte da história do mundo! hahahahaa
Beijocas
Leonardo Santos da Silva
Que resenha incrível do Poe, acho O Corvo uma de suas melhores obras, realmente assustador! Vou dar uma olhada nas suas outras resenhas, amei o estilo da escrita, parabéns
Carol Nery
Oi Leonardo. Obrigada pelo elogio e pelo apoio…
Sinta-se à vontade para conhecer o blog e seja muito bem-vindo quando quiser.
Abraços
Daniele Vieira
Gente essa edição é muito linda, adoro esse padrão de capa mais tradicional, antiga.
Também gostei muito de ver esses textos com as análises e ensaios sobre o poema, isso com certeza enriquece demais a obra
Carol Nery
Enriquece demais. Eu sou fã de obras bem feitas, bem acabadas… e com essa qualidade “por dentro e por fora” que a Cia idealizou, não dá pra não ficar apaixonada.
Michelle Russo
Olá, este livro está maravilhoso , amei a edição, estou com uma outra do autor aqui para ler preciso conhecer os contos o quanto antes, adorei sua postagem, beijos!
Carol Nery
Michelle, espero que Poe consiga encontrar seu coração como conseguiu achar o meu. Gosto muito mesmo de seus poemas e contos. Beijão
Mirelly
Oii, tudo bem?
Geeente, eu estou apaixonada pela edição, quero muito esse livro. Já li o poema e as duas traduções, mas achei bem legal a edição trazer mais coisas sobre a obra, agrega bastante. Eu com certeza vou comprar esse livro!!
Beijinhos!!
Carol Nery
Então, eu senti que esse acréscimo da editora faz TODA a diferença para valer a pena ter essa edição em sua estante!! Fora que é liiinda. <3
Beijocas
Ana Luz
Olá!
Confesso que não sou uma fã de Poe, no entanto, gosto bastante de O Corvo.
Essa edição DarkSide de ser, pelas suas fotos e colocações está incrível mesmo, com certeza para os fãs de EAP é uma pedida irresistível!
Beijo.
Ana Luz
Olá!
Confesso que não sou uma fã de Poe, no entanto, gosto bastante de O Corvo.
Essa edição especial, pelas suas fotos e colocações está incrível mesmo, com certeza para os fãs de EAP é uma pedida irresistível!
Beijo.
Ana Luz
Olá!
Confesso que não sou uma fã de Poe, no entanto, gosto bastante de O Corvo.
Essa edição especial, pelas suas fotos e colocações está incrível mesmo, com certeza para os fãs de EAP é uma pedida irresistível! Eu realmente não pretendo lê-la, mas a acho linda.
Beijo.
Carol Nery
Ahhhh, Ana… eu sou louca por Poe. E realmente a edição é maravilhosa.
Que pena que não é tua praia. Mas, te entendo.
Beijocas
No Conforto dos Livros
Olá!! 🙂
Eu confesso que nao conhecia este libro, mas aidna bem que gostaste de fazer a leitura! Enfim, que otimo que gostaste de fazer a leutura!
Eu nao sei se leria, mas percebo o significado da obra, e a parte grafica agradou me bastante.
Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Carol Nery
Obrigada pelo comentário! Com certeza é um livro lindo visualmente e muito importante na história da literatura.
Abraços