LIVROS

O CAFÉ DA PRAIA – LUCY DIAMOND | RESENHA

23 janeiro, 2020 por

O CAFÉ DA PRAIA - LUCY DIAMOND

Olhar para a capa de O Café da Praia é um experiência diferente. O tom de azul, os desenhos e o título são capazes de deixar qualquer um com vontade estar ali, naquele lugarzinho: um café numa praia quase deserta, o mar azul, a brisa salgada… E, claro, algumas delícias ao alcance da mão. Você sente vontade não só de estar ali, mas de viver as mesmas aventuras que a personagem principal.

O Café da Praia é um livro da escritora Lucy Diamond e foi publicado no Brasil em 2019, pela Editora Arqueiro. Lucy Diamond, inclusive, é autora de mais de 10 romances, publicados em mais de 15 idiomas e é presença constante em listas de mais vendidos, como a do The Sunday Times. O livro faz parte de uma nova coleção lançada pela Editora Arqueiro, Romances de Hoje; a coleção retrata mulheres lidando com problemas cotidianos e buscando conquistar o seu espaço.

Assim, conhecemos Evie Flynn, uma inglesa com seus 30 e poucos anos, carregando o título de ovelha negra da família. Ela sempre se sentiu diferente de suas irmãs e de seus pais, por não compartilhar os mesmos pontos de vista e objetivos de vida. Exceto pela tia Jo, irmã de sua mãe, que é muito semelhante à Evie. Um pouco rebelde, sem raízes. Mas ainda assim, uma mulher incrível, dona de um café à beira da praia na Cornualha.

“Foi basicamente assim que fiquei conhecida, nos meus já maduros 32 anos, sem imóvel, sem emprego em horário integral, marido nem filho para exibir – a quintessência da ovelha negra da família.”

Decerto, quando fica sabendo da morte da tia, Evie sente um gigantesco baque. Agora, além de um relacionamento monótono, um emprego temporário insuportável e perspectivas entediantes de vida, ela também precisa lidar com um buraco em seu peito. Entretanto, Evie é pega ainda mais de surpresa quando descobre que a tia deixou o café para ninguém menos que ela. A surpresa de seus pais e suas irmãs é a mesma, senão maior ainda. Afinal, quem confiaria algo tão importante a ela, que nunca obteve sucesso em nada?

A princípio, Evie pensa em vender o café. Mas um novo problema em sua vida a faz rumar para a Cornualha; seu objetivo, que era o de averiguar o café e garantir seu funcionamento, acaba tomando muito mais tempo do que inicialmente ela achou que levaria. Ao se deparar com problemas no orçamento, em fornecedores e na equipe, ela precisa encontrar uma forma de consertar tudo e manter a memória da tia viva.

Ao mesmo tempo, Evie também percebe que precisa consertar muitas coisas em si mesma. Ela precisa se reencontrar e encontrar seu lugar no mundo. E é isso que acaba acontecendo. Num ritmo de leitura fluido e divertido, Lucy Diamond nos presenteia com uma história agradável e que nos faz sonhar e sorrir. Com personagens leves, um cenário maravilhoso e uma narrativa suave, é impossível não se deliciar com o livro.

“Senti como se algo dentro de mim tivesse morrido junto com a tia Jo, como se uma parte importante e imensa da minha vida tivesse sido apagada como a chama de uma vela.”

O CAFÉ DA PRAIA - LUCY DIAMOND

  • VILÃO – V.E.SCHWAB | RESENHA

Quando lemos a introdução e passamos a conhecer Evie, já podemos imaginar o desenrolar da trama e, quando somos apresentados à história de tia Jo, é uma questão apenas de algumas páginas para confirmar o que já prevíamos: o café é passado de uma ovelha negra para a outra e todos os grandes problemas se resolverão ali; talvez não pelo café em si, mas pela situação que ir até ele pode causar.

E, apesar de ser previsível, a história ainda consegue ser envolvente e cativante. Evie nos envolve em seus pensamentos e sentimentos e, por mais que às vezes possamos nos irritar com ela (eu me irritei por conta de seu pessimismo, sempre à espera de algo ruim acontecer), não deixamos de torcer para que tudo saia bem para ela. Mesmo quando os problemas que ela encontra não são problemas tão trágicos quanto o esperado, queremos que ela consiga resolver e ser feliz.

E quando digo problemas, é pelo motivo de a sinopse do livro nos fazer esperar por eles, quando diz que “Empolgada com a oportunidade de mudar de vida, ela decide se mudar para lá, mas logo descobre que nem tudo são flores: os funcionários não são dos melhores e o local está caindo aos pedaços.” Bem, de fato, nem tudo são flores. Mas os espinhos estão longe de serem tão espinhosos quando se pode imaginar por essa frase.

“A vida é curta. Não dá para desperdiçá-la fazendo coisas de que não gosta.”

O CAFÉ DA PRAIA - LUCY DIAMOND

O ponto positivo é que isso torna o livro muito leve, divertido e gostoso de se ler. Não temos uma carga exagerada de drama, de infelicidade ou de problemas. E isso torna a leitura mais dinâmica e rápida. Além, é claro, de nos transportar com grande sucesso para o ambiente que Evie passa e vivenciar.

A minha vontade, durante todo o livro, era herdar um café à beira da praia, me mudar e reinventar a minha vida, viver uma nova aventura completamente inesperada e, claro, encontrar o meu lugar no mundo. Ali, naquele café, numa praia quase paradisíaca. Com o mar e seu cheiro de sal lavando a alma e renovando a esperança de uma nova vida.

Portanto, a leitura de O Café da Praia é uma experiência um tanto quanto única. Divertida, leve, contagiante. Como poucas leituras são capazes de fazer. Com um grande senso de comunidade e de aceitação, Diamond nos traz um diamante da literatura: delicado, sensível e essencialmente feliz, O Café da Praia é um livro essencial para quem sente vontade de relaxar durante a leitura.

“O mundo é um lugar melhor quando se está apaixonado.”

 

____________________________________________________________________________________________

o cafe da praia
FICHA TÉCNICA:
Título: O Café da Praia 
Autor: Lucy Diamond
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2019
Gêneros: Chick-lit, Ficção,  Literatura Estrangeira, Romance
NOTA: 5/5
Adicione a sua lista do Skoob
Compre usando nosso link da Amazon

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Elis
    janeiro 23, 2020

    Amei a crítica!!