“Modern Love” é uma coletânea organizada por Daniel Jones que reúne 42 crônicas publicadas na coluna de sucesso do jornal New York Times, onde aborda vários casos de amor do mundo moderno, daqueles que transitam por nós no dia a dia. Tendo como cenário a cidade de Nova York, somos apresentados a histórias reais, de pessoas reais, que decidiram dividir seus sentimentos com o mundo.

O livro foi dividido em 04 partes, sendo elas: Em Algum Lugar Lá Fora, Acho que Amo Você, Segurando Firme Nas Curvas e Assuntos de Família. Na primeira temos histórias que envolvem desilusões, perdas e esperança. Já na segunda, a mais romântica, temos casos que vão abordar recomeços e segundas chances. Na terceira temos barreiras e grandes desafios a serem enfrentados. E na quarta parte, vemos casos que envolvem o amor fraterno, familiar, em vários os contextos que este pode ser colocado.

💫 QUINTA-FEIRA é um dia lindo para indicar no zap do #clubedolivroBH 🎰 Sorteios literários 📱Instagram literário 🔖Promoções em livrarias e lojinhas literárias 📝Links de livros grátis na Amazon (Favor avisar se o livro é Hot)

Que Modern Love fala de amor, você já entendeu. No entanto, não se engane! Ele não fica preso no clichê do amor romântico, com fundo musical e beijos pelas ruas de NY… Longe disso, propõe diversas situações e diversos tipos de amor. Transita entre situações inusitadas a situações do cotidiano, mas sem deixar de causar identificação com quem está lendo. É muito provável que você já tenha se sentido próximo ao que dizem ali… Ou ainda irá!

A coluna do NY Times foi criada em 2004, ou seja, já publicou inúmeros casos seja de pessoas completamente anônimas, como também de alguns nomes conhecidos no ramo da publicidade e jornalismo. Acredito que a seleção e divisão de temas feita para este livro foi muito boa, porém, como na maioria das coletâneas, algumas histórias me causaram uma maior identificação do que as outras. Por alguns personagens eu torci e me emocionei muito mais. Já algumas outras histórias, achei arrastadas…

Por isso, acho uma dica essencial que você, ao ter este livro em mãos, não se cobre prazos ou queira ler como uma história única. Fui lendo “Modern Love” intercalado com outras leituras, sem uma ordem específica. Um dia eu lia sobre segundas chances, outro sobre desilusões e esperança… Cada história possui uma média de 05 páginas e quando você perceber, ele já acabou. No entanto, lembre-se, é normal não se identificar com todas as histórias ali e tá tudo certo. Ali são fragmentos da vida real!

No ano passado foi laçada no Prime Video (serviço de streaming da Amazon) a série de mesmo nome com 08 episódios, sendo cada um inspirado em uma história já publicada no jornal. Essas 08 histórias estão incluídas neste livro, e por isso acho interessante ressaltar que algumas alterações foram feitas em relação aos casos originais para torná-los mais “comerciais” nas telinhas. Um grande exemplo é um episódio que eu achei beeeem bizarro na série (O 05: “Então ele parecia um pai, e era só um jantar, não é?”), que acaba sendo mais compreensível no livro. Na verdade, meus preferidos do livro são bem diferentes dos meus preferidos da série (com exceção do primeiro da série e último do livro “Quando o Porteiro é seu melhor homem”. Amorzinho!).

Mas isso não quer dizer que a série é ruim, tá bom?! Ela é maravilhosa! São formatos diferentes. Já falei sobre ela aqui antes, inclusive vou deixar o link pra vocês conferirem. Além disso, ela possui um elenco de estrelas: Anne Hathaway (O Diário da Princesa, O Diabo Veste Prada), Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário, Lion), Tina Fey (Meninas Malvadas, 30 Rock), John Slattery (Mad Men), Andrew Scott (Sherlock), Sofia Boutella (A Múmia), Cristin Milioti (How I Met Your Mother) e até mesmo o cantor Ed Sheeran! É um show de atuação após o outro, em episódios curtinhos, de aproximadamente 30 minutos cada.

Enfim, fica essa indicação bem doce e reconfortante, como apenas o amor pode ser, ainda que ele não tenha obrigatoriamente o “final feliz esperado”. Ao fim de cada história você confere uma pequena biografia do autor, quando a história foi publicada e como está sua vida atualmente. Apesar de trazer um cenário bem diferente do nosso, pois mesmo a rotina e os costumes normais de Nova York são bem diferentes do nosso dia a dia (Obviamente. Países diferentes, hábitos diferentes), e de toda a estranheza que isso possa gerar, são histórias tocantes que vão direto no nosso coração.

____________________________________________________________________________________________________________________

Título: Modern Love 
Autor: Daniel Jones
Ano: 2020
Páginas: 304 
Editora: Rocco
Gênero:  Ficção
Adicione a sua estante do SKOOB
Compre usando o Link da AMAZON