Confesso que o livro “ Tudo e Todas as Coisas – Nicola Yoon” não chamou minha atenção quando a Editora Novo Conceito me enviou o primeiro capitulo para ler. O deixei bem guardadinho na estante até que fui convidada para uma palestra da própria editora aqui em BH e o apresentador falou com tanta emoção sobre esse livro que a curiosidade bateu e eu comecei a leitura.

A protagonista Madeline Whittier passou os últimos dezessete anos sem sair de casa, tento uma doença extremante grave (que quase a matou quando criança) que a impede de ter contato com outras pessoas, ou com qualquer objeto fora do ambiente esterilizado da sua casa. Ela vê o mundo passar pela janela do quarto ou pela tela de um computador, mas isso não a fez se tornar uma menina triste ou depressiva – com o carinho da mãe, da enfermeira Carla e a companhia de seus livros (e aqui vale mencionar que o senhor Darcy de Orgulho e Preconceito tira suspiros da Made), as coisas tem andando da melhor maneira possível em sua vida – até a chegada dos novos vizinhos e com eles Oliver (Olly), o jovem que a fara questionar tudo o que acreditou nesses últimos anos.

O enredo gira em torno da personagem principal – de sua alergia a tudo e todas as coisas e como ela junto a mãe e a enfermeira criaram uma rotina bem singular. Entretanto diferente do que eu achei que seria o livro (uma historia triste de uma jovem doente e deprimida) a autora me apresentou uma heroína forte e mais determinada do que eu esperava, pois mesmo sabendo que a doença a limitava a jovem não se deixou abater ou se permitiu deixar de descobrir coisas novas e sonhar alto.

A amizade entre Madeline e Olly se dá (em grande parte) por trocas de e-mails e a cada novo contato ela vai conhecendo algo diferente da sua realidade, descobrindo coisas que quer viver até que aquele mundinho esterilizado onde ela vive – já não a cabe mais.

Comecei a leitura sem esperar nada do livro, achei que seria mais uma história sobre uma adolescente doente que se apaixonada e faz tudo para viver esse amor, mas com o decorrer das pagina vi que não seria assim, posso dizer que a historia é sobre a descoberta de si mesmo e o enfrentamento dos seus medos. O livro tem um texto tão leve com passagens divertidas e uma estrutura gráfica diferente. Li as 304 paginas em poucas horas, saboreando bastante o que me foi apresentado e ficando surpresa a cada nova página, onde a história pouco a pouco foi tomando um novo rumo. O que mais gostei em relação a todo o enredo – foi o crescimento e o final tocante que a autora deu à Madeline.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 
_______________________________________________________________________________________________________________________
Titulo : Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nicola Yoon
Ano: 2016 
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Onde comprar : Amazon