ESPECIAL DE NATAL | LIVROS DE TERROR E SUSPENSE QUE SE PASSAM NO NATAL

23 dezembro, 2018 por

Como uma boa apreciadora de filmes e livros de terror e suspense, hoje o post será sobre dicas de livros que nos assustam, que nos dão medo, que nos aterrorizam ou que nos deixam com a pulga atrás da orelha… E olha que não é fácil escrever sobre isso. “Lá fora” até que encontramos muitos livros nesse contexto, mas poucos são traduzidos aqui no Brasil.

Mas, o que esse assunto tem a ver com uma época tão amorzinho que é o Natal? O que será que os nossos queridos autores conseguiram criar unindo dois temas que parecem tão distantes um do outro, não é mesmo? Vejamos:


> NOSFERATU 

Escrito pelo filho de Stephen King, Joe Hill, Nosferatu recebe a indicação nesse post por ser um livro bem assustador. Foi meu primeiro contato com Hill, e ele foi logo mexendo com o Natal e com criancinhas. E consequentemente me deixou muito aflita e grudada ao livro. Não peguei outro enquanto não o terminei. Todos os livros que envolvem crianças se torna um livro com assunto muito sensível para mim depois que me tornei mãe. Nesse romance você conhecerá A Terra do Natal, que nada mais é que um parque de diversões muito tenebroso. É como se fosse uma versão distorcida de A Terra do Nunca. Mas em A Terra do Natal o ‘ator principal’ é Charles Manx, um Peter Pan do pior dos piores pesadelos. Lá as crianças não envelhecem, mas pelos motivos errados. Razões muito erradas. Não perca essa leitura.

> O NATAL DE POIROT

Como vocês sabem, o Natal é uma linda época, onde queremos vivenciar paz e harmonia com nossa família e amigos. Só que nesse livro conheceremos a versão de Hercule Poirot sobre como essas confraternizações podem dar errado. O coronel Johnson acompanha nosso querido detetive belga que foi convidado a investigar um caso de assassinato que aconteceu na mansão de senhor milionário e mal amado, e que se deu na véspera de Natal. Agora para descobrir quem cometeu um ato tão atroz em uma época tão especial, você terá que ler o livro. Vamos solucionar juntos esse crime, pois ao que parece, vários membros dessa família tinha fortes motivos para cometerem o assassinato.

> NOITE NATALINA 

Essa é uma antologia que reúne contos de vários autores nacionais. Em resumo, o assunto tratado é aquela data tão envolta em magia, que geralmente despertar no ser humano seus melhores sentimentos! Só que esses autores estão aqui para provar que o Natal também é capaz de ter um lado sombrio, cheio de escuridão, mistérios e criaturas assustadoras. Em Noite Natalina você poderá conhecer e ler a respeito de lendas antigas e histórias de terror esquecidas pelo tempo. Na verdade, você se confrontará com um lado negro do Natal que seria melhor ignorarmos ou esquecermos! Aproveite para se assombrar com esses 17 contos que nunca mais vão deixar você se esquecer de que o vermelho é de sangue e não das roupas do Bom Velhinho.

“Nada de presentes, harmonia, comidas, festas ou mesmo boas ações. Nesta antologia, você irá presenciar todo o medo, o pavor, a maldade e a brutalidade que somente a pior Noite Natalina pode oferecer. Prenda a respiração e leia até o fim, se conseguir…”
– Raphael Miguel, autor de Ácido e Doce.

 > NATAL MORTAL 

Livro sete do romance futurista da Série Mortal (Nora Roberts), a tão conhecida policial Eve Dallas encara mais um misterioso caso que precisará solucionar.  Temos nessa obra uma instigante e curiosa história de um homicídio, que como os leitores da série já estão acostumados, é ambientada em uma Nova Iorque do futuro (ano de 2058). Os acontecimentos se dão quando em meio às festividades de Natal um criminoso está à solta e ele se encontra fantasiado de Papai Noel. A dúvida que fica é se esse crime será parte de uma série de assassinatos, ou se seria somente um crime passional. E contamos com a tenente Dallas para conseguirmos obter essas respostas.

> A AVENTURA DO PUDIM DE NATAL 

Nosso conhecido detetive belga Hercule Poirot foi avisado que não deveria comer do pudim de passas. Um tempo depois, como em todo livro/vaso que envolve Poirot, se descobre um corpo dentro de um baú. Sem querer se ouve uma briga por ali, e parece que foi o que originou um assassinato.
São muitos mistérios que o leitor buscará desvendar juntamente do detetive bigodudo – são seis casos. O que um terá a ver com o outro? Só lendo para sabermos!

> NATAL NEGRO (Mestres do Horror e da Fantasia)

Na década de 90 a editora Francisco Alves publicava várias histórias de terror de autores consagrados ou não, pelo ‘selo’ Mestres do Horror e Fantasia. Natal Negro faz parte dessa coleção, e seu autor não é muito conhecido. Trata-se de um livro curto, e o clima de suspense e horror é surpreendente e prende a atenção do leitor até o fim. Essa história acontece no pequeno município de Murdock, Nova York. Moças jovens começam a ser assassinadas, mortas por 13 golpes exatamente. E o xerife Bud Dansmore busca resolver esses assassinatos tentando entender qual macabro recado estaria dando o assassino. Existe um filme homônimo que nada tem a ver com a obra.

> RÉQUIEM PARA NATAL

Natal. Época de paz, amor e fraternidade. Mas não é o que esse livro vai mostrar. Pode deixar essa ideia de lado. Tudo que você aprendeu sobre o Natal desde criança é bobeira… Nessa antologia você irá, através de 44 contos de diversos autores, conhecer o outro lado do Natal, e esse lado é muito sóbrio. Teremos contos sobrenaturais, de suspense e de terror. Lembre-se: nada de amor, nada de fraternidade. Segundo a sinopse do livro, a única paz que encontrará lendo essas histórias é a paz eterna. Aceita este presente?

> PERVERSO NATAL 

Teremos nesse e-book histórias de amor, contudo, também teremos algumas sombras e pesadelos.
Acompanharemos a família de Lúcia e Mirella, uma promessa de Natal com muita paz e bastante harmonia (o que no fim das contas, seria uma espécie de realização de um sonho). Mas, tudo isso pode estar se encaminhando para um caminho de medo e dor. Discerni o que é realmente verdade ou o que é delírio já não tem tamanha importância, uma vez que o passado sublima segredos delineados por um dos símbolos do Natal: um globo Natalino.

> UM NATAL ASSOMBRADO – Escola do Terror

Neste livro você conhecerá Gabriel, o menino que tinha verdadeiro pavor do Natal. Referia-se ao Natal como “feriado” ao invés de feriado. E a figura icônica do Papai Noel, para ele era simplesmente o Papai Unhel. Tudo era reclamação nessa época do ano, sejam as lojas cheias, as ruas intransitáveis, os lindos sinos, as embalantes músicas, as maravilhosas árvores enfeitadas, os desejáveis presentes, as divertidas brincadeiras de amigo oculto/secreto. Ele não gostava da alegria que essa época do ano trazia. Enfim, sejam bem-vindos ao Natal da Escola do Terror… Uma noite feliz, com certeza, mas também muito assustadora!

> NOITES NEGRAS DE NATAL E OUTRAS HISTÓRIAS

Um casal numa jornada sombria, um jovem isolado com os sobrinhos em um sítio macabro no interior de Minas, operários numa obra suspeita e uma mulher amaldiçoada. São esses os personagens que você vai encontrar em Noites Negras de Natal e outras histórias. Iremos encontrar nessa coletânea de 4 contos, 2 com temas Natalinos e bem macabros. Afinal de contas, do que você tem medo no Natal? Esse livro se torna bem interessante, pois são duas autoras dividindo sua autoria. Se pode perceber as percepções e entendimento de cada a respeito do tema abordado. Leitores relatam que esse livro de contos é daqueles que fazem um ótimo papel em roubar o sono da gente. Que medo!

> UM NATAL ASSOMBRADO

Porque os monstros não descansam junto à lareira no Natal, Lilly e as suas companheiras em Venator são obrigadas a trabalhar antes do Natal, correndo o risco de não conseguirem chegar a tempo para participarem nas tradições Natalícias de Diabolus Venator e terem de passar o Natal sozinhas.
Esse é um conto Natalino vivido pelas personagens de “Sombras”, publicado pela Coolbooks.  Ressaltamos que não se faz necessário ler o livro para conseguir entender esse conto. Da mesma forma que é bem interessante para quem já leu “Sombras” e reencontra suas personagens. Deve ser bem gratificante.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

7 Comentários

  • Carol Nery
    janeiro 26, 2019

    Se é terror, me chama que eu vou. hahahaa

  • Edirlene Rodrigues
    janeiro 18, 2019

    Li o Natal de Poirot em dezembro. Recomendo!

    • Carol Nery
      janeiro 26, 2019

      Poirot é meu amorzinho. Não consigo escolher entre ele e Sherlock. Dois gênios que desvendam todos os crimes. Adoro.

  • Carol Campos
    dezembro 25, 2018

    Hahaha, massa demais! Adoro quando essas datas alegres, cheia de sentimentos bons se tornam um pesadelo lotado de horror. Por não ser chegada ao Natal vejo que estou dando mole ao conhecer apenas dois de todos os citados, Joe Hill <3 e Natal Negro. Esse ano já foi, ano que vem vou tentar embalar nessas leituras, hehe Esses post voltados para datas comemorativas ficaram show de bola, curti todos.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1077686370888495104?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

    • Carol Nery
      janeiro 26, 2019

      Natal e terror… quem diria que renderia boas leituras. Já tenho até mais recomendações pro próximo natal!! hahahahhaa

  • O Vazio na Flor
    dezembro 24, 2018

    Que show!rsrsrs
    Adoro esse lance do contrário,mas confesso que não tinha visto nenhuma postagem que se passasse assim, no Natal(já tão marcado pela alegria, felicidade e cores)
    Confesso que tudo que foi citado, só li Nosferatu, que cá entre nós, é maravilhoso!!!!
    Preciso dos outros.rs
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1077145600439783424

    • Carol Nery
      dezembro 24, 2018

      Eu sou apaixonada por Nosferatu. Ali começou o meu amor por Joe Príncipe Hill!!!!
      Mas, confesso que eu gosto de dar uma apimentada no natal com umas coisinhas de terror. Faz parte!!!