{ #RESENHA } A VEZ DA MINHA VIDA – CECELIA AHERN

31 maio, 2016 por
 A vez da minha Vida / Cecelia Ahern / 383 pag. / ano 2012 / Novo Conceito
Você tem um compromisso na segunda-feira, 30 de maio. Foi essa a frase inicial que li bem no primeiro capítulo do livro A vez da minha Vida. Ainda desacreditada pela grande coincidência fui conferir no calendário e era verdade… Eu estava no dia 25/05/16 quando comecei a ler e a próxima segunda-feira cairia exatamente no dia 30.  Um tanto intrigante não acham?! Não pude deixar de pensar que isso queria dizer alguma coisa, então continuei a ler. No livro a autora Cecelia Ahern conta a história de Lucy Silchester, uma mulher mentirosa que tem um encontro marcado com sua vida. Sim, com sua vida, literalmente, porque a palavra não foi empregada no sentido figurado.

Lucy estava negligenciando sua vida, tentava inclusive fugir desse encontro, mas pressionada pela insistência da vida acaba cedendo. No encontro sua vida – no caso um homem – a coloca contra parede e a incentiva a repensar o modo como está vivendo.  Vida é um personagem, todos sabem quem ele é e até interagem com ele. Na história é normal essa coisa de vida materializada em forma de gente, o que achei engraçado e estranho, mas acabei me acostumando.  Outro ponto engraçado é o fato da personagem principal ser extremamente mentirosa. Em seus quase 30 anos ela levava uma vida solitária, acompanhada apenas por seu gato, tinha um emprego que não a deixava realizada, sentia-se desconfortável com sua família e amigos e ainda sofria com a falta do ex-namorado que insatisfeito havia terminado tudo com ela. Acontece que Lucy mentia sobre tudo isso e se negava a admitir o quanto sua atitude estava errada.

Achei muito engraçada a forma como a autora construiu a história. Lucy narrava um acontecimento em detalhes para depois terminar dizendo “ok, eu menti”. Acabei ficando com o pé atrás, lendo sempre desconfiada de que aquilo poderia ser mais uma mentira. Porém, isso não fez com que eu perdesse o interesse pelo livro. Na verdade a trama é envolvente e me deixou com uma enorme vontade de descobrir como tudo iria terminar. Vida é um homem feio e suas desagradáveis características físicas se devem ao fato de sua aparência ser um reflexo do que Lucy vivencia. Ela precisa mudar seu comportamento e na tentativa de ajudá-la vida passa a acompanhá-la em seu cotidiano. O que parecia apenas algo engraçado foi se mostrando mais profundo do que eu esperava e no meio de todo esse enredo ainda há espaço para o romance, pois Lucy tem seu coração dividido entre o ex Blake e Don, um possível novo amor.

A princípio o livro me fez pensar em mentiras, essas perigosas mentirinhas que parecem inocentes, mas que acabam enredando o mentiroso em uma teia desconfortável. Depois concluí que o livro não era só sobre mentiras. Acho que elas estão na história apenas para nos fazer perceber o quanto é importante sermos verdadeiros, principalmente com nós mesmos. Lendo também me senti convidada a repensar minha vida e vi que certas questões pessoais são muito íntimas e por isso ficam apenas entre você e sua vida, em um local que só você pode acessar. E que tal embarcar nesse livro para quem sabe também pensar em tudo isso?! Não precisa ser exatamente dia 30, na verdade não há dia, hora ou lugar exato para se refletir sobre a vida! Amei a leitura e recomendo. Beijos.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

32 Comentários

  • Fabiana Scola
    agosto 24, 2018

    Preciso ler essa autora, embora eu já saiba que tem livros dela que são ótimos e outros nem tanto, quero acertar na pegada. No caso desse o título me agradou, dando margem para muitas historias. Achei a historia interessante, embora confusa com aquele esquema de vida=homem e um tento melancólica. Uma mulher solitária que vive com o gato e é mentirosa, mas que quer dar um fim a isso, certo?? Novas chances, um basta na vida vazia e perdida?? hummm esse livro pode ser mais interessante do que eu imaginei.

  • Xael
    julho 14, 2016

    Onde eu clico para sair?? Assim não da pra ser feliz gente, uma resenha maravilhosa, combinada com esses biscoitos e leite… Desse jeito eu morro de fome literalmente e literária… kkk não aguentei a piada… Mas adorei a resenha, da próxima vez guarda uns biscoitos, eu aceito kkk

  • Nathalia
    junho 03, 2016

    Oi!
    Que bom que gostou da resenha.
    Quem sabe lendo outra vez você tenha percepções diferentes!!!
    Beijo 🙂

  • Tô pensando em Ler
    junho 02, 2016

    Li este livro tem um tempão. Nossa, nem lembrava dele, rsrs. Sério. Fui conferir na estante pra ver se eu tinha lido mesmo.

    Foi ótimo ler essa resenha. Pude puxar a história na memória. Talvez eu devesse ler de novo.

    Adorei!!!!

    Bjksssss

    Lelê

  • Michelle Agda
    junho 01, 2016

    Acho que até hoje li uma ou duas obras de Cecilia Ahern, e ela é sem dúvida uma autora incrível! O que mais me instigou na resenha não foi sobre a vida da personagem Lucy e suas paixões, mas o fato de que você começou a ler o livro na data em que estão as primeiras palavras do livro! haha

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Nooossa Michelle, nem me fale!
      Imagina o susto rsrsrs Eu sei que o compromisso
      era para a Lucy, mas como a data era exatamente a
      próxima segunda não pude deixar de entender que era
      pra mim também!

  • Vania Sampaio
    junho 01, 2016

    Oi Nathalia!
    O único livro que li dessa autora foi Como Se Apaixonar e simplesmente amei! Achei a resenha bem interessante e essa coisa de mentir pra si mesmo acontece muito nos dias de hoje.
    A estória parece ser bem legal, diferente até. Não esperava que fosse uma leitura reflexiva, mas agora fiquei curiosa. Vou lê-lo com certeza!
    Abraço!

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Ai que bom que achou a
      resenha interessante Vania.
      Fico feliz! Espero que goste
      do livro! Abraço 🙂

  • Mayla Lima
    junho 01, 2016

    Eu amo a escrita da Cecelia, este livro ainda não pude conferir, mas espero poder conferir em breve. Achei bem hilário também o fato da vida se materializar e ainda marcar um encontro com alguém…rs… Gostei da protagonista Lucy, apesar dela ser mentirosa, e como você citou, chegar em um ponto que não dá para acreditar em nada que ela diz, achei ela divertida e fiquei super curiosa para saber como foi o encontro dela com a vida…rs… Concordo com você, acho que devemos sempre nos encontrar com ela e refletirmos…. Amei a dica e a resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Que bom que gostou Mayla,
      Espero que você goste do
      livro se vier a ler.
      Um abraço! 🙂

  • pamela mendes
    junho 01, 2016

    Já faz um tempo que eu li esse livro. Eu gosto bastante da autora e da maioria dos livros dela. Mas confesso que não gostei tanto desse livro. Eu gostei do romance, mas acho que não foi muito explorado. E tem partes do livro que eu achei muito cansativo. Eu não achei o livro ruim, mas não gostei muito dele…

    Bjss ^^

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Acho engraçado Pamela, como gostar ou não de um
      livro é tão relativo rsrs. Eu até te entendo
      porque não gostei muito do envolvimento da Lucy
      com Blake (tanto que nem explorei muito essa
      parte na resenha). Porem gostei tanto dessa mentirosa
      e de poder me colocar no lugar dela e pensar na vida,
      que no fim acabei muito satisfeita com a obra.Beijo.

  • Cristiane de Souza
    junho 01, 2016

    Olá…
    Mais um livro da Cecelia que nos traz boas lições para levarmos para a vida. Fiquei bastante curiosa para conhecer um pouco mais da história de Lucy e saber como ela vive em meio a tantas mentiras… Realmente parece ser um livro que nos mostra o quanto a verdade é importante. Pretendo ler em breve.
    Beijinhos

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Oi Cristiane,
      Eu gostei do livro, tomara que você
      goste também e reflita com ele.
      Beijo.

  • Milena Soares
    junho 01, 2016

    Coincidência nada hem! estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Cecelia Ahern, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Oi Milena,
      Foi o primeiro que li dela acredita?!
      Mas também quero ler outros.
      Espero que você goste desse! Beijo.

  • Márcia Saltão
    junho 01, 2016

    Oi Nathalia, tudo bem?
    Que linda suas fotos, ficaram numa composição magnifica. Não conhecia esse livro, então, é a primeira vez que leio uma resenha sobre o mesmo. Não é muito meu estilo de leitura, mas por suas palavras, fiquei um pouco curiosa com o desenrolar da história. Talvez venha a dar uma chance a obra. Obrigada pela dica e por sua ótima resenha. Beijos.

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Olá Márcia,
      Que bom que gostou das fotos e da resenha…
      Fico feliz! E se vier a dar uma chance ao livro
      espero que a leitura agrade! Beijo.

  • Ana I. J. Mercury
    maio 31, 2016

    Oi Nathalia, não sabia que esse livro era tão profundo assim. E achei legal esse negócio da vida aparecer em forma de homem, tudo normal.
    Estou curiosa para lê-lo agora.
    Parece ser bem reflexivo e nos da vontade de mudar, de melhorarmos nossa vida.
    Eu só li da autora o P. S. Eu Te Amo, e amei, chorei muito, foi mágico!
    Precioso de A Vez da minha vida agora! =D
    bjoos

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Oi Ana,
      Olha pra mim foi sim… Não pude deixar de me
      colocar no lugar da personagem e fazer a mim mesma
      os mesmos questionamentos que ela vivenciou.
      Eu sinceramente não esperava por isso, achei que ficaria
      só rindo das mentiras dela, mas fui além. Gostei!
      Espero que você também goste. Beijo.

  • Maria Alves
    maio 31, 2016

    Essas mentirinhas contadas sempre levam as outros e assim vai, bom mesmo é contar logo a verdade, por mais dolorosa que seja. O livro parece ser bem reflexivo, nos faz pensar em muitas coisas, assim com a protagonista para e pensa em mudar suas atitudes. Achei as fotos lindas e essas rosquinhas parecem apetitosas rsrs.

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Oi Maria,
      Concordo com você sobre ser bom
      falar logo a verdade. Que bom que gostou das fotos.
      As rosquinhas são da Mabel com glacê e tem de três
      sabores… Recomendo o livro e as rosquinhas também! rsrs

  • Leonora Oliveira
    maio 31, 2016

    Nath, a única obra que li da Cecilia foi P.S Eu Te Amo e desde então eu sempre venho pesquisando mais sobre a autora e sobre seus livros para ler. Confesso que essa capa não me chamou muita atenção, mas sua resenha me despertou certa curiosidade. Além de ter uma personagem bem diferente das que vejo nos livros, a trama mostra ser muito reflexiva. Lerei.
    Beijos.

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Oi Leonora,
      Que bom que despertei sua curiosidade e
      que você pretende ler. Eu gostei do livro.
      Espero que também goste. Beijo.

  • Marlene Conceição
    maio 31, 2016

    Oi.
    Achei a premissa muito interessante, ainda não li nenhum Livro onde um dos personagens mente compulsivamente, e fiquei muito curioda para saber qual desfecho o livro vai tomar.
    Simplesmente adorei.
    Boa Tarde.

    • Nathalia
      junho 01, 2016

      Oi Marlene,
      Assim como você, eu também nunca havia lido
      nada assim e achei bem legal e diferente.
      Tenha um bom dia 🙂

  • LARISSA OLIVEIRA
    maio 31, 2016

    Oiii
    Ja tinha visto esse livro,mas nunca tinha para para ver do que falava parece ser muito bom e me deixou muito curiosa para ler.
    Parabéns pelas fotos que voce tirou são lindas.
    Bjs

    • Nathalia
      maio 31, 2016

      Olá Larissa,
      Achei sim muito bom!
      Leia, eu recomendo!
      Que bom que as fotos agradaram. Beijo.

  • Aline Santos
    maio 31, 2016

    Oiie!
    Que linda história!! Gosto de livros que me prende a atenção assim…
    Gostaria mto de ler em breve e descobrir mais sobre os detalhes…
    Bjs!

    • Nathalia
      maio 31, 2016

      Oi Aline,
      Olha, fiquei grudada nessa história até o fim…
      Começou confuso, ficou engraçado e terminou me tocando
      bem mais do que eu esperava!
      Se você vier a ler espero que goste! Beijo.

  • Vivian Rocha
    maio 31, 2016

    Oi Nathalia!
    Primeiramente parabéns pelas fotos elas estão maravilhosas!
    Tenho o livro, mas confesso que sempre tive uma preguicinha de lê-lo. Acho que pelo que você disse, o livri nos traz várias reflexões sofre mentiras e sobre seus desdobramentos.
    Bjs

    • Nathalia
      maio 31, 2016

      Olá Vivian,
      Não deixe de lê-lo quando se sentir disposta!
      Particularmente achei sim bem capaz de despertar
      boas reflexões! Vale a tentativa.
      Que bom que gostou das fotos! Obrigada 🙂 Beijo.