{ #RESENHA } COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – JOJO MOYES ( COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ #1 )

03 maio, 2016 por
RESENHA Como eu era antes de você - Jojo Moyes
 Como eu era antes de você /Jojo Moyes / ano 2013 / Paginas 320 / Editora Intrínseca 

Você tem o livro Como eu era antes de você? Foi assim que tomei conhecimento da existência dessa obra da autora Jojo Moyes. Eu não tinha o livro – ainda – mas fui pesquisar a seu respeito na internet e vi que estava na lista de livros que em breve serão adaptados para o cinema. Foi esse o principal motivo de eu ter me interessado e ter ido logo comprá-lo, pois é bem verdade que eu prefiro descaradamente os livros, mas também amo cinema! – Na história Louisa Clark é uma jovem de 26 anos que se veste de forma digamos, criativa, leva uma vida acomodada, sem muitos planos ou ambições. Ela mora com os pais, o avô, a irmã, o sobrinho e tem um namoro morno com Patrick. Já Will Traynor leva uma vida oposta, é rico, bem sucedido, tem uma bela namorada e ama viver. Gosta de aproveitar seu tempo livre com viagens, esportes radicais e diversos entretenimentos. O que eles têm em comum? A oportunidade de se completarem de uma forma bastante especial.


LIVRO Como eu era antes de você - Jojo Moyes



Após perder o emprego, Louisa passa a trabalhar como cuidadora de Will, que sofre um acidente e fica tetraplégico. No início o trabalho não foi nada fácil, com o acidente Will se tornou um homem mal humorado e era irônico e ríspido. Lou só não desistiu do emprego por precisar muito do dinheiro para ajudar sua família. Não ter perspectivas de melhora deixou Will amargurado ao ponto de tentar se matar. Então, justamente quando está começando a se adaptar ao emprego e a criar vínculos com Will, Lou descobre que ele havia feito um combinado com a família para que eles o deixassem dar fim a própria vida ao fim de um prazo de seis meses. A princípio, Louisa ficou horrorizada, não queria compactuar com aquilo, mas depois resolveu continuar no emprego para tentar a todo custo convencer Will a não desistir de viver.



É Louisa quem narra a maior parte dos acontecimentos, mas no texto aparecem diálogos e também alguns poucos capítulos narrados por outros personagens. Gostei da forma como a autora escreve, a narrativa me envolveu e não consegui parar de ler. O título faz todo sentido, pois na história fica claro que a convivência com Will fez de Lou uma nova mulher. Não gostei da capa, apesar de bonita, não acho que ela faça uma boa ligação com a história. O livro aborda temas como preconceito, acessibilidade para deficientes, convívio familiar, abuso, depressão e muito do enredo gira em torno da vida ou morte de Will. Fiquei triste ao ler que ele tentou se matar e que desejava morrer. Em minhas convicções sou totalmente contra a isso, mas o livro me obrigou a enxergar as coisas por outro ângulo. Não vou dizer que concordo com suicídio, porém percebi que é injusto julgar quando não se está vivendo o fato. 




Torci muito por um romance entre Lou e Will, sonhei ver o amor vencer as diferenças e quase morria de ansiedade nos trechos sobre personagens coadjuvantes, pois o meu desejo era ver logo os dois se aproximarem. Percebi que Will e Lou eram solitários em seus conflitos internos e carregavam no íntimo medos e angústias, mas encontraram um no outro a confiança capaz de fazê-los se abrirem. A grandeza desse amor puro que acolhe e alivia foi o que mais me emocionou na história. O final não me surpreendeu, e é difícil dar minha opinião sem revelar o que acontece. Posso dizer que eu queria um desfecho mais feliz – até que pensei: feliz pra quem? – Quando terminei a leitura fiquei pensando a respeito desse meu conceito de felicidade. Doeu, mas amei ter lido, é um livro lindo que me fez chorar!



Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

35 Comentários

  • Nathalia
    maio 31, 2016

    Oi Ana,
    Fui eu quem dei esse baita spoiler com minha resenha?
    Espero que não!!!
    Que bom que amou a resenha. Fico feliz! Beijo.

  • Ana I. J. Mercury
    maio 31, 2016

    Li ele até a metade, e como já tinha me dado um baita spoiler do final, não consegui seguir adiante.
    Fiquei triste lendo, e triste com a perspectiva de tudo que estava por vir kkkk Não sei se vou terminar de ler. Vamos ver.
    Mas amei sua resenha, e você uma coisa que amei e pude perceber isso no pouco que li: tanto Will quando a Lou são solitários por dentro.
    bjss

  • Marlene Conceição
    maio 24, 2016

    Oi Nathalia.
    Eu amo esse livro, é perfeito.
    Amei sua resenha, eu chorei horrores quando o Will escolheu, esse foi um dos melhores livro que ja li na vida, perfeito mesmo, ver o crescimento emocional dos personagens, enfim amei de paixão.
    Boa Tarde.

    • Nathalia Reis
      maio 24, 2016

      Ai…
      Também amei o livro, também chorei…
      E até hoje suspiro quando olho pra ele.
      Aguardo ansiosa pelo filme!

      🙂 Fico muito feliz que tenha amado minha resenha!

  • Maria Alves
    maio 16, 2016

    Ainda não li esse livro, mas quero ler logo esta sendo muito bem comentado. Já da para perceber que é muito triste e emocionante essa historia. Mas tenho pra mim que não vou gostar do final rs. Realmente julgamos a decisão das pessoas, pois não estamos sentindo na pele o que aconteceu, a historia deve ter uma reflexão e tanto sobre isso.

    • Nathalia
      maio 23, 2016

      Olá Maria,
      Verdade… Achei triste, emocionante e convidativo para reflexão.
      Muito bom! recomendo. Beijo.

    • Nathalia
      maio 23, 2016

      Olá Maria,
      Verdade… Achei triste, emocionante e convidativo para reflexão.
      Muito bom! recomendo. Beijo.

  • Vania Sampaio
    maio 15, 2016

    Oi Nath!
    Criei tantas expectativas nesse livro, mas não foram correspondidas. Sei que muita gente amou e chorou rios com esse livro, mas ele não funcionou assim pra mim.
    Assim como você, torci muito por um romance entre Lou e Will e achei lindo a amizade deles e depois o sentimento foi mudando e eu na torcida pra que tudo ficasse bem, mas…
    Fiquei um pouco decepcionada com o final. Mas acho que foi o final certo pra estória.
    A escrita da autora também foi um ponto positivo, mas com certeza não é um livro que pretendo reler.
    Abraço!

    • Nathalia
      maio 16, 2016

      Oi Vania,
      Eu te entendo! Até criei na minha cabeça um final diferente…
      Mas, me conformei com o final verdadeiro.
      Obrigada por dividir comigo sua opinião.
      Tão bom quanto ler o livro é falar sobre o livro com quem também leu! Beijos.

  • LARISSA OLIVEIRA
    maio 13, 2016

    Oiii
    Eu amo esse livro,a Jojo tem o dom de criar historias incríveis.
    Quando soube que iriam adaptar para o cinema ficou muito feliz.
    Bjs

    • Nathalia
      maio 16, 2016

      Ai, ai… Também amo! E de certa forma odeio rsrsrs
      Futuramente podemos comentar o filme aqui!
      Beijos Larissa

  • Márcia Saltão
    maio 12, 2016

    Oi, tudo bem? Livro muito comentado, autora famosa, história de amor e sensibilidade, linda capa…mas ainda não li e nem sei se pretendo ler. Sua resenha está muito boa e realmente incentiva muito a leitura. Mas ainda não está na minha lista de desejados, talvez em outro momento. Obrigada. Abraços.

    • Nathalia
      maio 16, 2016

      Oi Márcia,
      Nada melhor quer ler o livro certo, no momento certo!
      Penso que a leitura deve ser prazerosa, então melhor não ler ainda.
      Mas fico muito feliz por ter gostado da resenha. Abraços.

  • Nathalia
    maio 12, 2016

    Oiii!
    …E eu que já li, agora quero demais que o filme saia! Rsrs
    Beijos.

  • Aline Santos
    maio 12, 2016

    Oie!
    Aaain esse livro!!! Qro dmais ler antes do filme sair! Qro saber mais os detalhes da história… To apaixonada pelos livros da autora!
    Bjs!

  • Miriã Mikaely
    maio 09, 2016

    Oi, eu nunca li esse livro mas é praticamente como se já tivesse feito isso já que li inúmeras resenhas e minha irmã me deu spoiler sobre ele. Eu ia lê-lo, mas estou evitando as lágrimas que sei que virão assim que começá-lo. Sou uma manteiga derretida e facilmente fico muito mal em relação a livros que o final não é como eu quero. Sua resenha está linda e maravilhosa, Jojo é simplesmente perfeita, não é? Leia Um Mais Um dela que é simplesmente ótimo.
    Beijos
    O Reino Encantado de uma Leitora

    • Nathalia Reis
      maio 09, 2016

      Obrigada, fico feliz em saber que gostou da minha resenha e quanto a sua dica, está anotada! Gostei muito desse livro e se a autora escrever assim sempre certamente gostarei dos outros. Também sou bem sentimental, mas esse livro valeu cada lágrima! Delícia de história pra gente amar e odiar!

  • pamela mendes
    maio 08, 2016

    Eu li esse livro ano passado, e com certeza foi um dos melhores livros que li ano passado! E foi um dos livros que eu mais chorei! Eu também amei o livro, e amei a escrita da autora. Agora preciso desesperadamente da continuação hahaha

    Bjss ^^

  • Vivian Rocha
    maio 06, 2016

    Oi Nathalia!
    Eu tenho o livro no meu e-book, e sempre que escuto ou leio sobre esse livro é só elogios. Concordo que nada justifica o suicido, por mais lindo que o livro seja, não o li justamente por saber do final. Acho a capa muito bonita apesar de como você mesma disse não ter muito haver com o livro.
    Bjs

    • Nathalia Reis
      maio 09, 2016

      Oi Vivian
      olha, apesar do final, eu amei ter lido! Tem muitos momentos bonitos para serem saboreados sabe… Por isso eu te diria para dar uma chance 🙂
      Beijos

    • Vivian Rocha
      maio 10, 2016

      Eu sei, mais tomei trauma de ler livros com finais assim, até comprei o fisco dele e do segundo semana passa para uma amiga que estava super baratinho (R$30 reais os dois) nas lojas americanas para uma amiga que me indicou ele.
      Bjs

  • Lia Christo
    maio 05, 2016

    Olá Nathalia, tudo bem?
    Eu ainda não me senti tocada por este livro. Ou seja ainda não me senti com vontade de ler o livro. Gostei muito da sua resenha e sei que a autora agrada muito, principalmente pela sua escrita sensível e romântica. O livro está na lista, só esperando aquela vontade surgir.
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

    • Nathalia Reis
      maio 05, 2016

      Oi Lia, tudo bem! E você?
      É engraçado como as vezes fica faltando alguma coisa, algo inexplicável, pra que queiramos realmente ler. Te entendo, também passo por isso e também tenho alguns na lista! Beijos.

  • Pamela Simões
    maio 05, 2016

    Eu amo histórias tristes e dramáticas. Li esse livro faz quase dois anos, nem era famoso ainda.
    E me encantei. Chorei rios. E é exatamente o que pensei: feliz para quem?. Will estava triste, amar a Lou não faria sua vida voltar ao que era antes.
    Apesar de não ser a favor do suicídio (spoiler pra quem ler os comentários), o livro nos faz ver a visão do Will, e consegui entender sua decisão.
    Lindo, doloroso, e logo lerei Depois de Você.

    • Nathalia Reis
      maio 05, 2016

      É difícil comentar esse livro sem dar spoiler não é?! Tentei me policiar ao máximo… Acho que é porque ele nos deixa com a emoção a flor da pele e ficamos com vontade de expressar abertamente o amor e a indignação que ele nos causa!
      Também quero ler a continuação! Beijos!

  • Michelle Agda
    maio 05, 2016

    Assim que soube do sucesso do livro (bem antes de saírem notícias de adaptações no cinema) fui logo comprar o meu. E ele é com certeza um dos meus favoritos! 'Como Eu Era Antes de Você' é uma leitura bem gostosa, apesar do final não esperado. E a continuação dele, o 'Depois de Você' é tão legal quanto!

  • Cristiane de Souza
    maio 04, 2016

    Oi, Leh…
    Esse é um dos melhores livros que já li em minha vida… Realmente pra se pensar que um final feliz depende de diferentes pontos de vista… História maravilhosa que nos faz refletir o quanto temos que dar valor às pequenas coisas da vida e confesso que me fez chorar bastante… Ganhei a continuação e estou esperando chegar… Não vejo a hora de poder ler "Depois de Você"… Pronta para me emocionar mais um pouquinho…
    Beijinhos…

  • Mayla Lima
    maio 04, 2016

    Depois que assisti ao trailer do filme também fiquei com muita vontade de ler o livro, infelizmente ainda não tenho meu exemplar, mas ainda dá tempo de ler para depois assistir ao filme. Lendo sua resenha descobri um detalhe que não sabia, mas sem problemas. Acho que quando ler o livro vou me emocionar tanto quanto você. Amei sua resenha e a dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    • Nathalia Reis
      maio 05, 2016

      Que bom que gostou Mayla, obrigada!
      Eu também gostei do trailer… O cinema é muito atrativo com suas cenas estrategicamente elaboradas para nos emocionar, mas o livro tem detalhes que eu não gosto de perder… Espero que você leia e que goste! Outro abraço pra você! 🙂

  • vintagepri
    maio 04, 2016

    Esse livro <3 … me fez ter uma avalanche de emoções, mas é sem dúvida uma das melhores leituras desse ano!

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

  • Leonora Oliveira
    maio 03, 2016

    Nath, a história é realmente linda e a Jojo partiu e consertou meu coração durante a leitura desse livro. Eu fiquei um pouquinho receosa no início, com medo de a história não ser aquilo tudo, pois estava criando expectativas demais, mas posso dizer com todas as letras e certeza que essa história superou e muito minhas expectativas! A dupla Will e Lou é encantadora. Ela com seu jeito excêntrico e forma única de se vestir e ele com seu senso de humor irônico me deixou encantada. Foi uma leitura que valeu a pena demais, me arrancou muitas lágrimas e sorrisos Perfeita!
    Beijos.