RESENHAS

RESENHA | LETAL – SANDRA BROWN

12 julho, 2019 por

LIVRO LETAL - SANDRA BROWN

Letal é o mais novo thriller da autora de sucesso Sandra Brown. A autora é um dos nomes mais proeminentes da ficção policial norte americana da atualidade. Já recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Thriller Master de 2008, a distinção máxima conferida pela International Thriller Writer’s Association.

Em Letal, em primeiro lugar, a autora nos apresenta a Honor Gillette, juntamente com sua filha Emily (de 4 anos). Elas estão assando cupcakes devido ao fato de que é o aniversário de Stan. Ele é seu sogro, as ama verdadeiramente, e irá jantar com elas nesta noite. Eles vivem em Tambour, cidade de Louisiana.

No entanto, em determinado momento Emily percebe uma presença estranha no quintal de sua casa. Ao ir checar o que a menina observou, Honor acaba por ser rendida por Lee Coburn. Ele aparentemente está ferido, sangrando, e está em posse de uma arma.

“- O que estou querendo dizer é que Lee Coburn não é o assassino em massa padrão de que falam”.

Coburn está sendo acusado de um massacre no armazém que trabalhava até então. 7 pessoas foram assassinadas a sangue frio, na noite anterior, e está sendo amplamente caçado pela polícia e até pelo FBI. Para compreender Letal, você precisa absorver cada informação. Mais tarde você certamente irá precisar dela.

O motivo de tamanho movimento pelos homens da Lei, é que um figurão da cidade foi assassinado conjuntamente com alguns funcionários. Agora tudo está uma loucura, e todos estão desesperados, sem saber qual trajeto Coburn pode ter tomado.

Na casa de Honor, paralelamente, descobrimos que Coburn não tem interesse em fazer mal à mulher e sua filha. Contudo, ele sabe bem onde está e o porquê de estar ali. E esse mistério é a tônica que rege toda a trama. Aquela casa pertence a Eddie, um policial que ao que tudo prova, morreu em um acidente de carro.

“Sua infância difícil o tornara cínico, e as coisas que ele vira e fizera a serviço de seu país tinham endurecido ainda mais seu coração. Frequentemente era cruel, possivelmente porque percebera quanto essa crueldade era eficaz para a obtenção de resultados”.

Letal - Sandra Brow

Coburn promete não fazer nada contra Honor e sua filha, desde que a mulher o ajude naquilo que ele está proposto. Segundo Coburn, Eddie poderia estar a par de algum segredo a respeito do Contador. E que morreu por causa desse segredo.

O Contador é um chefe do crime e assassino que opera na baía de Louisiana. Visto que o leitor só conhece o Contador por meio de ligações telefônicas que o mesmo faz para aqueles que trabalham para ele, esse mistério sustém parte da história. Temos desde policiais corruptos, até imigrantes sem família ou qualquer perspectiva.

À Coburn só lhe bastava saber se Eddie tinha algum tipo de envolvimento criminoso e corrupto… Ou se só detinha o conhecimento desse assunto tão perigoso, o que levou à sua morte. Para Coburn, Eddie foi assassinado deliberadamente. Os gêmeos Doral e Fred são duas figuras, ou dois peões, que também estão envolvidos nessa perseguição. Também são diretamente ligados à família Gillette.

“O que quer que dissesse ou fizesse não sofria qualquer filtragem; saía direto porque ele sabia que a hesitação poderia ser fatal. Não se preocupava com o arrependimento futuro, porque não esperava viver até a velhice”.

Letal - Sandra Brow

Consoante a tudo que vê e ouve, Honor fica horrorizada, pois além de Coburn levantar questões a respeito da moral de seu falecido marido, ainda devasta toda sua casa. Ele procura a respeito do tal segredo em lugares inimagináveis em conformidade com suas suspeitas. Faz uma tremenda bagunça na casa organizada de Honor. E ainda toma banho, impondo a presença de sua refém no banheiro, e vestindo as roupas de seu marido que morreu há tão pouco tempo.

Além de toda essa invasão à vida de Honor, Coburn afirma que o segredo que Eddie detinha, coloca Emily e sua mãe em perigo. E por conseguinte, Lee Coburn está disposto a colocar a casa de Eddie abaixo a fim de encontrar esse segredo. Ele não sabe do que se trata, e ele também não sabe de que forma esse segredo possa ser escondido.

Obviamente iremos descobrindo que em Letal às coisas não são como aparentam ser. Honor acaba por decidir seguir Coburn, levando sua filha com ela. Ela presencia um assassinato de um dos melhores amigos de seu marido. Descobre que não pode confiar em ninguém. Não sabe ao certo o que o marido sabia. E nem se seu sogro está envolvido com o quê nessa loucura toda.

Primordialmente, Brown nos deixa ‘ligados’ na história o tempo todo. Letal foi um thriller que teve de tudo um pouco. Traições, assassinatos, romance ‘caliente’, recomeços, desespero e até fé. Pois, Honor foi muito guerreira em deixar tudo  para trás. Ela deu ouvidos a um assassino perigoso, e colocou a vida de sua filha e sua própria, nas mãos dele.

“- Eu não me apavoro, a menos que seja inevitável. É um desperdício de energia”.

  • Conheça o web site da autora, onde você ficará por dentro de todas as publicações e demais informações sobre ela: Sandra Brown.

Em resumo, eu fiquei realmente muito surpresa com o andamento da história. Eu não fazia ideia do que era o segredo do Eddie ou onde encontra-lo. Porém meu chute de quem era o Contador foi ‘batata’! Acertei na mosca. A dica é: fiquem ligados em todas as subtramas, que não são poucas.

Enfim, a edição da editora Rocco é bem simples. Um livro com 432 páginas é quase um tijolinho de tão compacto. A imagem de um cais com uma arma e mancha de sangue demonstra bem o clima de Letal. Acho que a capa ficou bem coerente com o enredo a que somos apresentados.

Consequentemente, uma coisa que me empolgou bastante, e eu nem tinha me dado conta antes de iniciar a leitura, é que esse livro é o ‘Lee Coburn # 1’. Ou seja, sabemos que teremos mais histórias desse conturbado sujeito que apareceu na vida de Honor e Emily.

Em síntese, eu recomendo Letal para aqueles que gostam de um thriller bem movimentado, com diversos focos, e muitos personagens. E que não se incomodem com relacionamentos improváveis.

________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: Letal
Autor: Sandra Brown
Ano: 2019
Páginas: 432
Editora: Rocco
Gêneros: Thriller, Romance Policial, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário