HQ's

LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO – MARIKO TAMAKI E ROSEMARY VALERO-O’CONNELL | RESENHA

25 janeiro, 2021 por

Laura Dean Vive Terminando Comigo” foi publicada pela editora Intrínseca em 2020. Uma HQ das autoras Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell que ganhou três Eisner Awards, principais prêmios para esse tipo de obra.

O enredo é focado na estudante de ensino médio Freddy Riley que não consegue acreditar, mesmo depois de quase um ano, que a linda e popular Laura Dean a escolheu como namorada. Tudo seria flores se a rainha do baile não mantivesse com Freddy um namoro confuso, cheio de altos e baixos.

Laura Dean é uma garota divertida e estar com ela é mágico, mas também é tóxico, algo que Riley vai descobrindo aos poucos, conforme Dean mostra que não precisa trocar de roupa para ser indiferente e muito egocêntrica. Esse bad romance fere a auto estima da inexperiente Freddy e nenhum de seus amigos consegue entender porque ela aceita o descaso e as traições de Laura Dean.

Laura Dean Vive Terminando Comigo

Laura Dean Vive Terminando Comigo

Tendo o “relacionamento tóxico” como ponto principal da trama, vamos acompanhando através de uma narrativa meiga e peculiar as situações e o amadurecimento da bela Freddy e de forma implícita o desenvolvimento de seus amigos.

Particularmente histórias românticas de adolescentes no colegial já não são mais meu foco, mas a capa e o fato da história não focar na bolha (garota branca, magra e hétero), chamou minha atenção. Essa obra além das lindas, delicadas e expressivas ilustrações, tem uma dupla de cores (rosa e preto), muito charmosa e teen.

O jeito gentil com que a protagonista de descendência asiática, consegue compartilhar suas dores emocionais conosco, é envolvente, a cada decepção que Freddy tem com a Laura nós também nos desiludimos – afinal ela (e a maioria de nós), só quer um amor companheiro e respeitoso – porém ela se apaixonou e foi se adaptando (e sofrendo) por/com alguém que ama somente os seus próprios desejos. Com isso Freddy vai se transformando em uma pessoa infeliz e uma amiga que deixa muito a desejar

Laura Dean Vive Terminando Comigo

Laura Dean Vive Terminando Comigo

Outro ponto muito positivo de “Laura Dean Vive Terminando Comigo” são seus personagens secundários que realmente fazendo diferença na história, Freddy tem amigos negros LGBTQIA+, além de uma grande amiga hétero e geek que ama RPG e detesta aparelhos celulares, pais compreensivos e presentes também dão a obra um ar de “a vida deveria ser assim”…

O crescimento da personagem, a construção de sua auto estima e as respostas a questionamentos internos que Freed (e muitos de nós tem), foram muito bem elaborados.

A trama dessa HQ nos faz refletir sobre: Até que ponto vamos para ser amados? Quanto isso pode afetar nosso jeito de ser?

_______________________________________________________________________________________________________________

Laura Dean vive terminando comigo
Autora: Mariko Tamaki
Ilustradora: Rosemary Valero-O’Connell
Tradutora: Rayssa Galvão
Ano: 2020
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Gêneros: HQ, comics, mangá, Romance, Jovem Adulto
Adicione a sua lista do SKOOB 
Compre usando nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Angela Cunha
    janeiro 27, 2021

    Estou maluquinha para ter essa Graphic em mãos! Seja pelo enredo jovem,mas repleto de lições ou pelo jogo de cores e o trabalho da Editora!!
    Parece ser tão linda, linda!!!
    E mulheres ferem sim, ferem muito rs
    Lerei em breve!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor