DORAMAS

KDRAMA | WEIGHTLIFTING FAIRY KIM BOK JOO – LEVE, DIVERTIDO E EMOCIONANTE

02 julho, 2019 por

Weightlifting Fairy Kim Bok Joo - Kdrama

Toda vez que alguém me pede uma recomendação de conteúdo para começar a se aventurar no lado asiático das séries, Weightlifting Fairy Kim Bok Joo (A fada do Levantamento de peso)  é a primeira que me vêm à cabeça. Um dorama sobre uma menina coreana, Kim Bok Joo. A personagem é inspirada na lendária Jang MiRan, uma levantadora de peso coreana que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Verão de 2008, em Beijing.

Criada pelo pai um ex-halterofilista, desde cedo Kim Bok Joo se dedicou a levantar pesos e a se tornar uma esportista profissional. Sua dedicação a levou para a Universidade de Educação Física de Hanwool, uma universidade cheia de atletas de alto nível. Lá, ela tem suas amigas e sua equipe de levantamento de peso, bem como as rivais da equipe de ginástica, que insistem em tratar todas as outras muito mal.

Porém, as levantadoras de peso não se importam muito com isso e costumam impor respeito e até inspirar medo nas meninas “menores”. E também na Universidade, Kim Bok Joo reencontra um amigo de infância, o agora nadador profissional Jung JooHyun. Ele parece achar engraçado provocar a garota chamando-a de “gordinha”.

Weightlifting Fairy Kim Bok Joo

Contudo, ele não faz isso da mesma forma que as outras pessoas, mas puramente para se divertir com ela e relembrar a infância dos dois. De fato, JooHyun é doce e trata Kim Bok Joo bem, se tirarmos sua personalidade um pouco egocêntrica do caminho. Ao contrário de outros na universidade, ele trata Kim Bok Joo como uma pessoa normal.

Apesar de ser um dorama divertido e leve de se assistir, é importante lembrar que a Weightlifting Fairy Kim Bok Joo (A fada do Levantamento de peso) se trata de uma produção coreana. Inicialmente o choque de cultura pode ser grande. Principalmente quanto à fotografia. Os doramas tem uma progressão mais lenta e os coreanos também são um tanto quanto puritanos. Com o tempo, me acostumei com a lentidão das coisas e aprendi a comemorar até a primeira vez que o casal protagonista dava as mãos.

Imagem relacionada

Em contraste com a cultura brasileira, os hábitos, o humor e até mesmo os locais dos doramas podem prejudicar um pouco o interesse do público. A maior parte das pessoas pra quem tento apresentar doramas acaba ficando com preguiça por conta dos episódios longos, a diferença de expressões faciais e até mesmo o modo de falar. E, sim, às vezes a história pode demorar a parecer legal.

Nesse sentido, o que posso dizer é: não desistam! Tanto quanto as séries ocidentais, os doramas são cativantes e nos proporcionam a experiência de uma cultura completamente diferente da nossa. Especialmente Weightlifting Fairy Kim Bok Joo . Arrisco até dizer que é um dos meus doramas favoritos e eu posso rever infinitas vezes sem me cansar.

Imagem relacionada

Surpreendentemente, levando em conta os padrões absurdos de beleza e o descrédito com doenças de ordem psicológica na Coréia, Weightlifting Fairy Kim Bok Joo (A fada do Levantamento de peso): ansiedade, bullying e gordofobia. Além disso, a série também toca no tema importante da pressão que a família, a sociedade e os próprios jovens exercem sobre o futuro.

É nesse contexto que vemos Kim Bok Joo e JooHyun se aproximarem. A garota não consegue perceber o interesse que ele tem por ela e acredito que ele mesmo não se dê conta de seus sentimentos crescentes até que seja inevitável. Apesar das implicâncias de JooHyun, ele se preocupa e se importa com Kim Bok Joo. Podemos acompanhar a retomada de uma amizade que começou quando ambos eram crianças e o seu desenvolver. Embora nem tudo sejam flores, os dois passam a se apoiar e se ajudar de uma forma nem sempre carinhosa, mas efetiva.

Resultado de imagem para Weightlifting Fairy Kim Bok Joo gif

Conforme conhecemos mais a fundo os personagens, maior se torna a vontade de ver o desenrolar de tudo. As coisas dão errado e depois dão certo e errado de novo. Fazendo valer o nome, muito drama acontece durante os 16 episódios.

É claro que tudo gira basicamente ao redor da protagonista, mas outros personagens também são explorados. Ganham voz e espaço de tela e isso agrega muito à série. Nesse ponto, a maior duração dos episódios é uma grande vantagem; quando chegamos ao final de tudo, não ficam pontas soltas. Podemos ver todos os arcos se encerrando de forma satisfatória.

Aliás, é muito interessante a forma como episódios maiores proporcionam uma imersão maior na realidade. Não devido ao fato da óbvia exposição mais longa ao conteúdo, mas à oportunidade de inserção de mais cenas que retratam a realidade comum dos personagens.

Weightlifting Fairy Kim Bok Joo - Kdrama

Alguns detalhes podem parecer desnecessários e até aleatórios aos olhos destreinados para os doramas, eu sei. Mas, conforme a trama se desenrola, a história apenas fica mais rica e completa. E, claro, os coreanos conseguem, muitas vezes, serem mais escandalosos e dramáticos que (pasmem) os brasileiros.

Em meio a um pai doente, a própria confusão quanto à seu futuro, o bullying, os problemas de auto-estima e um garoto que não larga do seu pé, Kim Bok Joo tem o desafio de se manter no peso necessário para uma levantadora de peso. E levantar peso não é exatamente algo… Glamuroso. Para sua auto-estima, isso pode ser muito desafiador.

Imagem relacionada

Especialmente quando ela conhece um médico especializado em perda de peso e, diga-se de passagem, lindo. Kim Bok Joo coloca na cabeça que precisa emagrecer para se tornar mais atraente e começa a reduzir suas porções de comida e exercício. Claro, isso coloca em risco sua performance com os pesos e também todo o seu futuro.

Ela esconde de todos ao seu redor o que está fazendo, principalmente de seu pai, que se sacrifica muito para mantê-la na universidade. Mas a surpresa maior é quando a garota descobre que o médico é ninguém menos que o irmão de JooHyun. E ao se dar conta disso, JooHyun aproveita a oportunidade para se aproximar mais dela.

Gostou da dica? Então clique aqui e assista no Viki.

Deixe seu comentário