DORAMAS

KDRAMA | LOVELY LOVE LIE (O MENTIROSO E SEU AMOR)

14 outubro, 2019 por

THE LIAR AND HIS LOVER

Lovely Love Lie, conhecido também como The Liar and His Lover, ou traduzido para o portugues pela netflix como O Mentiroso e seu amor, é um k-drama adaptado de um filme japonês, que por sua vez é baseado em um mangá com o nome original de “Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru”. O mangá conta a história de amor entre um compositor e engenheiro de som de 25 anos, e uma estudante de ensino médio de 16 anos.

Conforme o original foi adaptado, alguns detalhes sofreram mudanças, mas a essência da história e seus acontecimentos principais ficaram inalterados. As maiores diferenças, acredito, estão nos nomes dos personagens. Enquanto no filme e no mangá são nomes japoneses, no k-drama, obviamente, temos nomes coreanos.

Um detalhe muito importante, também, é que a protagonista Yoon SoRim é interpretada por ninguém menos que Park SooYoung, a Joy do grupo de k-pop Red Velvet. SoRim é sua estreia na televisão e, talvez por isso, Joy tenha interpretado a personagem de forma um pouco mais crua. Isso rendeu muitas críticas não apenas ao drama, mas à ela como atriz também. Do meu ponto de vista, porém, a atuação estreante dela conquista e traz leveza.

Nosso protagonista secundário é interpretado pelo maravilhoso Lee HyunWoo, que não só dá um show de atuação, mas é super carismático e gracinha. Ele foi um dos primeiros crushes que tive em atores coreanos e eu tô aqui de dedinhos cruzados pra ele sair logo do exército e estrear logo um novo personagem! Enquanto Kang HanGyul, ele nos presenteia com uma complexidade e profundidade muito bons!

Resultado de imagem para Lovely Love Lie.gif

Conforme conhecemos a história, os personagens ficam mais e mais adoráveis. Sério, eu juro, não existe dorama que eu ame mais do que esse, porque ele me deixa com uma sensação quentinha no coração e me faz feliz. Isso porque ele é levinho, gostoso de se assistir e muito fofo. É um pouco clichê, sim, mas é desses clichês que deixam a gente rindo, querendo ver mais e nunca quer que acabe.

Enfim, no dorama podemos acompanhar a vida de SoRim, uma adolescente de 16 anos que perdeu os pais e, por isso, é criada pela avó. SoRim é muito boa com música e tem uma banda com os melhores amigos. Seu professor os ajuda sempre, buscando o crescimento da banda e a realização do sonho deles. E nesse ponto, a voz de Joy não deixa nada a desejar. É doce, melódica e muito gostosinha de se ouvir.

Por outro lado, HanGyul é um jovem de 25 anos. Ele é um engenheiro de som e compositor e trabalha com a banda favorita de SoRim: a Crudeplay! Ele omite esse detalhe da garota, por algum motivo, e tenta manter a mentira pelo máximo de tempo possível. O que vemos, com o passar do tempo, é que ele tem alguns conflitos internos e precisa lidar com eles antes de se envolver com alguém…

Talvez provavelmente por enxergar muito além disso, a menina nunca desiste dele. Por vezes, se magoa, chora e pensa em desistir de tudo. Mas persiste. E por maior que seja a raiva que passamos com HanGyul, por ser um completo babaca, eventualmente ele consegue se redimir. Grande parte do seu desenvolvimento enquanto personagem vem do fato de SoRim não desistir nunca dele. E isso acaba sendo bem bonitinho de se ver. É importante citar que, em momento algum, o personagem é abusivo ou tóxico com a garota.

Resultado de imagem para Lovely Love Lie.gif

À medida que a história se desenrola, vemos SoRim e seus amigos conquistarem a fama aos poucos, através de uma oportunidade com a mesma gravadora da Crudeplay. Assim, eles acabam ficando próximos dos membros da banda e criando uma amizade muito fofa de se ver. E como todo dorama que se preze, a proximidade com a Crudeplay à tona um triângulo amoroso.

E, claro, nem tudo são flores. A ex namorada de HanGyul também tenta interferir diversas vezes no romance entre ele e SoRim. Ela, inclusive, desenvolve um ódio profundo pela garota e tenta prejudicá-la e diversas formas. Por consequência, isso acaba afastando ainda mais seu objeto de desejo e HanGyul acaba por conviver com ela apenas no âmbito profissional.

Um ponto muito interessante em Lovely Love Lie é que podemos ver um pouquinho do lado de dentro da indústria do k-pop. Evidentemente, toda pessoa que acompanha pelo menos um pouquinho da indústria do entretenimento coreana sabe que toda ela é recheada de fatos terríveis, muitas vezes beirando a crueldade. E, de uma forma bem mais suave, o dorama mostra isso.

Ocorrem momentos, por exemplo, em que SoRim e os amigos são mantidos no dormitório da banda por semanas, sem poderem ver os pais e os amigos, apenas seguindo as rotinas da gravadora. Também vemos como funciona o processo de formação e de debut de uma banda ou artista: antes de estrear, é preciso muito treino, podendo inclusive durar muitos anos. E na realidade, muitos cantores não chegam a ver a luz da estréia por mais que se esforcem.

Lovely Love Lie

Por causa da enorme pressão que os idols e futuros idols que k-pop sofrem, é muito comum que existam grandes grupos de fãs extremamente exigentes e críticos. Qualquer movimento dos idols é vigiado. As meninas não podem namorar por um longo espaço de tempo. O contato com a família pode ser monitorado. As roupas, o corpo, a aparência no geral, tudo é cuidadosamente controlado. E os fãs têm muita voz em tudo.

Mesmo que de forma mais leve, podemos sentir a tensão e a pressão que essa atmosfera traz. E é difícil não se solidarizar com os personagens que sofrem com isso. É difícil não se apaixonar e torcer por eles, não querer que eles se saiam bem e alcancem o maior sucesso possível. E é por isso que esse é um dorama incrível de se ver e rever e curtir cada momentinho.

Lovely Love Lie são 16 episódios de mais ou menos 60 minutos, que passam voando e de uma forma muito agradável. Os cenários são coloridos e a fotografia é muito bonita. Todo o dorama tem uma vibe bastante dream-like e o visual sempre é muito bem trabalhado e harmônico. Vale muito a pena tirar um pouquinho do seu tempo e acompanhar uma história de amor fofa e com atuações, roteiros, e cenografia impecáveis!

————————–
Ficha técnica:
Título: The Liar and His Lover | Lovely Love Lie
Episódios: 16
Ano: 2017
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Música, Amizade, Jovem
Emissora: tvN
Onde assistir: Netflix
País: Coreia do Sul

 

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário