Ao terminar de ler o livro Jardim de Inverno da autora Kristin Hannah, eu parei, respirei fundo, e fiquei tentando compreender como uma história pode ser tão linda e ao mesmo tempo tão dolorosa. No livro Meredith e Nina são irmãs, e desde a infância sofrem com a falta de proximidade por parte da mãe Anya, uma mulher estranhamente fria e indecifrável, que parecia não amar as filhas. Já Evan, era um pai amoroso, muito carinhoso e que fazia o possível para manter a família unida.

O tempo passa, as irmãs crescem e levam vidas bem diferentes, mas para mim fica claro que o relacionamento ruim com a mãe, fez delas mulheres emocionalmente incompletas. Meredith é casada, tem duas filhas que estudam fora, mora com o marido e evita seus problemas mantendo-se sempre ocupada. Nina leva uma vida cheia de aventura e adrenalina, viajando como fotógrafa, mas não leva a sério seu namoro, usa seu trabalho como fuga e com frequência esconde seus sentimentos.

Toda uma vida de desapontamentos com a mãe começa a mudar com a morte de Evan. Quando as filhas eram pequenas, Anya contava a elas parte de um conto de fadas. Antes de morrer Evan faz Nina prometer que fará a mãe lhe contar a história completa. Somente ao final do livro, após passarem por muitas dificuldades é que Nina consegue fazer a mãe concluir o conto e juntas as irmãs descobrem que a história era real e se passou durante a Segunda Guerra.  Por traz do conto está um passado secreto que nos ajuda a compreender os comportamentos reprováveis de Anya.
A magia do primeiro amor e a grandeza do amor maternal foram temas lindamente abordados na história. Achei incrível como o livro causou uma reviravolta em meus sentimentos. Passei algumas páginas detestando as atitudes de Anya e por fim, me vi tomada por uma enorme compaixão. O final é lindo, mas parte dele eu já esperava devido a um detalhe que só os leitores mais atentos irão perceber.
Achei a leitura agradável e fácil, a história é grande, por muitas vezes transita entre passado e futuro, mas para mim o enredo foi bem construído.  Gostei muito de ver fatos ocorridos no passado explicando perfeitamente atitudes que a princípio eu havia achado sem nexo. A capa é linda e apropriada para a história, fiquei apaixonada e não mudaria nada na obra. Não sei se o livro irá tocar outros leitores tanto quanto me tocou, mas eu super indico, está entre os meus preferidos! Beijos.
Esta resenha foi escrita pela Nathalia quando ainda pertencia ao blog .
_______________________________________________________________________________________________________________
Título: Jardim de inverno
Autor: Kristin Hannah
Ano: 2013
Paginas 415
Editora Novo Conceito
Onde compra Amazon