FILMES

HISTÓRIA DE UM CASAMENTO | ALERTA OSCAR

03 fevereiro, 2020 por

Com atuações impressionantes, o filme da Netflix História de um Casamento aborda de maneria sutil / visceral os sentimentos de um relacionamento. E por isso, foi cotado como um dos melhores do ano pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Americana.

O óbvio se faz quando os detalhes são descobertos

O longa de Noah Baumbach é um filme difícil e melancólico, que fala sobre a pureza do amor entre duas pessoas. Em sua breve sinopse, conta a história de Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), um casal que, após anos de juntos, vêem seu casamento ir a ruína abaixo e acabam optando pelo divórcio. 

A história é simples na premissa, mas profundidade na execução de Baumbach, apresenta momentos marcantes com diálogos expressivos e potentes que acertam em cheio quando performados por Scarlett e Adam . Poucos filmes, tem essa coragem de ter um olhar tão cru para falar e mostrar o que acontece quando nosso próprio amor termina.

É muito mais do que um mero Romance dramático. Com seis nomeações também no Globo de Ouro 2020, o intuito foi provocar reflexões sobre dramas reais e apresentar situações que podem estar em sintonia com o que pessoas ao redor do globo estejam vivenciando.

Historia de um casamento

O mundo dele é o do trabalho no qual tem suas relações sociais, as amizades e os afetos. No mundo dela há amigas, família e uma advogada porreta que a convence a buscar reparos financeiros para o amor azedado. Ela agride, ele se defende, tem a custódia do filho Henry (Azhy Robertson), se dizem barbaridades, se agridem e ofendem, mesmo assim, nenhum é vilão. 

Esse é o ponto alto do roteiro, ao mostrar seres humanos que se equivocam, erram, exageram, mas não são desonestos. História de Um Casamento aborda um tema complexo, de uma forma dinâmica e reflexiva, ao mesmo tempo que apresenta como essa situação vira um negócio em uma sociedade capitalista.

A química entre Adam Driver e Scarlett Johansson é simplesmente impressionante, suas cenas juntos entregam a maestria de uma atuação. É de chocar a maneira como ambos conseguem produzir um trabalho tão complexo de uma maneira tão sentimental e perfeita. 

FILME HISTORIA DE UM CASAMENTO

E é dessa forma que Noah vai girando seu filme vaso de barro, com montagens sempre diametrais, tanto em sentimento quanto em espaço, uma fotografia precisa em desolar personagens em seus cômodos e aproveitar a sensibilidade do pai de “Toy Story”, Randy Newman, para adocicar o trabalho uma trilha sonora charmosamente melancólica.

As mudanças que ocorrem na rotina da vida do casal causam desconforto no começo, mas vamos nos acostumando assim como nos acostumamos com o término de um relacionamento ou um amor. Por isso, o roteiro é paciente e essa característica é essencial para entendermos os pormenores da relação. 

A vida segue, depois que passa a raiva a ternura ainda é possível. Ela se expressa no gesto simples como o de amarrar um cadarço solto, detalhes que fazem a excelência do roteiro. O final faz lembrar muito uma música do Oasis, Don’t Look Back in Anger, Os cinco minutos finais são prova disso e fecham o filme de maneira perfeita sintetizando bem o que representa a vida.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário