LISTALIVROS

HARLAN COBEN – COMO LER?

27 maio, 2020 por

Harlan Coben Livros

Harlan Coben é um autor de quem sou SUPER FÃ. Ele é conhecido como O Mestre Das Noites em Claro. Coben é o cara quando você está afim de ler um suspense, um thriller, um livro que te pregue peças até os 45 minutos do segundo tempo! Pode anotar essa dica, se você nunca leu nada desse homem. E prometo que você vai entender esse codinome engraçadinho e verdadeiro pelo qual ele ficou identificado.

Além de fazer muito sucesso aqui no Brasil (isso se deu no fim dos anos 2000), ele é muito aclamado em diversos outros países. Só que… Saibam: a França tem um amor super declarado ao escritor. Todo esse amor dos franceses não é platônico não, uma vez que obras suas foram adaptadas tanto para TV, quanto para o cinema. E Coben vive por lá, ressalta esse vínculo deles, e até dá as caras (o famoso Cameo – breve aparição ou dublagem de uma pessoa conhecida em uma obra de arte) em algumas produções.

Eventualmente eu poderia fazer um post listando minhas melhores leituras dele, já que li (e estou relendo) todos os livros publicados e traduzidos aqui no Brasil. Agora ando à doce espera de Run Away (2019) e The Boy From The Woods (2020), que em breve, acredito piamente, sairá pela Editora Arqueiro. E virá já com essa nova identidade visual que a editora está adotando para suas publicações. Inclusive, o próprio Coben fica bastante eufórico quando comenta sobre essas novas capas.

Só quero relembrar que o autor tem mais de 70 milhões de livros vendidos. Ah, existem contratos para 14 séries a serem adaptadas de seus livros pela Netflix. Ele é considerado um dos melhores autores da atualidade de Romance Policial.

Mas, sempre surge a dúvida de como ler seus livros, por onde começar, se tem problema ler livro da série Myron Bolitar fora de ordem, etc. Hoje, eu quero falar um pouco de como eu acho mais interessante começar a ler os livros do Coben.

Se você curte séries, e personagens recorrentes, histórias entrelaçadas e que possuem evolução na vida, carreira, amizades e problemas de seus personagens principais… Você certamente precisa conhecer e começar a ler esses livros.

Segue a ordem de leitura, que ficaria assim:

Série Myron Bolitar

  • Série Myron Bolitar
1. Quebra de Confiança
2. Jogada Mortal
3. Sem Deixar Rastros
4. O Preço da Vitória
5. Um Passo em Falso
6. Detalhe Final
7. O Medo Mais Profundo
8. A Promessa
9. Quando Ela Se Foi
10. Alta Tensão
11. Volta para Casa

 

Após o livro 10 da série Myron Bolitar, contudo, seria muito interessante se a leitura avançasse para a série Mickey Bolitar. É uma espécie de Spin-off da série anterior. São 3 livros que nos apresentarão novos personagens. Mickey, por exemplo, é sobrinho de Myron e herda do tio mais coisas do que ele gostaria de admitir. E existem outras personagens importantes, e que você irá ouvir falar no livro 11 da série anterior.

A leitura seria nessa ordem:

  • Série Mickey Bolitar

1. Refúgio
2. Uma Questão de Segundos
3. A Toda Prova

A explicação que dou acima, é porque, em 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil, Coben nos presenteou com o último livro da série Myron Bolitar. Vocês só poderão compreender como isso foi incrível demais para os fãs que já estavam há muitos anos órfãos desses personagens que tanto fazem parte da nossa vida literária, de uma forma: CONHEÇAM essas duas séries. Eu tô falando muito seriamente com você.

Esse livro (0 Volta Para Casa) conta com a participação de alguns personagens da série Mickey Bolitar, e então, faz com que essa ordem sugerida por mim seja uma forma mais legal de se ler a todos esses livros. E dessa forma fechamos com chave de ouro a leitura dessas 2 séries tão gostosas de se acompanhar. Eu sou tão fã, que no ano de 2019, finalizando nos primeiros meses de 2020, eu reli as duas séries inteirinhas com outras amigas. Um livro por mês, e aquele debate depois de finalizar cada obra para falarmos sobre as tramas que tanto nos fazem de trouxa!

  • Resenha de Cilada, Harlan Coben.

Porém, se você não está animado a começar leitura de séries por agora , Coben também tem uma boa e longa lista de livros independentes. Você pode ler qualquer livro em qualquer ordem, pois as histórias irão começar e terminar naquela mesma obra.
Só que, contudo, eventualmente Coben gosta muito de participações especiais de algum personagem (ou até vários) em outras histórias. Temos até personagens da série Myron dando o ar da graça em alguns desses livros independentes.

Ou seja… para aqueles que gostam de pegar todos esses detalhes, o que é o meu caso, não apenas recomendo a leitura da série primeiro, como também é possível ir intercalando com os livros segundo seus anos e publicação (nos Estados Unidos).

  • A lista de leituras independentes fica dessa forma:
1.Não Conte a Ninguém (2009)
2. Desaparecido Para Sempre (2009)
3. Não Há Segunda Chance (2007)
4. O Inocente (2013)
5. Silêncio na Floresta (2009)
6. Confie em Mim (2009)
7. Cilada (2010)
8. Fique Comigo (2013)
9. Seis Anos Depois (2014)
10. Que Falta Você Me Faz (2015)
11. Não Fale com Estranhos (2016)
12. A Grande Ilusão (2017)
13. Até o Fim (2019)
14. Apenas um Olhar (em breve)

 

Curiosidades:

  • Em suma, não sei se alguém tem interesse em saber a respeito disso, mas meu livro preferido dos independentes é Desaparecido Para Sempre. E estou relendo ele agora em maio com esse grupinho de amigos fanáticos por Coben. Sempre recomendo ele para quando alguém quer começar a ler Harlan Coben. Gosto muito de Que Falta Você Me Faz, Cilada, Silêncio na Floresta e A Grande Ilusão também. São ótimos para uma primeira leitura, mesmo sendo fora dessa tal “ordem cronológica” citada anteriormente;
  • Surpreendentemente Coben recebeu um prêmio Edgar, um prêmio Shamus e um prêmio Anthony. O primeiro escritor a ter recebido todos esses três importantes prêmios. Em outras palavras, esse autor é o cara!
  • Ne le dis à personne (2006) é a adaptação francesa para seu Best Seller Não Conte a Ninguém.  Semelhantemente existem rumores que Hollywood planeja um remake dessa mesma obra;
  • Alguns poucos livros do autor são considerados raros, pois foi publicado pela editora Arx, e não se encontram mais a venda ao público. A Editora Arqueiro promete trazer esses livros para os fãs de Coben. Coisa que já começou a acontecer com a chegada de Não Há Segunda Chance às livrarias – resenha nas próximas semanas aqui no blog!
  • Para você conhecer um pouco mais sobre o autor, seus livros, e sobre a nova identidade visual que a Editora Arqueiro está implantando, enfim, clique aqui.
  • Website oficial de Harlan Coben.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

5 Comentários

  • […] HARLAN COBEN – COMO LER? […]

  • Patricia
    agosto 11, 2020

    Excelente, estava procurando a ordem certa, muito obrigada!!!

  • Maisa Gonçalves
    Maisa Gonçalves
    junho 14, 2020

    Carol, estava lendo tudo errado, mas agora anotei a ordem certinha, só torcendo para a Arqueiro lançar todos os livros na nova configuração.

  • Ana Lucia
    junho 11, 2020

    Ainda nao li nada dele,mas fiquei com agua na boca.Obrigada

  • Regiane
    maio 27, 2020

    Que post lindo! Eu amo esse careca! Somos as loucas que releram as séries hahahaha É tanto amor que tatuei Articulate ( quem leu Myron vai pegar a referência). E temos que agradecer a Netflix pelas séries maravilindas que já fez e fará!